Saúde

Período Fértil – O que é, o que significa, quando acontece e sintomas

O período fértil é uma fase do ciclo reprodutivo e hormonal de toda mulher, assim, através dele é possível acompanhar e controlar a saúde.

Dentro do ciclo menstrual, nós temos o período fértil que, basicamente, são os dias dentro do ciclo menstrual em que a mulher pode engravidar. Inclusive, é uma fase que só a mulher vive, pois, o contrário do homem, que produz espermatozoides o tempo todo, a mulher só libera um ou dois óvulos uma vez por mês. Ou seja, o período fértil significa que nessa fase a mulher tem altas chances de engravidar.

Por isso, é muito importante saber exatamente quando é o período fértil, tanto para quem quer engravidar, quanto quem quer evitar. Dessa forma, já fica claro quando deve ter contato íntimo porque assim há um aumento das chances de gravidez. Sendo assim, existem algumas formas de calcular quando será seu.

Normalmente o cálculo também considera o tempo que o espermatozoide tem para fecundar esse óvulo, já que eles sobrevivem no organismo por entre 3 e 5 dias.

Quando acontece o período fértil?

Período Fértil - O que é, o que significa, quando acontece e sintomas
Fonte: eigierdiagnósticos

Como já dito anteriormente, o período fértil é o momento ideal para conseguir engravidar. É caracterizado pela ovulação e outros sintomas. Ele normalmente ocorre em média 14 dias antes da menstruação e dura em torno de 6 a 7 dias. Sendo assim, a fim de ajudar as mamães em treinamento a identificar-lo, foi criada a calculadora do período fértil.

No entanto, a calculadora não pode fornecer o dia exato da ovulação e nem o período fértil, tudo se trata de uma previsão. Isso porque cada mulher tem um corpo diferente e esta ferramenta utiliza um cálculo padrão. Para saber realmente o dia exato, é melhor utilizar testes de ovulação.

De todo modo, a ovulação da mulher ocorre em torno do 14º dia do ciclo menstrual. Essa conta deve ser feita a partir do primeiro dia da menstruação. Para garantir, pode ser considerado período fértil dois dias antes e depois para ter certeza que contou todo o período fértil.

Sintomas do período fértil

Período Fértil - O que é, o que significa, quando acontece e sintomas
Fonte: Pantys

O período fértil é marcado fortemente pelo aumento da secreção vaginal. Apesar disso, quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio outros sintomas surgem pelo corpo. Isso significa que está pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início a gravidez. Por fim, veja os principais sintomas:

Aumento da libido e do apetite

Ocorre devido ao aumento dos níveis hormonais. De forma que a mulher se sente mais atraente e com mais desejo sexual.

Secreção vaginal transparente

Nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual. É como o seu corpo tivesse um mecanismo de lubrificação para auxiliar a entrada nos espermatozoides no canal vaginal. A secreção é como um líquido espesso, lembra uma clara de ovo crua.

Irritação e instabilidade emocional

Algumas mulheres podem apresentar um quadro humor instável e isso pode indicar sintomas do período fértil.

Ligeiro aumento da temperatura

Isso ocorre porque os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC. Você pode medir-la com um termômetro logo ao acordar, sem levantar-se da cama.

Dor no baixo ventre

Dentre todos os sintomas, algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem. Essa é a indicação concreta de a ovulação realmente está acontecendo.

Acne – espinhas

É um dos sinais que é percebido mais facilmente pela maioria das mulheres. Isso porque a pele fica um pouco mais oleosa e podem surgir pequenas espinhas e cravos, mesmo após a adolescência.

Como calcular o período fértil

Período Fértil - O que é, o que significa, quando acontece e sintomas
Fonte: Metropolis

É bem simples, basta inserir a quantidade de dias que o seu ciclo tem, o dia em que ele deu início pela última vez e pronto.

Para calcular período fértil, se usa como base um ciclo estável de dias exatos. Normalmente um ciclo pode durar de 21 a 40 dias, mulheres com ciclos curtos de 21 dias tem um período de fase estimulante dos folículos muito menor do que mulheres com ciclos longos cerca de 35 ou 40 dias.

Para quem tem o ciclo irregular, calcular o período fértil não é seguro. Tanto se estiver tentando engravidar ou não, porque como o ciclo menstrual não vem sempre no mesmo período, as contas podem acabar errando.

Contudo, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Por exemplo: Se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.

Uma forma mais rigorosa de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para as mulheres que desejam engravidar, mais uma vez, é recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia. E também ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo.

Afinal, gostou dessa matéria? Leia também: Sintomas da TPM – Quais são os sintomas e como identificar.

Fontes: Minhavida, Tuasaúde, Trocandofraudas

Imagem de Destaque: Novamais

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você