Maternidade

Como calcular a idade gestacional em semanas e meses?

Entenda como calcular a idade gestacional e os motivos que levaram os especialistas a fazerem o uso das semanas de gravidez no cálculo.

A descoberta de uma gravidez provoca um amontoado de emoções e sentimentos singulares. Com certeza, é um momento mágico e único na vida dos futuros pais. Porém, pode trazer dúvidas e incertezas. Por isso, aprender como calcular a idade gestacional (IG) pode ser muito importante e esclarecedor para entender um pouco mais sobre essa fase.

Nesse sentido, são muitas expectativas e questionamentos em volta daquela nova vida que está se formando. Logo, entender sobre aspectos gerais da gestação auxilia a simplificar o processo e controlar a ansiedade que pode ser prejudicial nesse ciclo. É o que todos queremos, certo?

Dessa maneira, calcular a idade gestacional pode ser confuso no início, principalmente na primeira gravidez. Assim, devemos usar meses, semanas ou dias? Como descobrir a minha idade gestacional? Vamos descobrir as respostas para esses questionamentos logo abaixo.

Razão para que o cálculo seja feito em semanas e não em meses

O motivo pelo qual o cálculo da idade gestacional é feito em semanas é bem simples, na verdade. Afinal, os meses do ano não têm a mesma quantidade de dias. Por exemplo, alguns meses possuem 30 dias, outros possuem 31. No caso de fevereiro, a discrepância é ainda maior, ele pode ter 28 ou 29 dias.

Entretanto, calcular o tempo de gravidez com base nos dias não seria nada prático. Portanto, já que as semanas sempre terão 7 dias, essa é a conta mais funcional a se fazer. Isso torna os cálculos mais exatos e seguros.

Como calcular a idade gestacional em semanas?

Como calcular a idade gestacional: estimativa para semanas e meses

A princípio, a data de sua última menstruação (DUM) será seu ponto de referência para calcular a IG. Assim, a partir dela, a cada 7 dias conta-se semana. Para facilitar, também é possível contar o total de dias desde a última menstruação (DUM) e dividir por 7. Dessa forma descobriremos quantas são as semanas de gestação.

Por exemplo, supondo que sua DUM foi dia 9 de setembro e hoje é dia 10 de novembro, então são 63 dias de gestação, que dividido por 7 resulta em 9. Logo, sua idade gestacional é de 9 semanas. Simples, não é mesmo?

Como calcular a idade gestacional em meses?

Habitualmente, o bebê nasce na 40° semana de gestação. Contudo, a partir da 39° até a 41° semana, o parto pode ocorrer tranquilamente. Então, com base nisso, listamos abaixo a conversão da IG em meses.

  • 1 mês: até 4 semanas e meia;
  • 2 meses: de 4 semanas e meia até 9 semanas;
  • 3 meses: 10 a 13 semanas de gravidez;
  • 4 meses: 13 semanas e meia até 18 semanas;
  • 5 meses: de 19 semanas até 22 semanas;
  • 6 meses: de 23 até 27 semanas de gestação;
  • 7 meses: 28 a 31 até semanas;
  • 8 meses: de 32 até 36 semanas;
  • 9 meses: de 37 a 42 semanas de gravidez.

Como proceder caso não lembre a data da última menstruação

Caso, eventualmente, não saiba a data da DUM, é necessária a realização de uma ultrassonografia de primeiro trimestres para calcular a idade gestacional com melhor exatidão. Além disso, o médico também pode considerar a quantidade de Beta HCG e a altura uterina após a décima segunda semana de gravidez da paciente.

Como descobrir a data provável para o parto

Como calcular a idade gestacional: estimativa para semanas e meses

Para descobrir a possível data do nascimento do bebê, existe uma regra chamada Naegele que pode auxiliar. Assim, é necessário somar 7 dias a última data de menstruação e subtrair 3 do mês em que ela ocorreu. Sobretudo, como já dito, o nascimento pode acontecer entre a 39° e 41° semanas, então não é um cálculo exato, é somente uma possibilidade.

Para exemplificar, caso a última DUM tenha sido dia 9 de setembro de 2021, somaremos 7 dias a essa data, ou seja, dia 16 de setembro. A seguir, diminuindo três meses, ficará dia 16 de junho. Por fim, acrescenta-se 1 ano a essa data. Desse modo, a data provável para o parto será dia 16 de junho de 2022. Parece complicado, mas seguindo a regra, fica mais claro para resolver.

Então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Diabetes gestacional

Bibliografia

PEREIRA, Ana Paula E. et al. Determinação da idade gestacional com base em informações do estudo Nascer no Brasil. Cad. Saúde Pública. Vol 30. 59-70, 2014

JYOTHSNA, B. et al. Gestational Age Correlation by Last Menstrual Period, Ultrasonography and Newballardscore. International Journal of Contemporary Medical Research. Vol 5. 7 ed; 77-83, 2018

HALL, Eric S. et al. Evaluation of Gestational Age Estimate Method on the Calculation of Preterm Birth Rates. Matern Child Health J. 2013

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você