Dicas & Truques

31 ideias para você acabar com o tédio

Ter um tempo livre pode ser uma benção ou um saco. Nessas horas é bom conhecer opções do que fazer para acabar com o tédio.

Ter tempo sobrando é muito bom, mas às vezes não sabemos o que fazer com esse tempo e o sentimento de vazio pode ser bastante chato. Então, nessas horas nos perguntamos o que fazer no tédio? Felizmente, existe diversas atividades que você pode fazer para acabar com o tédio de forma produtiva ou mesmo prazerosa.

O que fazer quando não se tem nada pra fazer? Não se preocupe, temos várias respostas para essa pergunta. Entre as possibilidades, tem opções para todos os gostos e momentos. Desde atividades para fazer em casa ou mesmo na rua, passatempos de graças ou pagos. Então, tudo vai depender do que você quer e pode fazer no momento.

O que é bom para aliviar o tédio? Isso é pessoal de cada um, pode ser ler um livro, planejar uma viagem, aprender tocar um instrumento, fazer maratona de filmes. Confira essas e outras opções  de atividades para se distrair, e consequentemente vencer o tédio. Muito provavelmente alguma dessas dicas vai te agradar.

O que é o tédio?

Um dos sentimentos mais relacionáveis de todos os tempos é o tédio. Por definição do dicionário, o tédio é descrito como um sentimento de desgosto, aborrecimento e incapacidade de realizar atividades que causam sentimentos de satisfação. Além disso, também pode ser entendido como um sentimento desagradável, resultado de espera.

Contudo, mais recentemente foi publicado uma nova definição para o tédio. Nesse caso, a definição é resultado de uma pesquisa. Nela, eles descrevem o tédio como uma “experiência adversa de querer, mas não conseguir, exercer uma atividade gratificante”.

Sendo assim, em todas essas definições, podemos dizer que o tédio é caracterizado por uma dificuldade em lidar com estímulos. Os sinais mais comuns de uma pessoa entediada, são: falta de vontade de realizar atividades comuns, sentimento de vazio e desinteresse pela realidade no momento. Contudo, no caso do tédio, esses sinais são momentâneos.

Opções  do que fazer no tédio

Tem dias que a gente simplesmente não quer fazer nada, apenas existir, outros a gente sente que precisa fazer algo para não enlouquecer. Existe uma infinidade de opções do que fazer no tédio, e nós reunimos algumas das mais fáceis e divertidas para ocupar seu tempo de uma forma satisfatória. Tem opções para todos os gostos, anseios e para diversos momentos tediosos:

1. Ler um livro

Primeiramente, uma ótima opção do que fazer no tédio é ler um livro. Você pode até não ser um leitor ávido, mas às vezes uma boa leitura é uma boa saída para matar o tédio. Os livros despertam a imaginação e te levam para um mundo diferente, sem que você saia de casa.

Sendo assim, procure um gênero que tenha mais intimidade, ou, seja como for, tente novos gostos. Todo mundo gosta de uma boa história envolvente, então se permita sair da realidade lendo um livro. Se você gosta de livros de romance, confira 12 opções ótimas.

2. Pintar ou desenhar

Somente pelo fato de rabiscar, você já aumenta a sua inteligência, já que ela auxilia na concentração e capacidade de ouvir os outros. Então, para quem gosta de pintar, mas está sem inspiração, pode se inspirar em algum objeto, canto, cômodo da casa ou algum personagem de ficção que goste. Ou quem não sabe nada sobre desenho pode se aventurar nesse universo da arte.

3. O que fazer no tédio: Colorir

Seguindo a mesma pegada da pintura ou desenho, colorir é um bom passatempo. Sabe aqueles livros que vem cheio de desenhos para você dar vida a eles? Não é apenas um passatempo infantil, adultos também podem ser beneficiar da prática de colorir desenhos, invista em lápis de cor e canetinha e mãos à obra. Expressar a criatividade pode ser uma atividade bastante relaxante e prazerosa.

4. Listas

Sim, fazer listas é uma ótima forma de planejar o seu futuro e ocupar o tempo ocioso. Liste lugares que gostaria de conhecer, livros que gostaria de adquirir, ou qualquer outro tipo de lista sem propósitos sérios. Liste também suas coisas favoritas, como filmes, livros ou lugares turísticos.

