Escova secadora: como usar e será que vale a pena?

A escova secadora é um produto dois em um, que seca o cabelo ao mesmo tempo que alisa as madeixas, proporcionando um efeito de salão.

A escova secadora é um acessório muito prático e vantajoso para muitas pessoas. Como o  próprio nome sugere, se trata de uma escova de cabelo que seca ao mesmo tempo em que penteia os fios. Ou seja, se trata de um produto dois em um, que seca e arruma as madeixas ao mesmo tempo. Desse modo, poupa tempo e também dinheiro, já que ajuda a conseguir um resultado de salão.

Hoje no mercado existe uma infinidade de escovas secadoras, de várias marcas, mas com três tipos principais, a escova secadora quadra, a redonda e a giratória que é a mais popular. Cada uma delas com suas vantagens.

Enfim, apesar de parecer algo realmente revolucionário, muitas pessoas ainda tem dúvidas ao investir em uma escova secadora. Por isso, hoje vamos conhecer melhor esse acessório e se vale a pena ter uma em casa. 

O que é uma escova secadora?

Como dito anteriormente a escova secadora é um acessório dois em um. Se trata de uma escova de cabelo na qual solta um ar quente que ajuda a secar o cabelo de forma rápida e eficiente. Então, além de facilitar a secagem dos fios, ela também penteia e alisa as madeixas.

Sendo assim, a escova secadora é ótima para agilizar a rotina de cuidado com o cabelo, além de fazer uma ótima finalização nos fios, que ficam mais alinhados. E o melhor de tudo, de forma bem prática e fácil, já que não precisa ter muitas habilidades para usar a escova secadora.

Portanto, ela ajuda economizando o tempo e dinheiro, já que você pode adiar uma visita ao salão usando a escova secadora em casa.

Tipos

Basicamente, existem diversas opções de escova secadora no mercado, de várias marcas. Mas, basicamente existem apenas três modelos: a escova secadora quadrada, a escova secadora redonda e a escova secadora giratória.

De modo geral, os três modelos tem o mesmo intuito, que no caso é secar o cabelo, o que diferencia cada uma delas é as funcionalidades que podem fazer muita diferença. 

Por exemplo, a escova secadora quadrada, que tem um formato quadro é ideal para quem busca além de secar os fios, um efeito de liso chapado. 

Já a escova secadora redonda além de secar os fios, também é perfeita para modelar os fios, dando camadas e forma ao cabelo. 

Por último, a escova secadora giratória é a mais versátil de todas, sendo ideal para quem busca praticidade e rapidez ao secar os fios, sem necessariamente focar na finalização. 

Escovas secadoras funcionam bem?

Sim, como um secador, a escova secadora funciona muito bem, exatamente como um secador comum. No entanto, o efeito liso que muita gente busca ao aderir essas escovas dependerá do tipo de cabelo.

Por exemplo, em cabelos lisos ou ondulados, a escova secadora proporciona um resultado de escova de salão. Quem tem cabelo cacheado ou cresto, o acessório funciona também, no entanto, para conseguir o efeito liso soltinho é preciso finalizar com a chapinha.

Além disso, os modelos mais recentes são mais modernos e apresentam ótimas funcionalidades, como três velocidades, e opções que contam com tecnologia de íons negativos, o que ajuda a reduzir os frizz do cabelo.

Passo a passo de como usar uma escova secadora

A seguir, vamos conferir o passo a passo para usar o acessório de forma correta e eficiente.

Passo 1

Depois de lavar o cabelo e retirar o excesso de água é hora de preparar para usar a escova secadora. Sendo assim, é fundamental aplicar proteção térmica. Aliás, é o protetor térmico que vai proteger o cabelo do calor, além de fazer com que a modelagem dure mais tempo. Você pode usar o produto em spray, sérum ou creme, como preferir.

Passo 2

Em seguida, para obter um resultado mais profissional, é importante separar as madeixas em sessões finas, para que a escova secadora aja melhor. Então, separe o cabelo em partes de até 5 centímetros de largura, e o cabelo deve estar úmido.

Passo 3

Agora sim é a hora de usar a escova. Desse modo, posicione a escova secadora na raiz dos cabelos e siga o movimento rumo às pontas. Faça esse movimento quantas vezes for necessário até secar e alisar o cabelo. Repita o processo com todas as sessões que separou anteriormente.

Passo 4

A finalização é uma das partes mais importantes. Então, se você busca um efeito mais escovado de salão, escolha a opção de função secadora. Agora se deseja um efeito bem liso, escolha a função pente alisador da sua escova secadora. 

Passo 5

Por fim, é hora de finalizar o cabelo, deixando as madeixas brilhantes e alinhadas. Desse modo, após usar a escova secadora, aplique um óleo finalizador ou aparador de pontas para dar um brilho especial a finalização. 

Cuidados a serem tomados

A escova secadora realmente proporciona vários benefícios e vantagens, mas é importante tomar alguns cuidados quanto ao seu uso. Primeiramente, é importante lembrar que a escova secadora utiliza calor pra secar o cabelo, portanto, se trata de uma ferramenta térmica. Sendo assim, o uso exagerado pode resultar em danos ao cabelo, bem como a chapinha e o babyliss.

Além disso, é fundamental utilizar um protetor térmico sempre que for usar a escova, nem como manter o cabelo bem cuidado, com produtos certos e manter a hidratação em dia. O ideal é ter um cronograma capilar, que ajude a manter o cabelo nutrido e saudável.

Por fim, apesar de se tratar de uma escova, é fundamental pentear e desembaraçar o cabelo antes de usar a escova secadora. 

Vale a pena ter uma escova secadora?

Como vimos até aqui, é fácil dizer que a escova secadora vale sim a pena. Se trata de um produto dois em um, que facilita a secagem dos fios, ao mesmo tempo em que alinha e alisa as madeixas. De modo geral, é bem vantajoso ao agilizar a rotina capilar, e proporciona uma boa finalização. 

E dependendo do modelo escolhido, a escova secadora pode ser ainda mais vantajosa, secando o cabelo e ao mesmo tempo modelando com efeito de salão. Além do mais, a escova também conta com um formato anatômico, que permite usá-la com apenas uma mão, o que faz com que qualquer um consiga usar, mesmo sem ter muitas habilidades para isso.

Então, é uma boa opção investir em uma escova secadora se é você quem cuida do seu cabelo em casa e busca agilizar esse processo. 

LEIA MAIS: 

Secador e chapinha – Características, diferenças e cuidados

Como fazer babyliss? Passo a passo para fazer em casa

4 truques para alisar o cabelo sem chapinha ou secador

Touca difusora de cetim: o que é, como usar e para que serve

Como escolher o melhor finalizador de cabelo?

Como ter cabelos lindos e saudáveis em 12 passos

Fontes: Buscapé Buscapé Claudia Beleza na Web Terra 


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários