Se você está por dentro das últimas tendências de saúde na internet, com certeza já viu alguém falando sobre o shot de cúrcuma, ou açafrão como também é conhecido.
De fato, esse shot de limão e cúrcuma oferece uma boa quantidade de vitamina C, além de substâncias antioxidantes que são realmente muito benéficas a imunidade e combate doenças e infecções. Apesar disso, é importante ressaltar que o shot de cúrcuma isolado não faz milagres.
Aliás, existem vários mitos a respeito desse shot, que mesmo não sendo milagroso, é sim muito bom para o organismo e a saúde no geral. A seguir vamos conhecer mais sobre o shot de cúrcuma e os seus benefícios.
Como fazer o shot de cúrcuma?
Para fazer o shot mais comum você irá precisar apenas de um limão e cúrcuma em pó.
O limão por sua vez é rico em vitamina C, e potencializa a absorção do ferro pelo organismo, o que ajuda na prevenção de doenças como anemia, e ainda tem propriedades digestivas. Já a cúrcuma, também conhecida pelo nome açafrão, é rica em curcumina, um substância bastante benéfica ao sistema digestivo. Isso porque ela é antioxidante, anti-inflamatória e ajuda a desintoxicar o organismo.
Para preparar o shot basta espremer o limão em um copo e adicionar uma colher de chá de cúrcuma em pó e misturar bem. Se quiser, pode adicionar outros ingredientes como pimenta caiena, mel, própolis, gengibre e etc, que são ativos que ajudam a potencializar ainda mais os efeitos do shot quanto a imunidade.
Como e quando consumir o shot de cúrcuma?
É mais comum que se tome o shot de cúrcuma pela manhã em em jejum. Mas isso não é uma regra. Inclusive, há quem prefira tomar o shot alguns minutos antes das principais refeições para ajudar na digestão.
Então, basta seguir as instruções acima e ingerir o shot pela manhã ou antes do almoço.
Para que serve o shot de cúrcuma?
Na cozinha, a cúrcuma é usada como tempero de várias receitas. Mas além disso, essa especiaria tem um grande potencial medicinal, que é melhor consumido na versão do shot.
Existem vários estudos científicos que já comprovaram os benefícios dessa substância. Sendo assim, a cúrcuma que é uma raiz, é um poderoso anti-inflamatório natural, além de ser um ótimo antioxidante e termogênico. Aliás, essa raiz já é bastante usada na medicina indiana, para combater diversas condições, como problemas nas vias aéreas, infecções bacterianas e até alterações no fígado.
Não por acaso, que muitos nutricionistas indicam o shot de cúrcuma com limão para os seus pacientes. Já que a bebida proporciona várias vitaminas, antioxidantes e minerais para o corpo. Consequentemente ajudando a fortalecer o sistema imunológico.
Contraindicações do shot de cúrcuma
De modo geral, o shot de cúrcuma não representa riscos graves para a nossa saúde. No entanto, é importante ter cuidado com o consumo em excesso.
Sendo assim, o recomendado é não ultrapassar duas doses diariamente. Além disso, é sempre bom dar uma consultada no seu nutricionista sobre o shot e qualquer outro novo hábito alimentar.
Até porque mesmo sendo muito boa para o nosso organismo, a vitamina C em excesso podem alterar a molécula que transporta o ferro no sangue, e isso não é bom.
5 mitos e verdades sobre o shot de cúrcuma que todo mundo deve saber
Enfim, a seguir vamos desmistificar alguns dos principais mitos sobre o shot de cúrcuma:
1. Ajuda a emagrecer?
Não, até porque nenhum ingrediente sozinho, incluindo o shot de cúrcuma é capaz de resultar na perda de peso.
Aliás, um dos motivos de ter se criado essa ideia a respeito do shot é que a cúrcuma pode estar associada com a inibição de apetite, o que poderia ajudar no emagrecimento. Contudo, apenas o shot não proporciona um efeito significativo sobre a aceleração do metabolismo como muita gente diz por ai.
2. Só pode tomar shot e cúrcuma de manhã em jejum?
Outro mito comum a respeito do shot. Apesar de que a maioria das pessoas preferem mesmo tomar o shot pela manhã e em jejum, isso não é uma regra, como se fosse obrigado consumi-lo apenas nesse horário do dia.
3. O shot de cúrcuma é tem ação antioxidante no organismo?
Esse não é uma mito, e é bem verdade. O limão e a cúrcuma possuem vários nutrientes que tem ação antioxidante e por isso ajudam a desintoxicar o organismo. Desse modo, ajuda a reduzir o envelhecimento precoce além do risco de várias doenças.
4. Todo mundo pode beber?
Sim, porém depende. Apesar do shot não trazer riscos para pessoas saudáveis, é importante tomar cuidado com o excesso. Então, como dito anteriormente, o ideal é não tomar mais do que duas doses por dia.
E no caso de pessoas com doenças gástricas, como gastrite por exemplo, pode ser que sinta algum desconforto ao tomar o shot pela manhã. Em todo caso, é bom consultar um médico sobre o consumo do shot, especialmente no caso de mulheres grávidas, lactantes e crianças.
5. Pode tomar diariamente?
Sim, mas é importante lembrar que você não precisa apenas do shot para ter esses benefícios proporcionados por ele. É importante ressaltar que é possível obter esses benefícios por meio de uma boa ingestão de vitaminas e nutrientes em uma dieta balanceada e saudável. Portanto, mais importante do que tomar o shot todos os dias, é melhor ter uma alimentação bem diversa e rica em nutrientes.
LEIA MAIS:
Alimentos anti-inflamatórios – 20 exemplos, benefícios e ação no corpo
Corantes naturais – 10 opções para colorir seus pratos e benefícios
Golden Milk – O que é, benefícios, quando e quem pode tomar e receita
Suco para imunidade – Quais são, como fazer e melhores alimentos
Temperos naturais: o que são, principais tipos e como usá-los!
Benefícios do chá de gengibre – Poder medicinal e receita
Bibliografia:
- Arthur Bernardes Cecilio Filho; Rovilson José de Souza; Leila Trevizan Braz; Marcelo Tavares. Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cr/a/JGXyLgLPDmJHg8j7ssygmzF/abstract/?lang=pt#
- Ryoiti Kiyama, Nutritional implications of ginger: chemistry, biological activities and signaling pathways, The Journal of Nutritional Biochemistry, Volume 86, 2020, 108486, ISSN 0955-2863, https://doi.org/10.1016/j.jnutbio.2020.108486.
- Josiane Aparecida Carneiro; Darla Silvério Macedo. Cúrcuma: princípios ativos e seus benefícios para a saúde. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1336
- OS BENEFÍCIOS MEDICINAIS DA Curcuma longa L. (AÇAFRÃO DA TERRA). Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Disponível em: https://repositorio.faema.edu.br/bitstream/123456789/2450/1/OS%20BENEF%c3%8dCIOS%20MEDICINAIS%20DA.pdf
Fontes: Catraca Livre Vitat Livup Nutri Total
Tá escrito de chá.