TPM ou gravidez? Principais sintomas para saber diferenciar

Apesar de parecer semelhantes, é possível diferenciar os sintomas e saber se o que você sente é TPM ou gravidez.

Os sintomas da TPM e da gravidez são bastante similares. Por isso, muitas mulheres acabam confundindo os sintomas e se precipitando, principalmente quando nunca estiveram grávidas antes. Portanto, é preciso se atentar aos pequenos detalhes de cada sintoma, para saber diferenciar se é TPM ou gravidez. Por exemplo, as grávidas sofrem com enjoos matinais, enquanto a tensão pré-menstrual não costuma provocar enjoos.

Por outro lado, a TPM ocorre entre 5 a 10 dias antes de a menstruação descer, e os sintomas de gravidez duram entre 2 semanas até meses. No entanto, para certificar que a mulher está com TPM ou gravidez é indicado realizar um teste de gravidez ou marcar uma consulta no ginecologista. Pois, existem até casos onde mulheres enfrentam a gravidez psicológica. Sendo que, elas não estão grávidas, mas apresentam sintomas de gravidez e crescimento da barriga.

Em suma, a TPM é algo comum e recorrente na vida das mulheres, podendo provocar sintomas incômodos para muitas. Em consonância, representa uma elevada alteração hormonal, com sintomas físicos e emocionais. Ademais, isso ocorre enquanto o organismo prepara o útero para receber o embrião, que ao não ser fecundado provoca a menstruação. Enquanto, a gravidez é quando ocorre a fecundação, e o embrião começa a se desenvolver, provocando sintomas no organismo.

TPM ou gravidez: sintomas da gravidez

A gravidez pode apresentar diversos sintomas, e alguns bastante semelhantes com o da TPM. Logo, para saber e diferenciar confira esses sintomas de grávidas para saber se é TPM ou gravidez:

1- Sangramento rosado

TPM ou gravidez: os principais sintomas para saber diferenciar
Mater Prime

A gravidez apresenta um sangramento rosado. Geralmente, ele dura até 2 dias.

2- TPM ou gravidez: Sensibilidade nas mamas

Uol

A princípio, a sensibilidade nas mamas surge nas primeiras 2 semanas. Logo, os seios podem ficar doloridos, sensíveis e mais pesados. Ademais, essa dor pode persistir durante a gestação. Pois, há o aumento do nível de progesterona no organismo. Ou também, efeito da produção de leite materno.

3- Cólicas abdominais

Sou Mamãe

Elas persistem durante o atraso menstrual. Ademais, com uma intensidade moderada nas primeiras semanas de gestação. Portanto, é possível determinar a diferença se é TPM ou gravidez.

4- Sonolência e mudanças de humor

TPM ou gravidez: os principais sintomas para saber diferenciar
Globo

A mulher que está grávida enfrenta muita sonolência durante os 3 meses iniciais. Além disso, é marcado por sentimentos mais intensos. Ou seja, é comum que as grávidas fiquem mais sensíveis e choronas.

5- Escurecimento ou aumento do mamilo

TPM ou gravidez: os principais sintomas para saber diferenciar
Medela

Geralmente, esse aumento ou escurecimento ocorrem na primeira ou segunda semana após a concepção.

6- TPM ou gravidez: Fome intensa

Terra

É fato de que todas as mulheres grávidas tem o seu apetite aumentando. Além disso, mesmo com os enjoos, ainda comem bastante. O que facilita diferenciar entre TPM ou gravidez.

7- Enjoo matinal

Vix

É comum durante a gravidez a mulher ter enjoos durante a manhã, após acordar.

TPM ou gravidez: sintomas da TPM

TPM ou gravidez? Para saber diferenciar é necessário realizar um teste de gravidez. Ou também, saber diferenciar os sintomas de ambas. Diante disso, confira os sintomas recorrentes da TPM:

1- Sangramento menstrual

TPM ou gravidez: os principais sintomas para saber diferenciar
Uol

Primeiramente, a TPM apresenta o sangramento normal da menstruação. Além disso, outra diferença entre TPM ou gravidez é a ausência de enjoos durante a TPM.

2- Sensibilidade nas mamas

Vix

Como os níveis de progesterona estão elevados, é comum que ocorra leves dores nos seios durante a TPM. Ademais, ela se torna mais intensa durante ou após o término do ciclo menstrual. Por fim, ela desaparece após o início da menstruação.

3- TPM ou gravidez: Cólica abdominal

TPM ou gravidez: os principais sintomas para saber diferenciar
Uol

Durante a TPM é normal ocorrer cólicas abdominais em algumas mulheres.

4- Sonolência

Mundo Boa Forma

A sonolência pode ocorrer até 3 dias antes da menstruação. Isto é, entre 2 ou 3 dias antes do sangramento.

