Receitas

Jantar rápido – 12 receitas fáceis e gostosas para fazer em casa

O jantar rápido é um tipo de refeição bastante necessário em dias especiais. Quanto mais se pratica, mais fácil é de fazer a comida rápida.

Atualizado em 06/10/2020

Primeiramente, é possível que todo mundo já tenha sido pego de calças curtas com uma visita inesperada. O jantar rápido nessas horas é sabedoria imprescindível para contornar a situação e sair bem na fita com a sua refeição e o imprevisto. Porém, as receitinhas também podem ser usadas naquele dia onde está todo mundo muito cansado e nada afim de grandes invenções.

Com apenas 30 minutos, no máximo 40, o seu jantar estará enfim pronto e com um toque de glamour nos pratos de dar água na boca. Trouxemos, aliás, algumas dicas extras além daquele bom e velho macarrão que continua salvando as nossas refeições. É muito fácil dar um jeitinho na fome com as receitinhas a seguir.

Caso hoje seja um desse dias que pedem praticidade e rapidez na hora de cozinha, você está no lugar perfeito para aprender novas receitas. A princípio, todas as comidinhas abaixo são super acessíveis e com certeza agradam dos gregos aos troianos. Vamos conferir?

Quando fazer um jantar rápido?

Lojão do Brás

Certamente, é muito simples saber quando umas dessas receitas de jantar rápido se encaixam no seu dia. A refeição rápida é pedida conforme as diversas ocasiões. A princípio, o cansaço é um bom motivo para investir neste artifício e garantir a em pouco tempo uma comida bem feita e saudável.

O jantares românticos também podem se enquadrar no modo mais rápido de cozinhar. É claro que para fazer uma surpresinha bem feita na hora de comer, o jantar não é somente o único ponto que merece atenção. O parceiro ou a parceira precisa de um tempinho para si, afim de dar uma caprichada no cabelo, nas unhas e vestir algo especial.

Portanto, para que tudo isso saia como desejado, não existe essa de perder tempo na cozinha. Sendo assim, o jantar rápido vai salvar o seu dia e a sua refeição e tornar tudo bem mais agradável. Ninguém merece terminar os preparos já exausto (a) e não aproveitar em nada com a companhia.

Aliás, a refeição mais rapidinha é uma ótima saída para deixar tudo organizado para as crianças e depois partir para algum compromisso. Muitos reuniões de trabalho são marcados afinal na parte da noite, o que dá certa aflição para quem é sobretudo mamãe. Mas, calma, estamos aqui para resolver este problema e garantir que todos saiam saciados da história.

Receitas de jantar rápido e fácil para fazer

Claudia

Para tudo! Vamos então aprender juntos como fazer o melhor jantar rápido da sua vida e deixar todo mundo de boca aberta. A agilidade na cozinha é um dos truques básicos que podem ser sobretudo usados na hora de cozinha. Por exemplo, deixar tudo que for usar preparado, picar o que tiver de picar, escaldar o que tiver que ser escaldado. Enfim, pequenas coisas fazem muita diferença na hora do preparo.

Por fim, já separou todas as coisas? Agora, acima de tudo, é a hora do “vamos ver”! Escolha uma das receitas abaixo, corre lá no mercado e compra tudo que necessário para a refeição. Após isso é só dar o start no relógio. A princípio, você vai notar a imensa diferença entre as receitas comuns e as mais demoradas.

Rigatoni ao forno

Receiteria

O primeiro prato da lista não poderia ser diferente. Portanto, já pode ir organizando o seu macarrão, porque teremos o nosso ponta pé inicial nas massas. Por mais que tentamos fugir este jantar rápido está primeiramente no topo dos mais escolhidos pelas famílias. De fato, é muito rápido, prático e simples de incrementar novos segredos e, além disso, muito ligeiro para cozinhar. Basta inovar e deixar tudo afinal com um toque especial.

