A hortelã é uma erva aromática muito utilizada na culinária, mas também na medicina. Ela possui ação analgésica, afrodisíaca e contra espasmos. O seu chá, faz muito bem depois de qualquer refeição, pelo fato de ajudar na digestão. Dessa forma, melhorar a digestão e ajudar a diminuir os enjoos são apenas alguns dos benefícios do chá de hortelã.

1

Ajuda a combater  resfriados e gripes

Apenas o aroma forte da hortelã já ajuda a descongestionar as vias respiratórias. Além disso, a erva auxilia no processo de amenizar sintomas da asma, bem como combate infecções de garganta e outras doenças respiratórias.

2

Ajuda na saúde bucal

Muitos cremes dentais possuem sabor hortelã, o motivo disso não é apenas por fornecer uma sensação refrescante após a escovação. A hortelã é uma erva do gênero mentha, ou seja, uma grande aliada da saúde bucal. Sendo assim, ela ainda ajuda a prevenir cáries e melhora o hálito.

3

Calmante

Uma xícara de chá de hortelã já é potente contra o estresse. A hortelã é um calmante natural, o que faz com que ajude a dormir melhor e ainda alivie as dores de cabeça.

4

Emagrecimento

Esse chá ajuda a fortalecer os órgãos digestivos, bem como ativar as glândulas salivares e enzimas digestivas. Isso faz com que melhore as dores no estômago, facilitando a digestão. Também é bom para combater a prisão de ventre, e a melhor parte é que possui apenas 70 calorias.

5

Fonte de nutrientes

Por fim, a hortelã é uma erva rica em fibras, proteínas, vitaminas C e D e minerais, como por exemplo ferro, sódio, magnésio e potássio. Seja como for, ela faz muito bem para a saúde no geral.

Para que serve o chá de erva-doce e como fazer

Veja também

5 chás para a menstruação descer

Chás na gravidez: quais tomar e quais são proibidos

Chás para limpar o útero: 6 receitas simples e naturais para você fazer