O cronograma capilar é essencial para manter os fios sempre saudáveis. Basicamente, é um tratamento sequencial dos fios com cuidados específicos e intercalados. Sendo assim, cria-se uma rotina de etapas dependendo da necessidade das madeixas.
Nesse sentido, todas nós queremos cabelos bem hidratados e sedosos, todavia esquecemos que nossos fios também precisam se alimentar. Em outras palavras, os cabelos perdem vitaminas, nutrientes e proteínas todos os dias, por isso devemos fazer essa reposição. É como se o seus fios sentissem fome e sede.
Em contrapartida, você já parou para pensar que somente a hidratação não é o suficiente? Pois é! Os nossos fios precisam do cronograma capilar para serem tratados de acordo com a necessidade. O mais legal é que você pode fazer em casa.
O que é cronograma capilar?
O cronograma capilar é dividido em três etapas, sendo cada uma delas muito importante para cumprir o objetivo de recuperação dos fios. É indicado para todos os tipos de cabelo, sendo necessário quatro semanas para restaurar a saúde capilar por completo. Depois disso, é só manter a escala conforme o seu cabelo reagir.
- Hidratação: É o mais conhecido dos tratamentos capilares. Além disso, a hidratação é responsável por repor a água e os nutrientes essenciais dos fios. Isto vai evitar o ressecamento, garantindo a maciez e o balanço natural do cabelo.
- Nutrição: Esse tratamento é para proteção do cabelo contra o frizz, ressecamento e enfraquecimento da fibra capilar. Como também, a nutrição capilar deve repor o lipídio, que é a oleosidade natural no couro cabeludo.
- Reconstrução: Esse tratamento é para o cabelo muito danificado e elástico. Geralmente, quando estão quebradiços, finos e porosos devido a procedimentos químicos. Neste caso, é preciso repor a proteína dos fios, ainda mais com a queratina.
Passo a passo do cronograma capilar
Antes de mais nada, você precisa conhecer o seu cabelo. Se ele é liso, ondulado ou crespo. Talvez, entender se ele embaraça com facilidade ou tem muitos fios arrepiados e sem movimento.
Seja como for, é extremamente necessário entender como o seu cabelo lida com os fatores externos. Por exemplo: O cabelo cacheado costuma ser mais seco na raiz, por isso é mais provável ter frizz.
1- Entenda a textura dos seus fios
Você já ouviu alguém dizer que tem o cabelo tipo 2B ou 3C? Calma, vou te explicar o que significa. Essa teoria foi criada pelo cabeleireiro americano André Walker, que criou os tipos de cabelo em códigos para facilitar a escolha de produtos. O números vão do 1A ao 4C.
O tipo 1 são cabelos lisos, o tipo 2 são ondulados, o 3 são cacheados e o 4 são crespos. As letras diferenciam as texturas e curvas.
2- Saiba o que o seu cabelo precisa
Se mesmo entendendo a estrutura do seu cabelo, ainda assim não sabe do que ele precisa, faça o teste de porosidade. Dessa forma, você vai saber se os seus fios precisam de hidratação, nutrição ou reconstrução.
Coloque um pouco de água num copo transparente e jogue o seu fio de cabelo dentro. Em seguida, analise o resultado conforme as orientações abaixo.
3. Aprenda a montar o seu cronograma capilar
Em geral, a tabela do cronograma capilar sempre começa pela hidratação. Ao passo que, durante o mês consiga equilibrar a hidratação, nutrição e reconstrução. Para que você consiga personalizar conforme a necessidade do seu cabelo, use o resultado do teste anterior.
Por exemplo: Aumente a quantidade daquela que você mais precisa e reduza a outra. Aqui nessa tabela abaixo tem três exemplos, um para cabelos muito danificados, outro para poucos danificados e por último para o cabelo saudável. Assim, é possível identificar a diferença em cada fase dos fios. Em suma, cada etapa alcança um objetivo.
4. Principais ativos para usar em cada etapa
Os principais produtos podem ser usados em cada etapa misturado em outros cremes ou aplicado diretamente nos cabelos. Apenas a etapa da nutrição, especificamente, tem as opções de umectação com óleo de vegetal aplicados no cabelo antes de lavar. Como também a umectação noturna aplicados nos cabelos sujos antes de dormir e lavar apenas no dia seguinte.
- Hidratação: D-Pantenol, Manteiga de Oliva, óleo de Coco Extra Virgem, Babosa e Aminoácidos funcionais;
- Nutrição: Óleo de Rícino, Proteína do ovo, óleo de Coco, azeite de Oliva, óleo de Argan, óleo de Manga, óleo de girassol e óleo de Amla;
- Reconstrução: Colágeno, creatina, arginina, cisteína e queratina.
Receitas para o cronograma capilar
Hidratação com Babosa
Ingredientes: 1 folha de babosa e sua máscara de hidratação favorita.
Modo de preparo: Primeiramente, retire o recheio gosmento da babosa e bata no liquidificador. Em seguida, misture com sua máscara escolhida e aplique nos cabelos massageando bem. Dessa forma, deixe agir por cerca de 30 minutos. Posteriormente, enxágue, aplique condicionador e finalize como de costume.
Nutrição de abacate com mel
Ingredientes: 4 colheres de abacate amassado e 1 colher de mel
Modo de preparo: Misture os ingredientes e aplique nos cabelos. Deixe agir por cerce de 20 minutos e enxágue bem. Por conseguinte, adicione o condicionador e finalize como desejar.
Reconstrução com gelatina
Ingredientes: 2 colheres de gelatina incolor sem sabor, 100ml de água morna e creme de reconstrução capilar.
Modo de preparo: Misture a gelatina na água morna e depois adicione 2 colheres da máscara reconstrutora. Após que a massa ficar homogênea, aplique nos cabelos de mecha em mecha. Massageie bem e deixe agir por 20 minutos. Após isso, enxágue bem e finalize como de costume.
Fontes: Tô de cacho, Beleza na web, Cabelo, Cabelo 2
Imagens: Batom vermelho, Pajaris, Meninices, O Imparcial, Beleza feminina, Ana Maria, Madeixa, Pinterest
Imagem destacada: A Folha Hoje