Ingredientes

  • 400 g de macarrão rigatoni
  • Água e sal
  • 2 colheres de azeite
  • 200 g de presunto (cortado em palito)
  • 250 g de queijo muçarela (cortado em palito)
  • cebola picada (1 unid.)
  • 2 colheres de manteiga
  • tablete de caldo de carne (1 unid.)
  • lata de molho de tomate (1 unid.)
  • lata de creme de leite (1 unid.)
  • colher de queijo ralado (1 unid.)

Modo de preparo

Antes de tudo, não se assuste. A lista parece imensa para a refeição, mas tudo será quase utilizado ao mesmo momento. Portanto, o primeiro passo de todos é cozinhar o macarrão na água com sal. Enquanto cozinha, prepare as cebola, deixe picadinhas e reservadas ao lado. Jogue a manteiga na panela e espere derreter. Acrescente sobretudo a cebola picadinha, o tablete de carne e por fim o molho de tomate. Deixa ai por 5 minutinhos.

Dentro desse tempo, vá logo tirando o macarrão do fogo e dando uma lavada para retardar o cozimento. Volte posteriormente para a outra panela. Neste recipiente jogue o creme de leite e misture-o bem até ficar uma cor rosada.

Pegue, por fim, cada macarrão e vá colocando no seu interior os filetinhos de presunto e queijo. Deposite em uma forma e logo após jogue o molho por cima levando ao forno por 20 minutos. Pronto! Está aí o jantar rápido mais veloz do mundo, agora é só apreciar a sua refeição!

Comida rápida: Risoto caprese

Camil

Primeiramente, precisamos falar: o risoto nunca falha! Desse modo, uma curiosidade para quem não sabe é que a palavra risoto é italiana e no Brasil seria traduzinho para “arrozinho”. Com toda certeza lá o costume deste prato é mais recorrente do que aqui. Mas, hoje estamos mudando essa realidade com o prato a seguir. Em conclusão, aproveite para se fazer em um jantar rápido.

Ingredientes

  • colher de manteiga (1 unid.)
  • colher de azeite (1 unid.)
  • cebola picada (1 unid.)
  • 500 gramas de arroz
  • 1 copo de vinho
  • 2 litros de caldo de frango
  • 200 gramas de tomate cereja
  • 150 gramas de queijo búfala (em bolinhas)
  • manjericão
  • sal a gosto
  • pimenta do reino

Modo de preparo

O primeiro passo é bem fácil. Pegue uma panela e jogue a manteiga, assim que derrete acrescente o arroz, frite um pouquinho e coloque um copo de vinho. Deixe lá até que o líquido evapore por completo. É este ponto que dará sobretudo o gostinho especial para a sua refeição.

Para preparar o caldo é fácil basta colocar 2 tabletes de caldo pronto (porque precisamos de agilidade) e misturar em água fervente. Feito isso, você vai jogando aos pouquinhos com uma concha no arroz e espere mais uma vez evaporar. Faça isso com todas as outras vezes que colocar também vá enfim embora com a evaporação.

Continue afinal mexendo o arroz e quando ele estive por fim ao dente é só desligar e colocar o sal e pimenta do reino na quantidade que desejar e achar do seu gosto. Posteriormente acrescente as bolinhas de queijo e disponha por cima o manjericão. Pronto, pode chamar a sua família que o melhor jantar rápido de todas já está pronto.

Comida rápida: Talharim com linguiça e molho de legumes

A Carne que o Mundo Prefere

De volta ao macarrão! A refeição mais pedida para um jantar rápido é com certeza a base de massa. Além disso, essa é uma opção perfeita, porque a rapidez do preparo não extingue o fato de que é também rico em legumes. E o molho dá sobretudo aquela disfarçada nas verduras e legumes que talvez alguém da sua casa não goste. Portanto, mãos a obra!

