Curiosidades

Trufa Negra: o que é e por que é tão utilizada na alta gastronomia?

A trufa negra é uma iguaria muito refinada e costuma aparecer em pratos requintados e elegantes, devido ao seu sabor peculiar e diferenciado.

No mundo da culinária, a trufa negra é uma iguaria muito refinada e costuma aparecer em pratos requintados e elegantes, devido ao seu sabor peculiar. No entanto, trata-se de um ingrediente muito caro, por isso nem todos tem a oportunidade de saborear as trufas negras. Enfim, confira a seguir o que são essas trufas, onde encontrá-las e qual a melhor forma de comê-las.

O que é uma trufa negra?

Basicamente, trufa negra são fungos. Ou seja, a túbera ou trufa é o corpo frutífero ou órgão produtor de esporos, um gênero de fungos da família Ascomycota.

Sendo que, algumas das espécies possuem aroma e sabor agradável, como é o caso da trufa negra. Curiosamente, elas são consumidas pelo ser humano há mais de três mil anos.

Enfim, uma trufa negra é similar a um cogumelo, mas ao contrário dos cogumelos, a trufa nasce no subsolo.

Continua após a publicidade

Onde nasce?

A trufa negra nasce sob a terra, aproximadamente de 20 a 40 centímetros, costuma crescer próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. Quanto a sua aparência, ela possui aspecto semelhante a um mármore negro e bege.

A retirada da trufa do solo é feita pelo trufeiro (especialista em trufas), é ele quem sabe como revolver e retirar a trufa sem danificá-la, já que ela só tem valor se suas características forem preservadas.

Continua após a publicidade

Uma curiosidade é que o trufeiro encontra as trufas com a ajuda de porcos ou cães adestrados, que localizam a iguaria utilizando o olfato.

Enfim, essa espécie é nativa do sul da Europa (Espanha, França e Itália), sendo muito utilizada nesses países. Mas, a mais procurada pelos consumidores é a chamada Périgord, de origem francesa. Cujo aroma é bastante terroso devido à interação com as plantas, animais e insetos vizinhos.

Continua após a publicidade

Qual é o sabor da trufa negra?

A trufa negra se destaca pelo seu aroma profundo e fragrância forte, que remete ao gosto mais terroso. Além disso, a iguaria faz parte dos alimentos de sabor denominado “umani”, que é o quinto gosto básico do paladar do ser humano. Por isso, a trufa é tão diferenciada e utilizada na alta gastronomia.

Dessa forma, seu sabor único é capaz de intensificar os sabores dos pratos com os quais são combinados. Portanto, a trufa negra é servida mais como um acompanhamento do que como prato principal.

Enfim, as trufas pretas podem ser colhidas por seis a nove meses por ano, por isso são pouco acessíveis, o que torna seu valor um pouco alto.

Quais os pratos que podem usar as trufas negras?

Continua após a publicidade

Primeiro, é importante lembrar que a trufa negra deve ser usada ainda fresca, devido a sua vida útil ser de poucas semanas. Portanto, uma boa maneira de utilizar essa iguaria é por meio do óleo de trufas, onde a iguaria é fundida junto com o azeite espanhol.

Dessa forma, é possível usar o óleo para regar saladas ou carnes. Ou se preferir, é possível usar fatias finas da trufa negra como complemento de alguns pratos, por exemplo, ovos, frango, macarrão e arroz.

Outra opção é usar a iguaria para fazer manteiga de trufa, que é uma espécie de pasta cremosa que combina perfeitamente com vários alimentos.

Então, se você gostou do conteúdo dessa matéria, também vai gostar desse: Sobá – O que é, origem, 9 receitas da iguaria japonesa para fazer em casa.

Continua após a publicidade

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários