10 mitos e verdades sobre celulite que todo mundo deve saber

A celulite incomoda muita gente e existem muita desinformação sobre o assunto, por isso desmistificamos alguns mitos e verdades sobre.

A celulite é um problema muito comum, principalmente entre as mulheres, e também muito incômodo, principalmente pela questão estética. Se trata daqueles furinhos que aparecem principalmente nas coxas e nádegas devido ao acúmulo de gorduras e toxinas nas células do corpo. Então, é importante conhecer os mitos e verdades sobre a celulite para desmistificar esse problema que é comum e normal.

Aliás, a celulite ainda se torna um problema ainda maior devido ao padrão de beleza atual, onde as mulheres, principalmente as celebridades fazem questão de remover essas marcas em suas fotos. Sendo assim, fazendo com que as mulheres comuns crie um objetivo inalcançável que é não ter celulite. Isso quando cerca de 95% das mulheres tem celulite, ou seja, é algo muito comum e uma marca que faz parte do corpo da mulher. 

Portanto, é importante conhecer o que é verdade ou mito sobre a celulite, para ajudar que todo mundo aceite melhor essa característica que é completamente normal e não um motivo de vergonha ou algo que deva ser escondido.

10 mitos e verdades sobre a celulite que todo mundo deve saber

Será que usar roupa muito apertada aumenta a celulite? Ou que gelatina ajuda a amenizar os furinhos? Todo mundo já ouviu falar algo sobre a celulite, suas causas e tratamentos alternativos para reduzir o problema, mas o que será que é verdade e o que é mito? A seguir vamos conferir os principais mitos e verdades sobre celulite e que você precisa saber.

1. Apenas pessoas acima do peso tem celulite?

Mito. Mesmo que esses furinhos tenham mais tendência a aparecer em pessoas que estão acima do peso ou obesas, na verdade qualquer pessoa pode ter celulite, independentemente do seu peso. Então, mesmo que o excesso de gordura no corpo seja um fator que contribui para o aparecimento da celulite, ele não é o único. Por exemplo, desníveis hormonais, desidratação, má alimentação e até fatores genéticos pode influenciar na celulite. Então, até pessoas magras podem ter celulite.

2. A celulite nunca desaparece completamente?

Verdade. Infelizmente é impossível pelo menos até então, eliminar completamente a celulite. No entanto, existem vários tratamentos e procedimentos estéticos que servem para amenizar a condição, chegando até 80% de satisfação.

Sendo assim, é possível fazer com que as celulites fiquem praticamente invisíveis, mas não completamente. Esses tratamentos inclusive ajudam muitas pessoas que não estão satisfeitas com os próprios corpos a se sentirem um pouco mais confortáveis.

3. Gelatina reduzi a celulite?

Mito. Essa é uma informação muito compartilhada por aí sobre a celulite. Mas a verdade é que não existe nenhuma comprovação científica sobre a eficácia da gelatina da redução das celulites. No entanto, é óbvio que gelatina light ou diet são mais indicadas que as tradicionais por ter menos açúcares, mas nada além disso.

4. Álcool e refrigerante pioram a celulite?

Verdade. Sim, os refrigerantes contam com altas concentrações de açúcares e sódio em sua composição. E como sabemos o açúcar aumenta a gordura localizada e o sódio aumenta a retenção de líquidos, o que piora a circulação da região. No caso do álcool, são bebidas bastante calóricas e que também favorecem o ganho de peso e acúmulo de gordura. Portanto, o consumo dessas bebidas estão entre os fatores que piram a celulite. 

5. Usar roupa muito apertada causa celulite?

Mito. Existem diversos fatores que causam celulite, como genética, sexo biológico, etnia, alimentação, e etc, e o uso de roupas muito apertadas não é um desses. Contudo, apesar de não ser uma das causas, o uso de roupas justas pode sim ser um agravante. Isso porque ao apertar a pele, a circulação pode ser comprometida e aumentar a retenção de líquidos. Em todo caso, o ideal seria variar entre o uso de roupas apertadas e mais soltas.

6. Seguir uma dieta saudável pode ajudar a reduzir o problema?

Verdade. Uma dieta balanceada, rica em fibras e pobre em calorias pode sim ajudar a reduzir a celulite. Além é claro, de ajudar a se sentir melhor e mais disposto. Então, de modo geral reduzir o consumo de alimentos processados e gordurosos ajudam a aliviar os furinhos da pele.

7. Somente mulheres tem celulite?

Mito. É verdade que as mulheres sejam mais propensas a terem celulite, mas isso não impede que homens também tenha. Isso porque as mulheres tem um tecido de gordura mais fino e delicado que os homens, além do fato de que eles possuem mais testosterona, o que favorece o ganho de massa muscular mais do que gordura. Então, levando isso em consideração, celulite em homens é algo menos comum, aparecendo mais em homens mais velhos e acima do peso, principalmente na região do abdômen.

8. Fazer drenagem linfática contribui para aliviar as celulites?

Verdade. No caso, a drenagem linfática é uma massagem que tem como intuito eliminar os líquidos acumulados nos tecidos. Desse modo, melhorando a circulação na região tratada. Então, o tratamento ajuda na prevenção das áreas afetadas pela celulite reduzindo os nódulos de gordura, reduzindo a sensação de inchaço e revertendo em casos de celulite leve.

9. Não precisa cuidar da celulite antes dos 25 anos de idade?

Mito. Na verdade, você pode começar a cuidar e tratar a celulite a partir do momento que ela surge, usando cremes anti-celulite e inclusive os tratamentos estéticos para amenizar as marcas. Contudo, o melhor é cuidar do corpo de modo geral, tendo uma alimentação saudável, fazendo a pratica de atividades físicas, bebendo muita água, tudo que aumente a oxigenação e circulação sanguínea.

10. Dormir com uma almofada sob os tornozelos ajuda a eliminar a celulite?

Verdade. Por incrível que pareça, e mesmo que ainda não seja um método comprovado cientificamente, levantar as pernas para cima um pouco durante o sono ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduz a retenção de líquidos e varizes. Sendo assim, reduz o risco de celulite e ajuda a amenizar os furinhos.

LEIA MAIS:

Bumbum care: tendência de rotina de cuidados para a região

Creme para celulite realmente funciona? Dermatologista responde

11 Dicas para amenizar ou até acabar com a celulite

Como usar café para acabar com a celulite e para outros truques de beleza

20 coisas que mais dão celulite e você não sabia

Aprenda a fazer remédio caseiro para celulite com apenas um ingrediente

Fontes: FisioForma Terra Onodera Clínica Miranda Vogue 


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Jose
Jose
25 de dezembro de 2022 16:41

Buenas tardes, encantado de saludarte. Soy Jose
Quería escribirte porque me ha parecido interesante comentar contigo la posibilidad de que tu negocio aparezca cada óíóáde cuarenta periódicos de gran autoridad para mejorar el posicionamiento de tu web y la reputación.

¿Podrías facilitarme un teléfono para ofrecerte un mes gratuito?
Gracias