Ingredientes

  • 500 g  de talharim
  • 1 cenoura picada
  • 1 talo de salsão picado
  • 2 abobrinhas
  • 400 gramas de linguiça calabresa
  • 200 ml de creme de leite
  • uma cebola picada
  • meia xícara de vinho tinto
  • sal e pimenta a gosto
  • queijo ralado

Modo de preparo

Prepare a princípio e o seu liquidificador e coloque a cenoura, a cebola e o salsão todos de uma vez no copo e bate. O resultado disso serão pequenas triturações dos ingredientes posto. Não precisa virar um caldo. Separe uma panela e leve-a ao fogo com o azeite, pois lá você irá refogar os legumes. Espere um pouco para depois colocar a abobrinha picada.

Posteriormente, coloque as linguiça picadinha e sem pele junto a mistura dos legumes após 2 minutos de cozimento. Despeje o copo de vinho e deixe no fogo até que tudo evapore. Feito isso, é só desligar e temperar da maneira que mais gosta e está acostumado.

Não se esqueça de cozinhar o macarrão e escorrê-lo, porque após isso é só jogar o molho por cima e aproveitar afinal a sua refeição. Dessa forma, o seu jantar será um dos melhores já feito, mesmo que seja preparado tão velozmente.

Comida rápida: Fritada com camadas

App da Ana

Quem nunca salvou a refeição da noite com um jantar rápido a base de ovos. A omelete é a princípio a mais feita pelos brasileiros quando a correria aperta no dia a dia. Em segundo lugar só fica o pão com ovo que é também outra forma de acabar enfim com a fome. No entanto, quando recebemos uma visita essa realidade deve ser diferente.

O segredo da fritada com camadas está sobretudo nos seus incrementos. Portanto, não é nada difícil e misterioso de se fazer é provável que a única exigência seja a sua criatividade. Conquistando isso, o seu prato ficará, ainda por cima, com o aspecto super agradável aos olhos. Resultado: com certeza dará vontade de ver e dar uma provadinha.

Ingredientes

  • 9 ovos
  • 3 colher de salsinha picadas
  • sal e pimenta
  • Batata grande ralada
  • 3 colheres de óleo
  • 1 abobrinha italiana ralada
  • 200 gramas de linguiça defumada e picada
  • queijo ralado

Modo de preparo

Pegue primeiramente 3 ovos e misture com um pouco de salsa e tempere. Bata tudo com um garfo até ficar homogêneo. Posterior a isso, coloque também a batata no meio e misture. Jogue o óleo na frigideira e despeje a mistura toda em sua superfície. Frite normalmente até ambos os lados dourem. Faça isso mais duas vezes e pronto, você já terá as 3 camadas necessárias.

A fritada parece muito com uma massa de panqueca, porque fica bem fininha. Agora é a hora do toque final! Por fim, vá intercalando cada uma com queijo e depois coloque alguns minutinhos no forno para derreter o queijo. Pronto! A sua refeição está mais que pronto é só servir para os convidados.

Comida rápida: Sardinha ao forno com mandioca

Coqueiro Oficial

Decerto o peixe é um dos que mais causam pavor na hora do preparo. Muitas pessoas o acham muito demorado para fazer e já partem para outra opção. Mas, antes de desistir saibam que há outra formas de incrementá-lo no seu jantar rápido. A sardinha é uma ótima pedida e se bem misturada com outras coisinhas básicas podem afinal ganhar os corações dos seus convidados.

Ingredientes

  • 3 colheres de manteiga
  • uma cebola picada em rodelas
  • 500 gramas de mandioca cozida (pedaços pequenos)
  • 2 latas de sardinha
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 leite de coco
  • 1 colher de cheiro verde (picado)

Modo de preparo

Vamos lá! Assim que a sua mandioquinha estiver bem cozida retire-a na água quente e reserve. Antes de tudo, pegue uma frigideira com um pouco de óleo e frite a cebola até que fique bem douradinha. Em uma travessa coloque a  mandioca e a cebola fritinha e por cima acrescente a sardinha.

