Beleza

Como usar primer e quando saber a hora de usá-lo no rosto

O primer é um produto essencial para o preparo da maquiagem, responsável por uniformizar a pele. Aprender como usar o produto é simples.

Uma maquiagem de aspecto perfeito, que dure bastante e que tenha um bom acabamento é uma vontade da grande maioria. Ao longo do tempo, as técnicas mudam, mas a necessidade de fazer o melhor dos produtos utilizados continua a mesma. Assim, de forma que seja possível adquirir um resultado incrível, certos itens em uma make são essenciais. Esse é o caso do primer, que ajuda a uniformizar a textura da pele e deixá-la pronta para receber o resto dos produtos. Mas afinal, como usar primer?

Quando se fala no assunto, boa parte dos apaixonados por maquiagem sabem da importância de um bom primer. Além de fornecer uma base excelente, ele ainda ajuda a fazer sua make durar mais e ficar mais bonita. Dessa forma, ele torna-se fundamental para a preparação da pele. Todavia, mesmo assim muitas pessoas não entendem como usar primer, ou qual é exatamente sua função. Descobrir mais sobre esse produto é fácil e incluí-lo em sua rotina de maquiagem é anda mais prático.

Muitas pessoas já podem até ter notado que, sem o primer, o aspecto geral da pele não fica tão bom. Além disso, a duração da make diminui, e a qualidade final não será tão boa. Nesse sentido, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como usar primer, bem como dicas para aplicá-lo, diferentes tipos de primer e outras curiosidades sobre o produto.

O que é o primer?

Fonte: Guia de Bem-Estar

Assim como o próprio nome sugere, o “primer facial” é o início de qualquer maquiagem. Ele deve ser o primeiro item a ser aplicado. Suas funções são preparar a pele, uniformizando sua textura e deixando-a mais lisa. Além disso, ainda ajuda a base a deslizar melhor, o que garante maior aderência. Normalmente, o primer é considerado um item essencial em qualquer maquiagem, já que ele é a resposta para uma pele perfeita.

Da mesma forma, ele ainda minimiza o tamanho dos poros, algo muito desejado por quem não possui um aspecto de pele ideal. O primer controla a oleosidade natural da pele, suavizando as rugas e as linhas de expressão. Seja como for, ele faz a maquiagem durar mais tempo, já que fixa melhor quaisquer produtos. Atualmente, existem várias opções diferentes de primer, seja em gel, bastão ou creme. Cada um atende às necessidades do consumidor.

Tipos de primer

As opções disponíveis no mercado atualmente de primer são variadas, e o primer facial pode ser utilizado por todos tipos de pele, seja ela extremamente seca ou oleosa. Todavia, é essencial escolher o tipo ideal para sua pele, já que cada um atende uma necessidade diferente, e fará com que o desempenho mude dependendo do uso.

1 – Primer antibrilho

Fonte: Beleza e Saúde

O primer antibrilho é excelente para quem deseja controlar a oleosidade e o brilho da pele, normalmente para peles com tendência à acne e oleosas. Sua fórmula é feita para oferecer um efeito matificado, e não deve conter comedogênicos em sua composição. No caso de pessoas que possuam uma pele acneica, o primer antibrilho pode ser utilizado sem maiores preocupações, já que não obstrui os poros. Normalmente, o produto vem em gel, com textura siliconada.

2 – Primer com FPS

Como usar primer
Fonte: NS Benefícios

O primer com FPS é uma boa opção para utilização durante o dia, já que, além de garantir a proteção do rosto, ainda dispensa o uso de filtro solar. Normalmente, as versões oferecidas são em FPS 15, 20, 30 e 50, e qualquer um deles fornece boa proteção, mas se adapta melhor às diferentes ocasiões.

3 – Versão antissinais

Fonte: Om the Skin

Esse tipo de primer é ideal para mulheres com pele madura. Possui em sua composição elementos como vitaminas, antioxidantes, minerais e hidratantes, bem como outros ativos para tratar a pele. Suas fórmulas são mais ricas, pois deixam a textura da pele aveludada e com aspecto rejuvenescido.

4 – Primer hidratante

Como usar primer
Fonte: Make You

O primer hidratante é uma boa escolha para peles mais secas, já que hidrata o necessário, deixando o rosto preparado para receber uma base sem craquelar. Sua versão é encontrada em creme, e peles jovens e maduras podem se beneficiar de seu uso.

5 – Com cor

Fonte: PurePeople

Nesse sentido, o primer com cor oferece todos os benefícios de um primer comum, além de uma tonalidade que se adapta à pele, ajudando a uniformizá-la. Todavia, ele não serve como uma substituição da base, já que não cobre todas as imperfeições como manchas e cicatrizes. Dessa forma, ele é ideal para o dia a dia, já que reduz a aparência dos poros e diminui a vermelhidão e a rosácea.

Como usar primer?

Como usar primer
Fonte: Marie Claire

O uso do primer na maquiagem é feito em várias situações diferentes, seja no dia a dia como no trabalho, ou em festas e casamentos. No caso de alguém que nunca tenha utilizado o produto, procure testá-lo na pele antes de comprar. Nesse sentido, observar como a pele reage é importante, já que ele é a base de qualquer maquiagem.

  1. Antes de mais nada, lembre-se de limpar bem a pele para receber o produto. Dessa forma, lave-a com sabonete facial ou gel de limpeza.
  2. Em seguida, com a pele já higienizada, aplique uma pequena quantidade de primer por todo o rosto, espalhando bem. Além disso, você pode também apenas espalhar na zona T, ou seja, testa, nariz e queixo, que é onde a oleosidade se concentra.
  3. O primer precisa ser aplicado rapidamente, pois é facilmente absorvido. Nesse sentido, se for utilizá-lo no rosto inteiro, deslize os dedos com delicadeza da região do nariz seguindo até as extremidades. Você vai notar que a textura vai mudar bastante, tornando-se aveludada ou siliconada.
  4. Por fim, siga normalmente com sua maquiagem, lembrando que todo tipo de produto pode afetar o resultado final, e um bom resultado depende de um bom preparo.

Outros tipos

Além do primer tradicional para o rosto, existem ainda opções de primer apenas para os lábios e a área dos olhos, por exemplo. No caso dos olhos, o primer é excelente para ajudar na fixação de produtos como a sombra, lápis e outros pigmentos. Para os lábios, ele ajuda na fixação do batom, deslizando melhor pela boca e contribuindo para uma cobertura uniforme.

Se você se interessou por essa matéria sobre como usar primer, aproveite para conferir Maquiagem para pele oleosa – Como usar e melhores produtos

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você