Maternidade

Até que idade a mulher pode engravidar?

A gravidez tardia é caracterizada pela gestão depois dos 40 anos, mas uma mulher pode engravidar até os 55 anos, como a atriz Claudia Raia.

Quando o assunto é maternidade, uma pergunta muito recorrente é: até que idade a mulher pode engravidar? É difícil dizer uma idade exata, visto que cada mulher tem suas próprias peculiaridades e ambições. Hoje os tempos são outros e as mulheres encaram a gravidez de outra forma, optando por ter filhos cada vez mais tarde.

Mas, segundo a ciência, uma mulher pode engravidar naturalmente até a menopausa, que ocorre geralmente entre os 45 a 50 anos, mas que pode ser mais tarde para algumas mulheres.

Prova disso é a atriz Claudia Raia que anunciou recentemente que está grávida pela terceira vez aos 55 anos de idades. Assim como a atriz, outras famosas como Solange Couto e Márcia Goldschmidt que também foram mães depois dos 50.

Até que idade é possível uma mulher engravidar naturalmente?

Para responder essa pergunta é preciso considerar a reserva ovariana que cada mulher nasce e vai perdendo ao longo da vida.

Então, desde a primeira menstruação até a última, a cada ciclo menstrual, vários folículos (que guardam um único óvulo) são recrutados, contudo, apenas um se desenvolve e libera o óvulo para ser fecundando. Portanto, com o passar do tempo, naturalmente a reserva ovariana vai diminuindo, até que finalmente não tenha mais folículos que possam resultar em uma gravidez. 

Sendo assim, o pico reprodutivo da vida da mulher é dos 20 aos 30 anos, tendo boas chances de engravidar até os 37. Após esse período é mais difícil engravidar e caso dê certo, será uma gestação considerada tardia. Mas até a menopausa, que ocorre entre os 45 a 50 anos, em algumas mulheres mais isso, ainda é possível engravidar de forma natural, mesmo que a dificuldade seja ainda maior. 

Quais outras condições influenciam na capacidade reprodutiva da mulher?

Com o envelhecimento da mulher é natural a menor quantidade de óvulos, contudo, os gametas também perdem qualidade, o que pode comprometer a saúde do embrião e resultar em abortos espontâneos. Desse modo, para que a gravidez tardia aconteça, os órgãos do aparelho reprodutor feminino precisam estar saudáveis e aptos. Mas além da idade, outras condições e alterações podem acabar influenciando na capacidade de engravidar da mulher. As mais comuns são:

  • Menopausa precoce, ou seja, o fim da fase reprodutiva antecipada;
  • Desequilíbrios hormonais e síndrome dos ovários policísticos;
  • Doenças como endometriose;
  • Obesidade;
  • Doenças autoimunes;
  • Miomas uterinos;
  • Pólipos endometriais;
  • Infecções sexualmente transmissíveis;
  • Por fim, tumores que afetam o sistema reprodutor feminino.

Cláudia Raia e a gravidez aos 55 anos

Até que idade uma mulher pode engravidar? Se essa mulher for Claudia Raia até os 55. Isso porque no dia 19 de setembro de 2022, a atriz surpreendeu os seus fãs e seguidores ao anunciar sua terceira gravidez. A atriz de 55 anos já é mãe de de Enzo de 25 anos e Sophia de 19, frutos do seu relacionamento com o ator Edson Celulari.

Agora ela anuncia que a família vai aumentar com o primeiro filho com seu marido Jarbas Homem de Melo. O casal que está super animado com a novidade publicou um vídeo onde aparecem sapateando juntos e ao final da coreografia Claudia mostra a barriga de grávida. “Não é novidade nosso sonho de sermos pais! E não é que ele se realizou? Eu e Jarbas estamos grávidos!”, dizia a legenda do vídeo.

Além do vídeo publicado, a atriz também contou detalhes da descoberta nos seus stories. “Quando a médica me pediu um exame de sangue de gravidez, falei ‘Amor, você está bem louca! De onde você tirou isso? Eu tenho 55 anos de idade’. Ela falou ‘Mas eu preciso investigar, porque todas as suas taxas estão diferentes, estão estranhas'”. 

E pelo visto ela vem de uma família em que as mulheres têm a fertilidade prolongada. Ela contou que a sua mãe a teve aos 45 anos de idade.

Outras famosas que tiveram gravidez tardia

Enfim, Claudia não é a única famosa a experimentar uma gravidez depois dos dos 40/50 anos de idade. Confira quem mais teve filhos nessa faixa etária:

Solange Couto

A também atriz Solange Couto teve o seu terceiro filho aos 55 anos de idade.

“Como eu queria perder peso e não conseguia, fui à minha médica ortomolecular. Ela me pediu um exame completo de sangue. No resultado, descobrimos que três hormônios estavam com taxas fora do nível normal. A partir daí, comecei a fazer um tratamento. Ficamos surpresos com a gravidez, claro, mas meu ginecologista falou que a mulher pode engravidar até perto da menopausa. Eu estava na curva da menopausa, e com vida sexual ativa”, contou Solange em entrevista ao site O Globo, na época.

Janet Jackson

A irmã de Michael Jackson, Janet Jackson deu à luz ao seu primeiro filho em 2019, aos 50 anos de idade. Na época, foi divulgado que a cantora teve um parto saudável e sem nenhum tipo de complicação.

Márcia Goldschmidt

Também aos 50 anos de idade, a apresentadora e escritora Márcia Goldschmidt teve uma gestação tardia. Aliá, no caso dela, ela deu à luz à gêmeas. Contudo, Yanne e Victória nasceram prematuras, com apenas 5 meses. Sendo assim, precisaram de cuidados especiais após o parto.

Viviane Araújo

A atriz Viviane Araújo foi mãe pela primeira vez um pouco mais jovem que as demais mulheres dessa lista, aos 47 anos, que ainda é considerado uma gravidez tardia. Ela deu à luz a Joaquim em uma cesariana, o menino é fruto do seu casamento com Guilherme Militão.

Riscos de uma gravidez tardia

Então, apesar de possível uma gravidez saudável após os 50 anos, esse tipo de gestação implica em alguns riscos:

  • Alterações no crescimento fetal, resultado no nascimento de crianças menores do que a média;
  • Aumento de ocorrências de pré-eclâmpsia, ou seja, a elevação dos níveis de pressão arterial;
  • Maiores chances de ter um prato prematuro;
  • Descolamento prematuro de placenta;
  • Diabetes gestacional (confira nossa matéria completa sobre o assunto e os riscos);
  • Aumento das chances de ter um parto por cesariana;
  • Maiores índices de abortos espontâneo;
  • E maiores riscos do bebê nascer com necessidade de atendimento em UTI neonatal.

LEIA MAIS:

Bibliografia:

  • GOMES, JÚLIAS. C. O, DOMINGUETI, CAROLINE PEREIRA. Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu , Divinópolis, MG, Brasil. Fatores de risco da gravidez tardia. Publicado 2021-12-23. Disponível em: https://www.bjhp.crfmg.org.br/crfmg/article/view/139/95
  • FERREIRA, Eloiza Araujo; SANTOS, Raí­za Parra dos SANTOS; FELICIANO, Carolaine de Sousa; XAVIER Rayanne Ferreira; DÉO, Elisandra de Mello. A Gravidez Após os 35 ano. Disponpível em: https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/2905

Fontes: Marie Claire Marie Claire Notícias da TV  Artmedicina Viva Bem Genics 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você