Receitas

Pudim de tapioca granulada (cremoso)

O pudim de tapioca granulada é uma receita rápida de ser feita, além de ser muito saborosa, ideal para servir sua família e amigos.

Uma das sobremesas preferidas dos brasileiros é o pudim. Em suma, essa deliciosa sobremesa surgiu no século XVI nos conventos portugueses. Mas, desde sua vinda para o Brasil, através dos colonizadores, o pudim passou por diversas adaptações, onde ingredientes típicos foram sendo acrescentados e novas receitas surgiram. Por exemplo, o pudim de tapioca.

Ademais, a tapioca é extraída da mandioca, geralmente é preparada em forma granulada, sendo muito consumida na região Nordeste. Mas, acabou caindo no gosto de todo o país. Dessa forma, trouxemos essa receita muito fácil de pudim de tapioca granulada, que fica bem cremosa e é uma delícia.

Enfim, com um tempo de preparo de 2 horas, o pudim de tapioca rende 8 porções por receita e é ideal para ser servido em almoços ou jantares para sua família e visitas. Todos vão amar! Confira a seguir a receita dessa saborosa sobremesa.

Receita de pudim de tapioca granulada

Ingredientes

  • 500 grs tapioca granulada
  • 1 vidro pequeno de leite de coco
  • +/- 2 litros de leite
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 100 grs coco ralado

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, para preparar o pudim de tapioca granulada você precisa colocar a tapioca em uma vasilha.
  2. Em seguida, vá acrescentando aos poucos o leite e mexa sempre para evitar que grude na panela.
  3. Quando a tapioca estiver bem molinha e cremosa, adicione o leite de coco, o leite condensado e o açúcar, misture bem.
  4. Coloque a mistura em uma forma de furo no centro e leve para gelar.
  5. Após gelar, desenforme o pudim de tapioca, jogue o coco ralado por cima e sirva gelado.

Dicas

  1. Caso queira que o pudim de tapioca fique mais molhadinho, você pode colocar mais leite condensado sobre o pudim, como se fosse uma calda.
  2. Por ser uma receita versátil, você pode usar sua criatividade e servir o pudim com alguma calda de sua preferência. Por exemplo, calda de maracujá.

Diferença entre goma de tapioca e tapioca granulada

Em suma, a goma de tapioca é aquela que costumamos usar na frigideira, para preparar a tapioca recheada. Enquanto que a tapioca granulada se encontra na forma de grãos de tapioca irregulares e durinhos.

Na verdade, trata-se de um subproduto da goma de mandioca. Pois, é produzida através de um processo onde a goma é esquentada em um tacho quente até que segue e fiquem os granulados durinhos.

Enfim, ao ser hidratada a tapioca granulada se expande e adquire uma textura gelatinosa, o que a torna ideal para preparar diversas receitas. Como bolos, cuscuz, mingau, papas, empanados, e claro, esse delicioso pudim de tapioca granulada.

Então, se você gostou dessa receita, também vai gostar essa: Brigadeiros – 10 receitas exóticas do docinho mais amado do Brasil.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você