Hoje em dia, a maioria de nós corre atrás de uma saúde melhor e, claro, do corpo perfeito. E, para isso, é ainda mais comum as pessoas buscarem métodos eficientes para eliminar peso e conquistar a forma física considerada ideal.
Mas, afinal de contas, você tem ideia de quantas calorias é preciso queimar para perder 1kg? A pergunta pode até parecer simples à primeira vista, mas a conta vai um pouco mais além.
Gordura x Músculo
Para começar, é preciso dizer que a quantidade de calorias eliminadas até que realmente você consiga perder 1kg é algo muito relativo. O número que a balança costuma mostrar não indica apenas a gordura que está em seu organismo, mas também a água armazenada e, claro, o peso dos músculos.
Aliás, como você mostramos aqui no Área de Mulher anteriormente, apesar de terem o mesmo peso, 1kg de gordura e 1kg de massa muscular têm volumes diferentes. Portanto, é importante procurar um profissional capacitado para fazer uma avaliação do índice de gordura corporal.
Então, talvez você já tenha eliminado bastante, mas se estiver malhando esse resultado vai demorar mais a aparecer na balança, embora possa ser visível no espelho.
Por isso, sua musculatura irá se fortalecer e você conseguirá eliminar a flacidez que a gordura traz. Porém, não verá muito resultado no seu peso, até porque, convenhamos, peso não define muita coisa, né?
Quanto é preciso queimar para perder 1kg?
Agora, voltando à pergunta anterior que fizemos no começo da matéria. Basicamente, para perder 1kg de puro tecido adiposo (ou seja, de gordura) é preciso queimar ou deixar de consumir mais ou menos 7 mil calorias. Isso parece muita coisa, não?
Na prática, se uma pessoa que tem um metabolismo basal (estimativa de quantas calorias você queimaria se não fizesse nada além de repouso por 24 horas) de 2.200 calorias, se limitar a consumir 1.800 calorias por dia, ou se propuser a queimar 500 calorias por dia, ela vai conseguir perder 1kg em duas semanas, em média.
Mas, antes de sair por aí tirando isso ou aquilo da sua alimentação, não deixe de procurar um profissional especializado. Pois ele poderá ajudar você nesse emagrecimento.
Isso porque, para dar certo e ter resultados duradouros é preciso mais que contar calorias. Como todo mundo já sabe, somente uma reeducação alimentar pode criar bons hábitos de vida e fazer com que você emagreça com saúde, eliminando apenas a gordura do organismo, sem causar prejuízos para os músculos.
Até porque, 100 calorias de um refrigerante é bem diferente que 100 calorias de uma fruta, por exemplo. Por isso, mudanças devem ser feitas para que você consiga perder gordura de forma saudável.
A recomendação, se você é do time dos exercícios físicos, é aliar exercícios aeróbios com exercícios de força, que vão aumentar a massa muscular. Os dois juntos irão trabalhar para que seu metabolismo continue consumindo energia, isso é, calorias, até mesmo depois de finalizar o exercício.
Como queimar calorias para perder 1kg
Além da contagem de calorias, como explicamos, existem outros métodos saudáveis de queimar calorias. Por isso, acompanhe que a gente te explica como perder 1kg de forma fácil, sem muitas dificuldades.
Primeiramente, como já foi dito, você precisará fazer algumas substituições nas suas refeições. Por isso, evite alimentos ricos em açúcares e troque os carboidratos simples por carboidratos integrais. Isto é, ao invés de arroz branco, opte por arroz integral, da mesma forma que você também pode buscar por macarrões integrais.
Em seguida, você precisará largar o sedentarismo de vez. Você pode optar por atividades físicas mais comuns e cotidianas, como permanecer mais tempo em pé do que sentado, se possível. Além disso, sabe aquela escada do trabalho que fica praticamente esquecida? Prefira ela do que o elevador, isso fará com que seu metabolismo se acelere e que seja mais rápido perder 1kg.
Já se você pratica exercícios físicos com frequência, tente alternar seu treino com picos de alta intensidade. Por isso, se você está fazendo uma caminhada leve, tente correr por 3 minutos e depois caminhar por 1 minuto. Com isso, seu metabolismo também irá acelerar e a queima de calorias será aumentada.
Um último recurso que talvez você não saiba, é que consumir alimentos termogênicos também contribui para que você queime calorias mais rapidamente. Portanto, a famosa pimenta vermelha, os chás de gengibre e hibisco, a cafeína e até mesmo a água gelada irão te ajudar na sua jornada de perda de peso. Mas fique atenta, esses alimentos e bebidas devem ser consumidos com moderação.
Dúvida sanada? A gente espera que sim!
Agora, falando em boa forma e em perda de peso, você pode gostar de conferir ainda: Dicas que realmente funcionam para emagrecer depois dos 30 anos.
Fonte: Revista Galileu