Agora é a hora de temperar! Tempere com o sal e a pimenta e depois disso aos poucos coloque o leite de coco. Se tiver, polvilhe uma quantidade de queijo ralado e depois leve ao forno  por 20 minutos seguidos. Em 40 minutos você já terá acabado e a refeição renderá 6 poções prontinhas para servir.

Comida rápida: Sanduiche de berinjela e queijo branco

Agora MT

Nada que um bom sanduiche caseiro não resolva a sua fome, não é mesmo? O pão com recheios variados pode ser em contrapartida um ótimo pedido para a o jantar rápido. Antes de mais nada evite sair comer aquelas opções da rua e faça você mesmo em casa. A garantia que todos os ingredientes serão frescos e mais saudáveis é sobretudo muito maior.

Ingredientes

  • 2 fatias de berinjela sem casaca
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • baguete
  • 4 fatias de tomate
  • 10 folhas de manjericão
  • 50 gramas de queijo fresco
  • sal a gosto
  • alface

Modo de preparo

Antes que passe a montagem do sanduiche, alguns preparos precisam ser feitos anteriormente para melhor gosto da sua refeição fique ainda melhor. Separe as fatias de berinjela e tempere com salzinho e pimenta. Passe o óleo de leves e leve para grelhar. Elas vão ficar sobretudo douradas e bem macias para melhor agrado do paladar.

Reparta o pão e coloque a berinjela grelada de forma bem distribuída. Em seguida disponha o tomate e as folhas de manjericão por cima. E finalmente vá apreciando o resultado super colorido e saudável da sua refeição. Por fim, coloque o queijo branco junto e feche o pão. O seu jantar rápido já está pronto e pode ser dividido com que você quiser!

Comida rápida: Cuscuz de legumes

Gshow

Nada melhor do que trazer um prato diretamente do nordeste para o jantar rápido da sua casa. O cuscuz é incrivelmente fácil de fazer e faz parte da refeição de boa parte dos brasileiros. Isso já facilita e muito o ensino, porque já é quase que padrão da nossa cultura. Os legumes é o ponto chave para que fique ainda mais gostoso.

Ingredientes

  • 2 colheres de óleo
  • 1 cebola cortada
  • 2 tomates (sem sementes)
  • lata de molho de tomate (uma unidade)
  • 500 ml de água
  • 1 cubo de Caldo de Galinha
  • ¼ xícara de pimentão vermelho (cortado em cubos)
  • ¼ xícara de pimentão amarelo (cortado em cubos)
  • 1 vidro pequeno de palmito picado
  • meia xícara de azeitonas picadas
  • 1 pacote de Ervilha
  • 1 lata de milho verde em conserva
  • meia colher de Salsa Desidratada
  • 3 ovos cozidos (2 picados e 1 em rodelas)
  • 2 xícaras e meia de Farinha de Milho Amarela

Modo de preparo

Refogue primeiramente a cebola em uma panela com óleo. Coloque na sequência o caldo de galinha com água e o molho pronto de tomate. Misture bem para que pegue bastante o tempero e posteriormente coloque todos os outros pequenos incrementos: palmito, azeitona, ervilha, sal, ovos picados, milho e por fim a farinha.

Na medida que a água ferver com todos os ingredientes o caldo vai ficar bem espesso. Quando alcançar este ponto desligue o fogo e reserve. Pegue uma forma de bolo com o furo nomeio e unte com óleo. Feito isso, agora é só colocar os ovos em rodelas ao redor do recipiente e depois despejar a massa engrossada.

Não se afobe nesta parte, porque é preciso tempo para que o conteúdo fique durinho. Vá conferindo com a ponta de um garfo. Quando enfim perceber que já está bem firme é só desenformar e servir para sua família.

