Se você está por dentro das principais tendências de cuidados capilares, já deve ter ouvido falar sobre a acidificação capilar. Apesar do nome um pouco diferente, a acidificação capilar é um tratamento que tem sido bem benéfico aos cabelos, especialmente os ressecados, porosos e sem vida.
Isso porque a acidificação capilar consiste em um tratamento que tem como intuito equilibrar o pH do cabelo. Desse modo, o tratamento consegue devolver ao cabelo danificado e agredido a sua saúde e beleza. Para cabelos que passaram por procedimentos químicos, a acidificação capilar é um tratamento indispensável.
Aliás, a acidificação é feita por meio de produtos, do tipo creme ou então, por meios caseiros, usando vinagre ou limão. A seguir, vamos entender melhor o que é, como fazer, e os benefícios do tratamento.
O que é acidificação capilar e para que serve?
Se trata de um tratamento/procedimento feito nos cabelos afim de equilibrar o pH dos fios. Como explicou a Dra. Joana Darc Diniz ao site Tudo pra Cabelo “O pH do cabelo é naturalmente ácido, em torno de 5,5. Menos que 7 é ácido, 7 é neutro e maior que 7 é alcalino”, então ele precisa da acidez para se manter saudável, brilhante e sedoso.
Sendo assim, com fatores externos cotidianos, acabam aumentando o pH do cabelo, assim, deixando-os mais alcalinos, como explica a especialista Ana Carina Junqueira, ao site Minha vida. “Geralmente, processos químicos, como alisamentos e descolorações, além de água de piscina e do mar e o uso excessivo de chapinhas e babyliss, deixam o pH do cabelo mais alcalino e o fio fica mais poroso, ressecado e opaco”.
Então, nesses casos, a acidificação capilar se faz muito necessária, para devolver o equilíbrio ao cabelo.
Como e quando fazer?
Como dito anteriormente, a acidificação capilar se faz necessária quando os fios apresentam aspecto ressecado, poroso e opaco. Isso porque essas características específicas apontam que o pH do cabelo está alcalino. Sendo assim, está mais suscetível as agressões diárias, visto que com as cutículas abertas ele tem mais dificuldade para absorver nutrientes.
Aliás, a acidificação capilar pode ser incluída como uma etapa do seu cronograma capilar. E apesar do nome que sugere um tratamento complexo, na verdade é bem simples. O tratamento pode ser feito tanto com produtos industrializados próprios para equilibrar o pH capilar, bem como receitas caseiras. Portanto, a acidificação capilar pode ser feita em salões e também em casa.
Esses produtos devem ser usados depois do shampoo e antes da máscara de hidratação. Portanto, seguindo sua rotina normal de cuidados com o cabelo, lave os fios com o shampoo de costume, em seguida aplique o produto acidificante, e deixe agir pelo tempo indicado e depois enxágue. Por fim, conclua o tratamento usando a máscara para hidratar.
Com que frequência fazer?
O ideal é adicionar a acidificação capilar no seu cronograma, intercalando hidratação, nutrição e reconstrução para recuperar completamente a saúde dos fios.
Quanto a frequência do tratamento, especialistas sugerem que isso deve ser determinado a partir das necessidades de cada fio. Por exemplo, se o cabelo estiver muito poroso, depois de passar por um procedimento químico intenso, o ideal é fazer a acidificação uma vez por semana e ir reduzindo a frequência de acordo com a evolução dos fios.
Agora, no caso de cabelos menos danificados, incluir o tratamento a cada 15 dias, e por último, em casos de danos leves, a acidificação pode ser feita mensalmente.
Acidificação caseira
Existem diversos produtos capilares no mercado com ação acidificante, contudo, também é possível fazer acidificação com ingredientes caseiros, como é o caso do vinagre de maçã.
Então, para isso, é preciso misturar um colher de vinagre especificamente de maçã com três colheres do seu condicionador. Sendo assim, aplicar a mistura no cabelo depois de lavar com shampoo, e finalizar com a máscara como de costume.
“O vinagre de maçã é um aliado natural que ajuda a reequilibrar o pH ácido dos cabelos, devido a sua composição. Assim, fecha as escamas da fibra, protegendo de danos externos e dando aquele brilho extra aos fios”, afirma a Dra. Joana Darc.
Além do vinagre, outro ingrediente natural que pode ser indicado para acidificação caseira é o limão. Aqui, você irá usar 30 ml de suco de limão com 150 ml de água. Após a lavagem do cabelo, aplique a água com limão nos fios por uns 5 minutos e depois finaliza com o condicionador.
Quais são os benefícios da acidificação capilar?
Primeiramente, esse tratamento é indicado para todos os tipos de cabelo, não importa a estrutura, liso, ondulado, cacheado ou crespo. Então, já começamos por ser um tratamento bem democrático. Porém, é ideal quando o cabelo está danificado.
Mas os benefícios da acidificação são devido a função do tratamento, que é reequilibrar o pH do fio. Ao fazer isso, é possível proteger o fio contra agressões, ao mesmo tempo em que proporciona emoliência e brilho. Além de que, quanto menos porosidade, é mais facial de desembaraçar o cabelo e evitar a sua quebra.
E mais, como o tratamento ajuda a fechar as cutículas, ele traz ainda mais benefícios, como fios mais fortes, saudáveis e protegidos. Já que assim é possível reter a hidratação e os nutrientes necessários por mais tempo.
LEIA MAIS:
Como ter cabelos lindos e saudáveis em 12 passos