5- Mudanças de humor

TPM ou gravidez: os principais sintomas para saber diferenciar
Uol

A TPM é marcada pela variação de humor, por exemplo, irritabilidade, sentimentos de raiva e tristeza. Logo, as alterações de humor são bastante recorrentes. Isto é, uma hora podem estar felizes, e em outros momentos podem estar bravas. Além disso, também podem ocorrer transtornos emocionais. Por exemplo, sintomas de ansiedade e depressão.

6- TPM ou gravidez: Sintomas físicos

TPM ou gravidez: os principais sintomas para saber diferenciar
Vix

Outra diferença entre TPM ou gravidez é durante a TPM a mulher pode ter os seguintes sintomas físicos:

  • Cansaço.
  • Dor de cabeça.
  • Dor lombar.
  • Aumento abdominal.
  • Constipação ou diarreia.
  • Vontade frequente de ir ao banheiro.
  • Dor nas articulações.
  • Distúrbios do sono.

7- Mudanças de apetite

Vix

É um sintoma que varia conforme cada organismo. Ou seja, algumas mulheres tem o seu apetite aumentado, enquanto outras perdem a fome durante a TPM.

8- Déficit de atenção

TPM ou gravidez: os principais sintomas para saber diferenciar
Pinterest

Por fim, algumas mulheres durante a TPM também podem sofrer com dificuldades de concentração ou problemas de memória. Principalmente quando há a manifestação dos sintomas.

O que ocorre durante a TPM no corpo da mulher?

Vix

A tensão pré-menstrual, denominado de TPM, representa diversos sintomas físicos e psicológicos que afetam as mulheres entre a metade e o fim do ciclo menstrual. Em suma, as fases do ciclo menstrual costumam girar em torno de 28 dias, onde várias alterações hormonais preparam o útero para receber o embrião. Posteriormente, entre o 9º e 14º dia, no período de ovulação, os níveis de estrogênio se elevam.

Em seguida, nos próximos 14 dias, os níveis diminuem enquanto os de progesterona aumentam. Ademais, isso ocorre à medida que o endométrio se prepara para a implantação do embrião. Diante disso, o organismo sofre diversas alterações que variam conforme a intensidade. Isto é, os conhecidos sintomas da TPM. Por fim, quando o óvulo não é fecundado, as paredes do endométrio descamam e ocorre a menstruação.

TPM ou gravidez: Como fazer a menstruação descer mais rápido?

Mundo Boa Forma

Algumas mulheres procuram formas para que a menstruação desça mais rápida para que a TPM passe logo. Desse modo, os sintomas dela serão aliviados. Diante disso, é comum fazer o consumo de chás que promovam a contração do útero, favorecendo a sua descamação.

Por exemplo, o chá de gengibre, que deve ser tomado alguns dias antes da menstruação para que tenha o efeito desejado. Porém, realize testes de gravidez antes para ter certeza se não está grávida. Pois, esses chás costumam influenciar e aumentar os riscos de aborto.

Grávida tem TPM?

Terra

Quando as mulheres estão grávidas elas não passam pela tensão pré-menstrual. Logo, TPM ou gravidez são coisas diferentes, e que ocorrem de formas separadas na vida das mulheres. Entretanto, alguns sintomas deles são bastante semelhantes.

Por exemplo, chorar sem ter motivo, alterações de humor, sensibilidade nos seios e enjoos. Em suma, esses sintomas semelhantes ocorrem com base na grande variação hormonal que o organismo feminino enfrenta durante a TPM ou gravidez.

Quem toma anticoncepcional tem TPM?

TPM ou gravidez: os principais sintomas para saber diferenciar
BBC

Atualmente o controle para sintomas da TPM através do consumo de anticoncepcional tem se popularizado. Diante disso, foram analisados diversos casos onde os incômodos gerados pela TPM são aliviados por esse consumo de hormônios sintéticos.

Isto é, as mulheres diminuem a irritabilidade, inchaço e as dores de cabeça. No entanto, em alguns organismos o uso desse anticoncepcional pode intensificar os sintomas. Portanto, só consuma com a prescrição do seu ginecologista.

TPM pode causar depressão?

Uol

Segundo especialistas, a resposta é não. Ademais, o que pode ocorrer é o contrário disso. Em suma, muitas mulheres sofrem de depressão, mas ainda não realizaram um diagnóstico médico.

Então, como a TPM provoca períodos com altos e baixos, algumas mulheres associam esses períodos difíceis com motivos de desenvolver depressão.

No entanto, essa depressão já existe em seu organismo. Portanto, é imprescindível realizar consultas em psicólogos e ginecologistas rotineiramente.

Enfim, se você gostou dessa matéria, leia também: Descubra as principais causas de mudanças de humor nas mulheres.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.