Comida rápida: Panqueca de brócolis

Receitinhas

Sem dúvida é muito difícil achar alguém que não goste de panquecas. Agora, para quem faz a receita há pouco tempo é sempre um terror, porque precisa preparar a massa e rechear todas e por fim conseguir terminar o jantar. No entanto, pensando nisso, separamos uma dica todavia mais saudável e fácil de fazer. Principalmente para que não haja tanta perda de tempo na hora de matar a fome.

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • Sal a gosto
  • 1 ovo
  • 1 colher de fermento em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 6 colheres de azeite
  • 4 dentes de alho espremidos
  • 2 cebolas picadas
  • 2 pacotes de brócolis
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara (chá) de azeitonas picadas
  • 4 xícaras (chá) de requeijão cremoso
  • 2 latas de creme de leite
  • 2 xícaras (chá) de requeijão cremoso
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

A lista parece sobretudo infinita, não é? Mas, calma, não é tão complicado quanto parece. O primeiro passo é pegar um panela e colocar o azeite e refogar a cebola e o alho. Quando notar que está tudo bem fritinho e dourado jogue o brócolis com uma pitada de sal com a pimenta e azeitona. Misture bem para que fique bem diversificado o prato.

Reserve em um recipiente para que esfrie e acrescente o requeijão. Este procedimento é de fato muito importante, porque é preciso está na temperatura correta. Ao lado, separe o liquidificador e bata todos os ingrediente da massa da panqueca. Vá fazendo o velho passo a passo na frigideira com um fio de óleo e uma concha de massa.

Dessa forma as massas vão ficar perfeitas e fininhas para receber por fim o recheio. Enrole tudo como de costume e reserve. Vamos agora preparar o molho. Em outra panela, acrescente o creme de leite o requeijão e o queijo ralado. Pegue tudo isso e passe por cima de cada panqueca com muito carinho e leve ao forno por mais 20 minutos. Ao retirar é só servir e deliciar a sua receita.

Comida rápida: Bife à parmegiana

Cozinhando

Todo mundo fala que o bife é uma das misturas mais fáceis de fazer na hora de improvisar uma janta rápida. Mas, já pensou em dar uma variado no jeitinho de fazer e deixar o seu bife bem mais chique e gostoso? Assim sendo, pensamos nisso e trouxemos uma receitinha simples de bife à parmegiana. De fato essa maneira é perfeita para impressionar todos da casa e dar uma cara melhor a refeição.

Ingredientes

  • 6 fatias de coxão mole
  • 2 dente de alho (picado)
  • 1 colher de sal
  • 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 2 ovos batidos
  • meia xícara de farinha de rosca
  • 1 xícara e meia de molho de tomate
  • 100 gramas de muçarela

Modo de preparo

A princípio, o ideal é picar bem pequeno o alho e usá-lo com o sal para temperar os bifes. Pegue três prato pequenos e coloque o ovo batido, a farinha de rosca e a farinha de trigo, todos em recipientes diferentes. Passe o bife na farinha, depois no ovo e por fim na farinha de rosca. Despeje por fim o óleo em uma frigideira e deixe aquecer bem.

Quando enfim perceber que já está bem quente, vá fritando pedaço por pedaço, aos poucos, e deixe sobre uma toalha de papel para que o óleo escorra. Pegue um forma que caiba todos os bifes lado a lodo e espalhe o molho de tomate. Disponha o conteúdo frito e forre por cima com a muçarela. Leve ao forno por 10 minutos e retire diretamente para a mesa.

Supremo de frango crocante

Tastemade

Já pensou em comer um franguinho frito na refeição, mas de um jeito diferenciado? Se pensou, você está no lugar certo, porque separamos a melhor receita de todos os tempos para fazer no seu jantar rápido. Nesse ínterim, foque em e servi-lo com um acompanhamento bem simples, porque ele já é o chamariz principal.