5. Escrever

Apesar de ser um pouco desafiador, você pode fazer isso de forma amadora mesmo, somente para distrair. Isso ajuda a acabar com o tédio, já que ao invés de estar entediado, estará escrevendo. Desse modo, escreva sobre qualquer coisa que venha a mente, se inspire com tudo que está ao redor. Se você gostar, crie um blog e foque em um assunto que te interesse.

6. Escrever cartas ou e-mails

Escreva algo para alguém que você não vê há um tempo, pode ser um familiar, um amigo. Sabia que você também pode escrever cartas para soldados que estão em batalhas? Ou vítimas de desastres naturais e até mesmo para idosos em casas de repouso? Muitas organizações recebem e encaminham esse tipo de mensagem. Então, além de tirar do tédio, você pode estar ajudando alguém. Legal não é mesmo?

7. Faça presentes

Você não precisa de uma ocasião especial para presentear alguém, e não precisa ser nada extremamente chique ou estiloso. Pinte um vaso de argila, faça uma colagem de fotografias, se você gosta de tricotar, tricote algo, faça um álbum de recortes, enfim. Existem muitas opções para usar o tempo e alegrar o dia de uma pessoa importante para você.

8. Fazer artesanato

Você pode customizar qualquer objeto na sua casa, deixando ele mais com a sua cara. Sendo assim, você pode fazer uma luminária divertida, costurar almofadas com a finalidade de fazer uma gigante, ou até mesmo pintar chaves para achá-las de forma mais fácil quando precisar. Aliás, o tédio pode ser a mãe da arte se você usar o seu tempo de forma criativa, e por que não?

9. Evite a apatia

Você pode se sentir desmotivado para realizar algum tipo de tarefa que precisa fazer, e isso pode ser consequência do tédio. No entanto, lembre-se que você tem motivos para realizar aquele tipo de tarefa e que as coisas não vão mudar se você não fizer. Sendo assim, se motive concentrando no final da tarefa, quando ela estiver pronta e você poder comemorar que a fez.

10. O que fazer no tédio: se exercite

Faça exercícios que te ajudem. Não precisa ser nada pesado, faça caminhadas, corridas, jogue algum esporte que goste como por exemplo, basquete, tênis ou vôlei. Faça alongamentos se preferir algo menos emocionante que um esporte. Ou simplesmente dê uma volta no quarteirão e aproveite a vista, mesmo que seja repetida, veja o lado positivo e procure encontrar pequenos detalhes que uma vez passaram despercebidos.

11. Aprenda Yoga

O tédio pode ser a porta de entrada para novas descobertas. Então, que tal aprender yoga? Se for iniciante, tome cuidado e procure aprender aulas básicas na internet, tem uma infinidade delas. Além disso, esse exercício é para se sentir confortável com mente e corpo, mal não vai fazer.

12. Aprenda uma habilidade

Estude algo novo sempre que estiver entediado. Seja pintura, desenhos, esculturas, aprender a cantar, tocar algum instrumento. Não apenas, você também pode ler livros de receitas para preparar pratos diferentes. Experimente, de fato, culinárias que nunca provou antes. Aprender uma nova habilidade ou aperfeiçoar uma aptidão é uma ótima forma do que fazer no tédio.

13. Faça jardinagem

A jardinagem vai te motivar a estar sempre em movimento e sair de casa. Visite lojas de jardinagem e, isto é, compre as plantas e sementes que gostar ou se interessar. Nesse meio tempo, compre um livro de jardinagem, caso seja iniciante, e entenda mais como funciona. Então, caso não tenha espaço para um jardim completo, utilize pequenos vasos para colocar dentro de casa. Cuidar de plantas pode ser uma atividade muito gratificante e saudável.

14. O que fazer no tédio: planejar uma viagem

Planejar viagens é uma ótima forma de passar o tempo. Uma coisa é fato, todo mundo gosta de viajar, mas nada melhor do que uma viagem bem planejada. Isso evita muito estresse e perrengue. Então use o tempo ocioso para pensar onde vai passar o próximo ano novo, ou Natal ou uma viagem com os amigos.

15. Reorganizar a casa

Sempre há algo para ser feito em casa. Desde organizar livros por ordem alfabética, ou até mesmo organizar um guarda roupas que há muito tempo não vê organização. Portanto, use o seu tempo tempo para isso, pode ser muito revigorante arrumar a casa.

