O primeiro passo para usar blush é escolher o pincel adequado, nesse caso o melhor é o pincel chanfrado. Com ele é mais fácil manusear, se encaixa bem no rosto, além de ter um impacto mais sutil e com maior precisão.
Uma dica bem simples para escolher a cor ideal do blush é apertar delicadamente as bochechas. Então, é só comparar a cor vista no rosto com a cor do blush, pois esse será o tom ideal para seu tipo de pele.
Para o dia o mais indicado são as cores pêssego, rosa claro, rosa médio e salmão. Já à noite dê preferência para tons bronze claro, cobre escuro, terra e marrom terra. E para peles claras, o ideal é o blush rosado, enquanto que para morenas os tons amarronzados e laranjas são mais indicados.
Ao contrário do que muitas acreditam, o blush não deve ser aplicado na lateral do rosto, e sim o contorno. Portanto, a forma certa é aplicar nas maçãs do rosto e seguir em direção às têmporas, assim não tem erro.
Há blush em diferentes tipos de textura e você pode escolher o que combina melhor com o tipo de maquiagem que pretende reproduzir.
Use o pincel para pegar uma camada fina de blush e retire o excesso no dorso da mão antes de aplicar no rosto. Assim você evita ficar com as bochechas muito coradas, com aparência artificial. O segredo é aplicar aos poucos e aumentando a intensidade em camadas.
Uma boa dica para saber como usar blush corretamente é escolher uma cor que valorize o formato do seu rosto e destaque os traços preferidos. Então, para que sua maquiagem fique mais harmônica, analise o formato do seu rosto.
Existem três formas de usar blush, são elas: coradinho natural, com leves batidinhas no rosto, o beijada pelo sol, com mais cor no ossinho do nariz e o tipo contorno, esfumaçado com tons marrons e bronzers.