Para começar, um dos tipos de yoga mais clássicos e famosos no ocidente. O Hatha yoga conta com posturas mais leves e em menor quantidades. Sendo assim, é mais indicada para quem está começando na prática do yoga. Aliás, ela trabalha no equilíbrio entre mente e corpo através da respiração.
Já o estilo Hatha flow é basicamente a união dos estilos Hatha yoga com o Vinyasa Flow. Ela também aposta em movimentos mais leves. Apesar de ser indicada para iniciantes, ela atente a todos os níveis dos praticantes de yoga, até os mais experientes.
Ao contrário das linhas mais tradicionais, o estilo Ashtanga yoga é um pouco mais intenso. Sendo assim, desafia muito mais o corpo físico. Portanto, ela é mais recomendada para pessoas com certa experiência e que busca aumentar a concentração, bem como ganhar condicionamento físico e melhorar a flexibilidade.
Aliás, a linha Vinyasa yoga é uma das mais dinâmicas e graciosas. Ela é baseada em movimentos que parecem uma coreografia de dança. Sendo assim, apresenta um fluxo contínuo de posições, e alinha as posturas com a respiração. Desse modo, é um dos tipos de yoga mais indicados para quem procura formas de relaxar e aumentar a sua consciência corporal.
É uma prática do yoga voltada para a construção da força. Então, no Core Vinyasa, se trabalha exercícios com sequências de posturas de yoga, trabalhando as contrações musculares. Com resultado, tem um trabalho muscular muito eficiente e rápido. É ideal para controle corporal, melhora da postura e também para prevenir lesões.
Esse estilo de yoga é indicado para quem procura despertar a energia concentrada na região do primeiro chacra, ou seja, na base da coluna. O Kundalini yoga é uma das linhas que mais foca em exercícios de respiração, contrações e gestos com as mão, que são ótimos para expandir a consciência.
Assim como o estilo Kundalini, o Raja yoga também é voltado para o lado mais espiritual dos seus praticantes. Desse modo, é voltado mais para o interior e desenvolvimento pessoal, e não tanto para o esforço físico. Aliás, é muito boa para aqueles que já têm a meditação como hábito.
O Iyengar yoga é ideal para aqueles que buscam algo mais terapêutico e com foco no estado de pausa nas posturas. É uma linha muito interessante para quem busca no yoga uma forma de lidar com as dores nas costas e também a falta de alongamento do corpo.
A Yoga Kurunta é um pouco mais exigente por parte dos seus praticantes, e por isso não é indicada para quem está começando. Isso porque essa prática utiliza da força da gravidade para influenciar o corpo. Então, ela faz o uso das kuruntas, ou seja, as cordas presas na parede.
Esse estilo de yoga trabalha os tecidos mais profundos do corpo, tais como ligamentos, articulações e ossos. Tudo isso para expandir a flexibilidade corporal e melhorar saúde emocional, quanto mental. O Yin yoga tem uma abordagem somática, que aumenta a consciência corporal e da respiração através das posturas estáticas.