Se você também nunca entendeu aqueles números das caixinhas e porque existem tantos algarismos e pontos na numeração das tintas de cabelo, seja muito bem-vinda! Essa é a matéria certa para desmistificar esse assunto e fazer com que você escolha a cor de seus cabelos com muito mais segurança de agora para frente.
Você vai terminar essa matéria entendendo que a relação de números com o tom e as nuances das tinturas é muito fácil. Aliás, tudo que você tem a fazer para compreender a numeração das tintas de cabelo é, basicamente, saber sobre o que se refere os números antes e depois do ponto nas caixinhas desses produtos.
O primeiro número nas caixinhas está ligado à cor-base de tintura, também conhecida pelo termo “altura do tom”. Os tons das tinturas, são estabelecidos por um escala internacional, que vão, do preto ao loiro claríssimo. Na imagem você poderá entender melhor essa primeira parte sobre a numeração das tintas de cabelo:
O segundo número nas numerações das tintas de cabelo é equivalente às nuances ou reflexos que estão combinados à cor ou tom escolhidos, que são as cores-base da tintura, lembra? De forma geral, para você entender melhor essa parte, os reflexos são, basicamente, as cores que mais se destacam no sol.
Então, o primeiro numeral depois do ponto é referente aos reflexos primários da tinta, enquanto o segundo número (se houver), diz respeito aos reflexos secundários. Assim, o tom 4, por exemplo, com uma nuance 4, ou seja, uma tintura 4.4 significa um castanho médio acobreado. Entendeu?
Se, por acaso, a numeração das tintas de cabelo repetir o número referente à nuance, como 4.44, significa que o reflexo é intenso. Já, se mostrar dois ou mais números antes do ponto, é porque a cor- base não é pura. Agora, se a numeração das tintas de cabelo vierem seguidas pelo zero depois do ponto – como, por exemplo, 1.0, 2.0 e assim por diante – significa que essa tintura não conta com reflexos ou tem reflexos naturais.