Saúde

Patchouli, o que é? Para o que serve e seus benefícios

A patchouli ou oriza é uma planta medicinal capaz de aliviar as tensões, influenciar no sono e trazer benefícios através da ingestão diária.

Atualizado em 30/09/2020

Os benefícios da planta medicinal Patchouli, ou Oriza, não são de tanto conhecimento popular. Pensando nisso, viemos esclarecer o porquê ela tem sido tão utilizada para diversos meios de produção. As flores possuem um formato curiosamente alongado e com incrível poder contra alguns tipos de doenças. Existem várias maneiras de usar e perceber os seus resultados positivos para a saúde.

O derivado mais famoso de sua espécie são os óleos essenciais. O conteúdo é bastante produzido na região da Indonésia, mas conquistou o mundo com seu aroma e efeito. O mais curioso é esta plantinha, apesar de diferente, compõe a mesma família da hortelã. Portanto, pode também ser incrementada a pratos e bebidas.

O que é Patchouli?

We Music

A bonita florzinha acima é uma espécie muito comum da região da Indonésia. No mundo da ciência ela é conhecida por Pogostemon e tem surpreendido e muito os seus pesquisadores. A princípio, a ação da Oriza é mais concentrada a partir de suas folhas ressecadas, pois é daí que se origina suas diversas receitinhas de uso diário.

A planta é muito conhecida no mundo da medicina e bastante usada como remédios, principalmente no seu local de origem. Para os mais inteirados de sua existência a patchouli é também incrementada a receitas de comida bem interessantes. Por fim, vamos entender o porquê sua flores, folhas e brotos são tão venerados pelas indústrias.

O local de crescimento é predominantemente quente. Mas, mesmo preferindo o ambiente mais calorento os cantinhos mais fácies de a encontra é nas regiões com sombras. Quem estiver descobrindo-a agora esta planta medicinal saiba que os seu óleo já foi muito usado na Índia e foi tido com objeto afrodisíaco. Aliás, os homens usavam para sobretudo atrair as mulheres.

Para o que serve?

Ventos

Primeiramente, apesar de exótica e quase desconhecida sua propriedades são, acima de tudo, utilizadas para vários fins. Dentre as destacada para hoje as principais são as áreas da medicina e da indústria cosmética. Uma curiosidade ao seu respeito é que ela é uma forte candidata para os estudos contra a H1N1. No entanto, este não é seu único efeito positivo.

Patchouli para dor

Dicas Verde

É bem fácil encontrar ou até mesmo encomendar o óleo de patchouli. A planta atua diretamente em inflamações e promove a cura de feridas estomacais. Úlceras, gastrites e outros males que assolam o sistema digestivo podem ser tratados a partir da sua ingestão oral. Estas doenças são muito desconfortáveis por provocam dolorosas reações.

Segundo o pesquisador Franklin Tiago Dias da Silva, é possível até tratar dores de cabeça e cólicas a partir da planta medicinal. Portanto, em casos de dores como as citadas acima fique espeta e procure a lojinha de coisas naturais mais próximas da sua casa e inicie o seu tratamento.

Melhora o sono

Oficina de Ervas

É fato que a falta de sono é a geradora do mal humor. Um corpo mal descansado pode influenciar ações que até mesmo nem gostaríamos de ter. Com o tempo, a medicina descobriu que a patchouli é um ótimo recurso para melhorar a qualidade de vida na hora de dormir.

O efeito sobretudo sedativo ajuda na promoção das células do sono e pode ser um artifício bastante interessante para um bom tratamento. Antes de se automedicar, procure saber com o seu médico qual é a afinal o seu problema raiz e pergunte sobre a utilização da oriza como meio natural de tratamento.

Bom para curar o mal hálito

Drauzio

Com certeza uma plantinha como está vinda da família dos hortelãs seria uma das cotadas para combater o mal hálito. Sabem aquele mal hálito promovido pelo consumo excessivo de bebida alcóolicas? Pois é, esta é uma ótima saída para se livrar e livrar as pessoas a sua volta desta desagradável realidade.

De quebra, para quem fazer o uso diário da patchouli ainda vai estar acelerando o metabolismo e ajudando no emagrecimento. Além disso, a planta atua na eliminação das toxinas do corpo, principalmente as adquiridas pelo álcool.

Repelente natural

Mega Curioso

Agora, se o seu objetivo a principio é eliminar completamente os insetos ao seu redor, a oriza é muito indicada para este fim. Não é à toa que ela está na base das produções de cosméticos como os sabonetes. Desde muito tempo atrás ela tem ajudado muitas pessoas a se livrarem deste incômodo.

Se quiser potencializar ainda mais o seu efeito acrescente um pouquinho de sua essência na hora de lavar as roupas de cama. Este procedimento irá sobretudo deixar o cheirinho agradável por mais tempo e consequentemente os insetos longe da sua casa.

Uso da patchouli para outras fabricações

Enjoei

Outro nicho de utilização da patchouli é na indústria cosmética. A planta medicinal é fonte da produção de perfumes feito a partir de sua essência que são bastante utilizados, pois deixa por mais tempo as fragrâncias. Já existe, por exemplo, incensos que deixam o ambiente mais agradável e dá um charme ao local e loções de barba.

Contraindicações da patchouli

Houl

Assim como todas as indicações naturais e fitoterápicas é necessário ter prudência no uso destas plantas medicinais. O excesso pode causar reações indesejáveis e desconhecidas para o consumidor. Portanto, antes de decidir ingerir, principalmente com a finalidade medicinal, procure um médico.

Atenção, mamãe gestantes! Não temos informações suficientes se a patchouli faz mal ou não para o feto ou na amamentação. Contudo, o indicado diante do desconhecido é evitar o consumo. Cuide da sua saúde e do seu bebê.

Por fim, leia mais sobre plantas medicinais em Óleo de Prímula, o que é? Propriedades e benefícios para a saúde

Fontes: Mundo Boa Forma, Laszlo, eCycle,

Fontes de imagens: Viva Tão Natural, We Music, Ventos, Dicas Verdes, Enjoei, Mega Curioso, Drauzio, Houlesale,