Certamente existe um número muito grande de pessoas que desejam clarear a pele. Primeiramente, você precisa saber que independente do procedimento é preciso ter o aval do seu dermatologista antes de iniciar o tratamento.
Além disso, existe uma gama diversificada de procedimentos que podem ser adotados. Eles podem ir desde procedimentos estéticos até mesmo ao uso de máscaras faciais e medicamentos caseiros.
Você também tem vontade de clarear a pele? Está procurando alguns métodos que podem ser usados? Nesse sentido, o Área de Mulher selecionou quatro métodos para você.
Confira 4 técnicas para clarear a pele
1 – Peeling químico
Inicialmente, esse é um tipo de tratamento estético que utiliza ácidos para queimar a parte mais externa da pele que está danificada. Ele torna a pele mais limpa, regenerada, clara e também sem manchas. Na maioria das vezes são necessárias 10 sessões para que se tenha o resultado esperado.
O ácido mais utilizado é o ácido glicólico, derivado da cana de açúcar com propriedades esfoliantes, hidratantes, clareadores, anti acneicas e rejuvenescedoras. A concentração do ácido glicólico varia de acordo com a necessidade e tipo de pele de cada pessoa, podendo ter efeito mais suave ou mais intenso.
2 – Peeling de cristal
O peeling de cristal consiste na utilização de hidróxido de alumínio para remover a camada mais externa da pele. Além disso ela promove o rejuvenescimento e também remove as manchas provocadas pelo sol, acnes ou estrias. Esse procedimento deve ser feito no consultório dermatológico. Normalmente são recomendadas 3 sessões, sendo que é uma vez por semana.
3 – Laser ou luz pulsada
Este tratamento é feito a partir da emissão de jatos de luz que atuam nos pigmentos escuros da pele, destruindo-os e resultando em uma pele clara, uniforme e sem manchas causadas pelo sol ou acne, por exemplo.
4 – Uso de cremes
O uso de cremes mantém a pele hidratada, mas também podem diminuir as manchas ou evitar que apareçam. Eles podem ser comprados em farmácias, e dentre os mais indicados estão o Clariderm, Melani-D, Demelan, Ácido Retinóico, Ácido Kojico, Hidroquinona ou Differin.
Cuidados com a pele
Dessa forma, quando se decide fazer um tratamento para clarear a pele do rosto ou do corpo, é preciso tomar alguns cuidados durante o procedimento. Alguns dos cuidados mais importantes são:
- Exposição solar prolongada;
- Passar um protetor solar com FPS acima de 30, principalmente no rosto, todos os dias;
- Não usar desodorante ou cremes com álcool;
- Preferir depilação com cera ou a laser do que com lâmina;
- Usar roupas mais leves e menos coladas à pele;
- Não espremer espinhas ou cravos. Além disso, é importante limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente, utilizando produtos específicos para o tipo de pele, de preferência indicados pelo dermatologista. Saiba também como clarear a axila e a virilha e uma opção de remédio caseiro para clarear os joelhos.
Tratamentos caseiros
Finalmente, existem algumas técnicas para clarear a pele de forma caseira. Elas são:
1 – Iogurte natural
Essa técnica caseira é uma das mais usadas. O iogurte contém ácido lático que ajuda a clarear a pele, além de mantê-la hidratada. Basta aplicar um pouco de iogurte na região mais escura e deixar atuar por 20 minutos, lavando e hidratando a pele a seguir.
2 – Bepantol ou Hipoglós
O Bepantol contêm vitamina A, que regenera, clareia e hidrata a pele. Para clarear a pele basta aplicar um pouco de bepantol ou hipoglós antes de dormir, todos os dias, deixando atuar durante a noite. Além disso eles podem ser utilizados em qualquer tipo de pele.
3 – Óleo de rosa mosqueta
Dessa forma, essa última técnica promove a regeneração da pele, clareando e hidratando a pele. Basta aplicar o óleo na pele todos os dias. O óleo de rosa mosqueta é ótimo para clarear a pele manchada de acne, espinhas ou pelas estrias.
Saiba quais são as propriedades do óleo de rosa mosqueta. Não é recomendado clarear a pele do rosto com água oxigenada ou limão, pois podem provocar irritação ou queimaduras na pele.
5 hábitos para manter clarear a pele e evitar manchas
Primeiramente, dá para diminuir marcas escuras inserindo alguns cuidados diários na sua rotina de beleza. Você pode começar a clarear a sua pele de uma forma mais gradual, prevenindo também o aparecimento de novas manchas. Veja esses 5 hábitos para você inserir no seu dia a dia.
1 – Aplique o protetor solar todos os dias
Antes de mais nada, é preciso adotar o uso do protetor solar todos os dias. Além de prevenir contra o câncer e o envelhecimento da pele, este hábito ajuda a evitar o aparecimento de novas manchas e, dependendo da fórmula, a eliminar as já existentes.
2 – Produto que aumente a luminosidade da pele
Além disso, um poderoso antioxidante e com alto poder iluminador para a pele, a vitamina C é uma excelente opção para clarear as manchas do rosto. Nesse sentido, invista em um produto enriquecido com a substância e aplicá-lo antes do protetor na rotina matinal e como último passo na rotina noturna.
3 – Esfoliação frequente ajuda a clarear a pele
Seja como for, um hábito que ajuda a diminuir a aparência escura das manchas é a esfoliação. Quando feita corretamente e com a frequência adequada, ela facilita a renovação celular e a remoção das células mortas, o que, por si só, já melhora a tonalidade da pele. Portanto, o ideal é usar o produto uma a duas vezes na semana, usando movimentos circulares e suaves.
4 – Use uma máscara iluminadora com efeito peeling
Além disso, os peelings ajudam a clarear a pele do rosto. Invista em uma máscara com efeito peeling, que ajuda a iluminar e uniformizar a pele em apenas alguns minutos.
5 – Invista num tratamento clareador
Por fim, como já foi dito,o clareamento é uma das melhores opções. Uma boa dica consiste em apostar em um tratamento combinado, como uma fórmula 4 em 1. Nesse sentido, o protetor solar Idéal Soleil Clarify de Vichy, que além do FPS 60, possui ativos clareadores e alta cobertura para manchas em três cores diferentes.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como clarear a virilha com ingredientes da sua cozinha
Fontes: Tua Saúde Derma Club
Imagens: Ideianutri, Bonapele, Claudia, Viva Bem, Dicas de Mulher, Vix, Pergunte ao Dermatologista, Women’s Health, Adcos, Médicos pela Escolha, Glam Mag