16. Faça o que tanto adia

Sempre tem aquela tarefa que você não quer fazer no momento e deixa pra depois. Em resumo, é bem melhor fazer ela logo, ao invés de adiar novamente e continuar no tédio.

17. Interaja com pessoas

Você pode jogar online com amigos por exemplo, existem inúmeros jogos na internet para te ajudar a sair do tédio e ainda se conectar e passar um tempo legal com os amigos. Existem jogos para pc, smartphone e videogames. Portanto, utilize o que achar melhor.

18. O que fazer no tédio: jogar com os amigos

Caso você more com mais alguém, você pode jogar qualquer jogo usando somente a imaginação. Se bem que, existem jogos como verdade ou desafio, stop, detetive, adedonha entre outros. Jogos de improviso também são ótimos, assim como de tabuleiro. Sempre tem alguma coisa pra te ajudar a acabar com o tédio.

19. Conheça um café novo

Chame um amigo e vá para um café conversar e passar o tempo. Dessa forma, você não precisa gastar muito dinheiro e ainda passa um bom tempo acompanhado. Caso ninguém possa ir com você, vá sozinho e veja se tem outra pessoa sozinha também e puxe assunto, apesar de tudo, isso pode ajudar a formar uma nova amizade.

20. Reveja filmes antigos com amigos

Você deve ter algum filme antigo em casa não é mesmo? Então chame os amigos e reveja filmes clássicos da sua infância e acabe com a monotonia. No entanto, você pode ver filmes online também, através de plataformas online.

Contudo, se estiver sozinho, contate um amigo para ver um filme ao mesmo tempo que você, para que conversem sobre o filme por mensagens durante sua exibição. Assim, estará acompanhado, mesmo sem ninguém por perto.

21. Fazer compras em um brechó

Muitas situações fazem, de fato, com que as pessoas fiquem presas em casa por não ter dinheiro para fazer algo divertido. Mas você não precisa necessariamente ser rico para fazer compras. Desse modo, visite o brechó mais próximo e se divirta experimentando roupas engraçadas e com um preço relativamente baixo.

22. Seja um turista na sua própria cidade

Planeje um dia e visite todos os pontos turísticos da sua própria cidade. Sendo assim, coma em restaurantes conhecidos e reveja lugares que  normalmente você não dá valor.

23. O que fazer no tédio: uma sessão fotográfica

Chame alguns amigos, coloque algumas roupas elegantes, faça uma maquiagem, sobretudo divertida e faça uma sessão de fotos. No entanto, não precisa ser nada sério caso não queira, apenas registre os momentos para lembrar depois.

24. Veja fotos engraçadas na internet

O que fazer em uma madrugada de tédio? A internet pode salvar muitas pessoas com o entretenimento, e eventualmente, sabendo usá-la, ela pode ser uma incrível aliada. Então, procure por fotos fofas de filhotes ou veja memes divertidos e compartilhe com os amigos.

25. O que fazer no tédio: um bolo

Procure receitas fáceis na internet sobre como fazer um bolo. Pode ser, algo bem divertido e produtivo para passar o tempo, além de ter um bolo delicioso para comer depois.

26. Dançar

Coloque uma música que goste bastante e comece a dançar na sala. Nesse caso não vai precisar ter receio dos próprios passos e vai aproveitar bastante. Então, caso queira, aprenda com alguns vídeos de dança da internet. Desse modo, gasta energia, se diverti e ainda acaba com o tédio, tudo em um pacote só.

27. O que fazer no tédio: olhar álbuns antigos de fotografia

Certamente você possui algum álbum fotográfico antigo. Então, que tal relembrar momentos e pessoas marcantes da sua vida revendo essas fotos. Além de tudo podem ser uma atividade bem divertida e nostálgica, e que poderá te surpreender com a mudança que adquiriu ao passar dos anos.

28. Faça um dia de spa em casa

Se estiver muito entediado e gostar, tire um dia para cuidar de si mesma. Use esse tempo para te mimar, fazer uma espécie de spa em casa, com máscaras faciais, música e skincare. Esse programa com certeza vai te relaxar e te renovar para um ótimo novo dia.

29. Maratonar suas séries favoritas

Caso você goste de séries, fazer uma maratona da sua favorita pode te deixar empolgado e o tédio não vai aparecer. Mas lembre-se de tirar um tempo para descansar, já que não é saudável passar tanto tempo parado.

30. O que fazer no tédio: cuidar de si mesmo

Sempre tire um tempo para você e foque naquilo que principalmente está te atrapalhando e melhore. Contudo, isso pode ser cosias simples, como fazer as unhas ou mudar o visual.

31. Atualizar as redes sociais

Finalmente, dar uma atualizada nas redes sociais que faz tempo que você não muda nada. Use esse tempo ocioso para apagar postagens que não se identifica mais e mudar a foto do perfil por uma mais atual. Aliás, faça isso também no seu perfil do LinkedIn, afinal não é bom deixar desatualizado.

LEIA MAIS: 

Lista com 75 hobbies femininos para você escolher o seu

Técnica Pomodoro [25 minutos]: saiba como ser MUITO mais produtiva

Lugares para viajar sozinha: 8 destinos perfeitos no Brasil e no mundo

20 maneiras de fazer mais amigos na vida adulta

Livros de romance – 12 livros de romance que você deve ler

86 perguntas que são dicas de assuntos para conversar

Fontes: Wikihow, Guia da semana, IBC coaching Brasil Escola 

Bibliografia:

  • EASTWOO, J. D, Frischen, A, Mark, J. F., & Smilek, D (2012). The Unengaged mind: defining boredom in terms of attention. Perspectives on Psychological Science, 7(5), 482-495. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/230801476_The_Unengaged_Mind_Defining_Boredom_in_Terms_of_Attention

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

4 19 votos
Dê a sua opinião

guest
21 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Fvjfnnsfnfx
Fvjfnnsfnfx
14 de janeiro de 2022 15:41

Lixo

jeymeica
jeymeica
16 de janeiro de 2022 14:55

hihiihhihi

Maya
Maya
21 de janeiro de 2022 16:14

Sla nn gostei, achei q tudo na lista estava meio odvio, mais eh legal sla kk

Violeta
Violeta
15 de maio de 2022 12:21
Responder para  Maya

amei kkkkkkkkk eu sei q eh bué antigo mas amei🙄💅kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Thaís
Thaís
22 de janeiro de 2022 16:25

Gostei das ideias! São coisas que pensamentos em fazer, mas não fazemos.

Fefe
Fefe
13 de fevereiro de 2022 13:39

Não achei muito enteressante, sla kkk

Fefe
Fefe
13 de fevereiro de 2022 13:41
Responder para  Fefe

Mas tambem achei algumas legais!

Mayara
Mayara
16 de fevereiro de 2022 17:51

Não ajudou

Testas
Testas
16 de fevereiro de 2022 18:29

uma merda nao aprendi nada

Isabelly
Isabelly
1 de março de 2022 18:14

Mais ou menos

nao
nao
20 de março de 2022 11:20

horrívellllllll

cleitinho
cleitinho
16 de abril de 2022 13:25

deu algumas ideias do que fazer

tchibraudaudam
tchibraudaudam
23 de abril de 2022 15:23

gostei

Violeta
Violeta
15 de maio de 2022 12:23

sla n gostei mn é q n é mt lgl sb mas até gst um pouco de n d+ mas at fc bm

não leia meu nome (voce praticamente já leu)
não leia meu nome (voce praticamente já leu)
24 de maio de 2022 22:38

Assim,só uma coisa me ajudou,o resto eu odiava ou não dava pra fazer é isso

aaaa
aaaa
3 de julho de 2022 15:02

nao gostei

Tédio
Tédio
17 de julho de 2022 20:58

Eu até quero fazer as coisas mas não tenho como fazer 🤡 Estou doente 😞

Cristiane
Cristiane
18 de julho de 2022 07:58

A própria leitura promove relaxamento, renova as ideias e sugere outras possibilidades… inclusive é possível criar outras possibilidades à partir dessas. AMEI muito proveitoso ❤️❤️❤️

Arthur
Arthur
24 de julho de 2022 22:49

Gostei muito

endo endo endo to comendo o cu de quem ta lendo
endo endo endo to comendo o cu de quem ta lendo
1 de agosto de 2022 18:19

so gostei de escrever depois disso mais nada

Jimin
Jimin
3 de setembro de 2022 16:37

Não ajudou eu queria fazer alguma coisa como sair de casa explorar não sei mais


Escolhidas para você