Quantas calorias é preciso queimar para perder 1kg?

Hoje em dia, a maioria de nós corre atrás de uma saúde melhor e, claro, do corpo perfeito. E, para isso, é ainda mais comum as pessoas buscarem métodos eficientes para eliminar peso e conquistar a forma física considerada ideal.

Mas, afinal de contas, você tem ideia de quantas calorias é preciso queimar para perder 1kg? A pergunta pode até parecer simples à primeira vista, mas a conta vai um pouco mais além.

Ciência inexata

Para começar, é preciso dizer que a quantidade de calorias eliminadas até que realmente se perca 1kg é algo muito relativo. O número que a balança costuma mostrar não indica apenas a gordura que está em seu organismo, mas também a água armazenada e, claro, o peso dos músculos.

Aliás, como você mostramos aqui no Área de Mulher anteriormente, apesar de terem o mesmo peso, 1kg de gordura e 1kg de massa muscular têm volumes diferentes.

1kg de músculo/ 1kg de gordura

Então, talvez você já tenha eliminado bastante, mas se estiver malhando esse resultado vai demorar mais a aparecer na balança, embora possa ser visível no espelho.

Quanto é preciso queimar para perder 1kg?

Agora, voltando à pergunta anterior, basicamente, para perder 1kg de puro tecido adiposo (ou seja, de gordura) é preciso queimar ou deixar de consumir mais ou menos 7 mil calorias.

Na prática, se uma pessoa que tem um metabolismo basal (estimativa de quantas calorias você queimaria se não fizesse nada além de repousar por 24 horas) de 2.200 calorias se limitar a consumir 1.800 calorias por dia ou se propuser a queimar 500 calorias por dia, ela vai conseguir perder 1kg em duas semanas, em média.

Interessante, não? Mas, antes de sair por aí tirando isso ou aquilo da sua alimentação, não deixe de procurar um profissional especializado no assunto, que possa ajudar você nesse emagrecimento.

Isso porque, para dar certo e ter resultados duradouros é preciso mais que contar calorias. Como todo mundo já saber, somente uma reeducação alimentar pode criar bons hábitos de vida e fazer com que você emagreça com saúde, eliminando apenas a gordura do organismo, sem causar prejuízos para os músculos.

Dúvida sanada? A gente espera que sim!

Agora, falando em boa forma e em perda de peso, você pode gostar de conferir ainda: Dicas que realmente funcionam para emagrecer depois dos 30 anos.

Fonte: Revista Galileu