O surgimento de manchas na pele pode estar relacionado a diversos fatores, como longa exposição solar, machucados, procedimentos, queimaduras, uso de produtos, alteração hormonal, etc. Além disso, podem surgir diversos tipos de manchas no rosto e no restante do corpo.

Melasma

É um dos tipos de manchas no rosto mais comum. Ela pode surgir durante a gravidez ou menopausa, pois, está relacionada a mudanças hormonais. Para amenizar as manchas é preciso usar protetor solar diariamente, fazer a esfoliação da pele, usar hidratantes enriquecidos com vitamina C e evitar a exposição ao sol.

Ceratose seborreica

Trata-se de um sinal escuro que surge na pele. Geralmente costuma ser benigno, portanto, não apresenta perigo para a saúde e é um processo natural de envelhecimento. Não há necessidade de tratamento, mas, é importante fazer uma avaliação com um dermatologista.

Acne ou catapora

São manchas causadas por lesões na pele devido à acne, queimaduras ou catapora, também chamadas de hiperpigmentação pós-inflamatória. As manchas mais claras podem ser amenizadas utilizando um peeling superficial, já as manchas mais escuras só são clareadas através de cremes despigmentantes ou peeling com ácidos.

Manchas de diabetes

Pessoas negras ou mestiças que tem diabetes tipo 2 podem desenvolver alguns tipos de manchas no rosto e no corpo de cor escura, principalmente, na região ao redor do pescoço e nas dobras cutâneas. Uma boa dica para clarear essas manchas é fazendo uma esfoliação caseira uma vez por semana.

Dermatite

Em suma, se trata de um tipo de mancha de cor avermelhada que pode surgir devido a uma alergia. Pode surgir em qualquer parte do corpo, causando muita coceira na região afetada. O tratamento para a dermatite pode ser feito aplicando cremes à base de corticoide duas vezes ao dia, até a melhora dos sintomas.

Sardas

Muito comum em pessoas que tem a pele muito clara. Dessa forma, as sardas surgem no rosto, colo, braços, podendo escurecer após a exposição ao sol. No entanto, há cremes e loções clareadoras que ajudam a clarear as sardas. Mas, como se trata de uma característica genética, ela não some completamente.

Micose e pano branco

O pano branco, também conhecido como micose de praia, é uma infecção causada por um fungo. Dessa forma, surgem várias manchas pequenas de cor branca na pele. E, caso não seja tratado, o pano branco vai se espalhando pela pele. Para tratar a micose, é necessário um tratamento com creme antifúngico.

Câncer de pele

Esse tipo de manchas no rosto e no corpo, surgem como lesões que podem ter várias formas, tamanhos ou tonalidades. As manchas tendem a aparecer principalmente em regiões da pele onde há mais exposição ao sol. É importante consultar um médico para que ele possa indicar o tratamento adequado.