MENU
Removedor de esmalte e acetona, qual é o melhor? – Diferenças e tipos
Afinal, tem diferença entre removedor de esmalte e a acetona? Qual a melhor opção? Qual é mais eficiente e maltrata menos a saúde das unhas?

Você também faz parte do time das mulheres que só se importam com o esmalte de qualidade acabam esquecendo da qualidade do removedor de esmalte? Se sim, chega mais porque nós, do Área de Mulher, também ÉRAMOS assim.
Porém, não somos mais assim. Até porque descobrimos as vantagens e desvantagens de se ter um removedor de esmalte de qualidade.
Certamente, remover o esmalte continua sendo aquela tarefa meio chata para algumas. Ainda mais se for aquele famoso esmalte vermelho, ou então aquele cheio de glitter. Contudo, uma das principais diferenças entre a acetona e o removedor de esmalte é o fato de a acetona conseguir remover o esmalte mais rápido.
Ficou curiosa? Então vem conferir mais detalhes.
Acetona X Removedor de esmalte

Apesar de ambos terem a mesma função, que é retirar o esmalte da unha, eles possuem propriedades e resultados diferentes. A primeira característica que se difere entre os produtos é o cheiro. Por exemplo, o cheiro da acetona é bem mais acentuado que o do removedor de esmalte.
Além disso, como já dissemos, por ter um solvente mais forte que do removedor de esmalte, a acetona consegue tirar o esmalte com mais rapidez. Porém, a acetona tem uma ação danificadora mais potente que o outro produto. Ou seja, ela pode desidratar a unha ou então causar inflamações da cutícula e surgimento de fungos.
Enquanto isso, o removedor de esmalte não mancha a unha e ainda contém propriedades hidratantes. Assim, podemos destacar que a acetona, além de ressecar e manchar a unha, também deixa a deixa mais fraca.
Já, o removedor, por ter uma mistura de óleos, vitaminas e outros ingredientes mais hidratantes em sua composição; é mais indicado para a saúde da unha. Até porque não se trata de um produto agressivo, não causa alergia, ressecamento e ainda tem um cheiro mais brando.
Tipos de Removedores de Esmalte

Sobretudo, se você vê uma certa dificuldade em aceitar e começar a usar o removedor de esmalte, temos uma boa notícia. Basicamente, o removedor existe em inúmeros tipos de produtos. Ou seja, você pode escolher um com o qual você se adapte mais.
De modo geral, existem esponjas, lenços e muito mais. Existem, inclusive, potinhos que você coloca o dedo entre as esponjas umedecidas com removedor, e elas limpam sua unha em segundos.
Além desses, podemos citar a caneta. Basicamente, ela é mais indicada para limpar aqueles cantos chatos, onde as sobras dos esmaltes se acumulam.
Contudo, quem já usa esse tipo de removedor afirma que ele não é tão eficaz assim para tirar todo o esmalte. Porém, a caneta só pode te salvar por fazer o acabamento da remoção do esmalte.
Os lenços umedecidos, por outro lado, são considerados práticos e eficazes. Porém, o ponto negativo deles é o fato de deixarem a mão oleosa após o uso.
Por causa disso, o mais indicado continua sendo o velho hábito de usar o algodão com o removedor de esmalte.
5 mitos e verdades sobre a acetona e o removedor de esmalte
1 – A acetona enfraquece as unhas e resseca as cutículas

Mito.
Em certas situações, essa afirmação pode se transformar em mito. Como já dissemos, a acetona contém substâncias que podem causar o ressecamento e a opacidade das unhas e da pele ao redor. Porém, isso só ocorrerá se a área não receber hidratações constantes.
Portanto, se a área ficar desidratada a acetona pode sim, deixar a unha mais fraca e quebradiça.
2 – É preciso esfregar muito as unhas com removedor?

Mito.
Apesar de a acetona ser mais ágil para tirar o esmalte, o removedor de esmalte não é tão inferior assim, a ponto de dificultar a retirada do esmalte. Até porque, a quantidade de acetona que tem dentro do removedor é suficiente para retirar o esmalte de forma saudável.
Inclusive, se você já teve dificuldade em tirar o esmalte com o removedor, nós te indicamos a umedecer um pedaço de algodão com o removedor, e deixar sobre as unhas por alguns segundos. Logo após, só retire o algodão, que as unhas já estarão limpas.
3 – Acetona deixa as unhas esbranquiçadas?

Verdade.
Basicamente, a acetona como já dissemos deixa as unhas ressecadas. Consequentemente, elas ficarão com um aspecto mais esbranquiçado que o normal, na superfície. E principalmente, aquelas unhas que já são bem sensíveis e quebradiças, por natureza. De modo geral, a nossa dica novamente será manter a hidratação constante na área.
4 – O removedor de esmaltes pode hidratar a pele?

Verdade.
Sobretudo, o removedor de esmalte contém em sua composição óleos e outras substâncias que hidratam a pele. Além do mais, eles são considerados por alguns especialistas, como hipoalergênicos. Portanto, os removedores além de retirar o esmalte, também hidratam a pele em volta das unhas.
5 – Não é indicado usar acetona para retirar o esmalte de unhas artificiais

Verdade.
A princípio, aquelas unhas artificiais de acrílico, são unhas sensíveis. Por isso, o solvente da acetona, por ser maior pode danifica-las mais rápido. Já nas unhas de fibra, por serem mais parecidas com vidro, a acetona não danifica tanto. Porém, mesmo assim é indicado usar o removedor. Até porque, ele evita que as unhas fiquem com alergia e opacas.
Enfim, nós conseguimos fazer você mudar de opinião, em relação aos removedores de esmaltes?
Calma, que ainda temos mais conteúdos para compartilhar com você: Top coat e extra brilho, qual a diferença entre eles? E para que servem?
Fontes: Beleza e saúde, Tudo sobre make
Imagem de destaque: Whalicate