Dicas & Truques

Como congelar arroz cozido? E descongelar?

Se você vive correndo e sem tempo para nada, uma boa dica é saber como congelar arroz cozido de forma que mantenha seu sabor e dure mais.

Hoje em dia vivemos sempre correndo, seja para o trabalho, cuidar da casa, filhos ou simplesmente para tirar um momento para cuidar de nós mesmos. Por isso, qualquer coisa que ajude a ganhar um tempo e que facilite nossa vida é sempre bem vindo. Dessa forma, uma dica muito boa é saber como congelar arroz cozido.

Pois, com essa dica você pode congelar o arroz em pequenas quantidades e usá-lo ao longo da semana. E com isso, você ganha tempo e ainda garante o almoço para você e sua família. Entretanto, você precisa saber a forma correta de congelar e descongelar o arroz cozido para manter a qualidade e o sabor. Como se você tivesse acabado de cozinhá-lo.

Da mesma forma, você pode congelar o arroz quando houver sobras e você não quer desperdiçar. Pois, armazenar na geladeira aumenta sua durabilidade, evitando que estrague e perca seus nutrientes. Enfim, para facilitar sua vida, trouxemos a maneira certa de congelar e descongelar o arroz cozido. Confira.

Como congelar arroz cozido: cozimento

Como congelar arroz cozido: dicas que vão facilitar seu dia a dia
Guia dos Solteiros

Primeiramente, você precisa cozinhar o arroz para congelar. Dessa forma, coloque menos sal do que costuma usar. Pois, ao congelar o arroz, o sabor dos temperos é acentuado. Por fim, cozinhe até que o arroz fique “al dente”. Assim, quando for aquecido ficará no ponto certo.

Como congelar arroz cozido

Tudo Receitas

Primeiramente, deixe o arroz esfriar totalmente. Dessa forma, você evita que cristais de gelo se formem, o que pode deixar o arroz aguado. Em seguida, separe o arroz cozido em pequenas partes e coloque dentro de potes de vidro ou sacos plásticos próprios para ir ao freezer.

Ademais, não encha muito os potes, deixe um espaço entre o arroz e a tampa. Pois, quando for cozinhá-lo novamente os grãos vão expandir um pouco devido a água acumulada no seu interior ao ser congelado.

Então, preencha todo o espaço entre o arroz e a tampa com papel alumínio ou plástico-filme. Isso vai evitar que o gelo que vai se formar na tampa entre em contato com o arroz. Dessa forma, você vai evitar que ele fique com um aspecto pegajoso.

Por fim, a durabilidade do arroz cozido no freezer é de até 3 meses. Portanto, anote a data do congelamento, assim fica mais fácil controlar o tempo para poder usá-lo.

Como descongelar

Como congelar arroz cozido: dicas que vão facilitar seu dia a dia
Tudo Gostoso

Enfim, agora que você já sabe como congelar arroz cozido, é hora de aprender a descongelar corretamente. Primeiro você deve retirar o pote de vidro do freezer e colocá-lo na geladeira para que o arroz descongele gradualmente.

Então, após ter descongelado por completo, retire a tampa e remova o papel alumínio e o plástico-filme. Em seguida, coloque 1 colher de sopa de água e leve ao fogo para esquentar.

Por outro lado, se preferir cubra o arroz com papel-toalha umedecido e leve ao micro-ondas por 1 a 3 minutos. Então, retire o pote e mexa o arroz. Depois, volte para o micro-ondas por mais 1 a 3 minutos.

Por fim, retire o pote, deixe descansar por 2 minutos e sirva o arroz conforme seu gosto. Pois, o arroz estará como se tivesse acabado de cozinhar.

No entanto, vale lembrar que essa dica não funciona para arroz com legumes ou molhos.

Então, o que achou dessa dica de como congelar arroz cozido? Para mais dicas como essa, leias também: Como descongelar carne de forma segura? 5 truques práticos.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Lidia
Lidia
4 de dezembro de 2021 22:35

Eu amei


Escolhidas para você