Ingredientes

  • 12 filés de frango
  • 150 ml de suco de limão
  • 1 colher de sopa de sal
  • 3 potes de iogurte natural
  • 2 pacotes de biscoito água e sal

Modo de preparo

Logo depois que juntar todos os ingrediente acima, sobretudo o limão, espalhe em uma forma os 12 filés temperados com sal e os 3 iogurtes naturais. Posteriormente, esfarele bem o biscoito e se não achar mais fácil bata-o seco no liquidificador. Antes de tudo, pegue cada filezinho e passe na farinha feita e depois leve ao forno por 20 minutos. Por fim, é só tirar decorar a sua mesa, porque já está mais que pronto o seu jantar rápido.

Comida rápida: Sopa cremosa de ervilha

Kisabor

Os dias frios sempre pendem a princípio mais agilidade. Com o intuito de voltar correndo para debaixo do cobertor, o jante precisa ser feito bem mais ligeiro. Para isso é preciso ter sempre em mente algo rápido, fácil e nutritivo na hora do jantar rápido. A sopa de ervilha é riquíssima em vitaminas e pode ser um grande achado para o seu caderno de receitas.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de ervilha seca lavada
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 cebola média picada em pedaços pequenos
  • ½ litro de caldo de carne
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino

Modo de preparo

A primeira etapa do preparo da refeição é, em síntese, cozinhar a ervilha com cerca de 500 ml de água em uma panela de pressão. Deixa por lá 15 minutos seguidos. Logo após atingir o tempo estipulado desligue e reserve em um cantinho. Em uma panela funda refogue a cebola com o alho e acrescente a ervilha cozida. Por fim, jogue também o caldo de carne e vá mexendo sem parar.

Logo que começar a borbulhar marque o tempo sobretudo de 25 minutos seguidos. O tempo é necessário até que o conteúdo atinja uma espessura engrossada. Logo que ficar bem morninho traga tudo para o copo do liquidificador e bata. Nesse interím, você vai ver o quanto vai ficar cremoso e apetitoso. Se ainda preferir dar uma aquecida fique à vontade.

Comida rápida: Batata recheada

Hoje tem Frango Seara

Com a finalidade de facilitar não apenas a sua vida, mas de toda a sua família na hora do jantar selecionamos as batatas recheadas como uma das nossas receitas. Apesar de ser bastante servida em festas ela é uma ótima pedida para que o jantar rápido da sua casa seja perfeito. Portanto, ela é perfeita para servir também em um jantarzinho romântico e mais leve para logo após curtir o resto da noite de casal.

Ingredientes

  • 2 batatas grandes cozida
  • sal
  • 1 ovo
  • 18o g de queijo muçarela
  • bacon frito
  • meia lata de creme de leite
  • cebolinha a gosto

Modo de preparo

Com muito cuidado você vai pegar uma colher e tirar parte da polpa da batata até que fique uma cavidade. Não jogue fora o que retirou, ao contrário coloque em outra vasilha e misture com a pimenta com o ovo, a muçarela, o bacon frito e o creme de leite. Misture tudo até que fique a mistura se equilibre.

Sabe a batata que você deixou a cavidade? Então, separe ela ao lado e vá pegando a misturinha acima e depositando em cada uma. Salpique mais uma vez com queijo e se quiser mais um pouquinho de bacon frito. Leve ao forno por breve 20 minutos. Aliás, talvez não seja necessário todo o tempo. O ideal é só dar uma gratinada no queijo.

Por fim, leia mais receitinhas básicas em Como fazer pão de alho – 7 receitas para fazer o seu próprio aperitivo

Fontes: Tudo Gostoso, M de Mulher, Receitas Sem Fronteiras, Ana Maria Braga, Comida e Receitas, M de Mulher 2, Gshow, Gshow 2, Guia da Cozinha, M de Mulher 3, Tudo Gostoso 2, M de Mulher 4, IG,

Fontes de imagens: Lojão do Bras, Cláudia, Runners, Receiteria, Camil, A Carne que o Mundo Prefere, App da Ana, Coqueiro Oficial, Agora MT, Gshow, Receitinhas, Cozinhando, Tastemade, Kisabor, Hoje tem Frango Seara