O que NÃO comer durante a menstruação

Além dos sintomas característicos dessa fase, temos uma péssima notícia: tem alimentos que são proibidos durante a menstruação. Confira quais:

Durante os dias da menstruação, a mulher vivencia diversos sintomas incômodos, como a cólica menstrual, dor de cabeça e mal estar. Então, além de todo desconforto que ela pode causar, ainda temos uma notícia ruim: existem alguns alimentos proibidos durante a menstruação. E existe um porquê por trás disso.

Apesar desses sintomas serem característicos do período, existem alguns alimentos que pioram o quadro e devem ser evitados durante esse período. Sendo assim, as suas escolha alimentares podem ajudar a enfrentar esse momento com menos desconfortos ou mesmo piorar.

Entre os alimentos proibidos durante a menstruação, podemos citar o café, o sal, pimenta, e carne vermelha. Por exemplo, se você parar de tomar café durante os dias sangrentos muito provavelmente você vai ficar menos irritada e até mesmo a quantidade e a intensidade das cólicas tendem a diminuir. Dá para acreditar?

Portanto, evitando esses alimentos e fazendo escolhas mais saudáveis, a alimentação pode ser uma grande aliada da mulher durante a menstruação. Vamos ver quais são os vilões e os mocinhos da alimentação durante a menstruação.

Alimentos proibidos durante a menstruação

Não é como se eles fossem realmente proibidos durante a menstruação. Na verdade, podemos até ingerir esses alimentos, contando que seja em poucas quantidades. Mas se possível, o melhor mesmo é evitar já que eles podem piorar os sintomas da menstruação.

1. Café

O café está em primeiro na lista dos alimentos proibidos durante a menstruação. Assim como outros alimentos ricos em cafeína, como Coca-Cola e alguns chás. Isso porque a cafeína pode causar a retenção de líquidos e o inchaço, além é claro de provocar mais agitação e estresse, e aumentar as chances de cólica. Contudo, se você tem o costume de tomar muito café diariamente, considere reduzir o seu consumo durante esse período.

Aliás, aprenda a fazer uma massagem para cólica menstrual.

2. Sal

O sal em excesso é o vilão da alimentação, nessa fase então, é um dos alimentos proibidos durante a menstruação. Isso porque em grandes quantidades, o sal favorece a retenção de líquidos, consequentemente, causando o inchaço, que é um dos principais desconfortos nessa fase.

3. Batata frita

A culpa, claro, não é só da batatinha frita, mas de tudo que for frito e rico em gordura. Durante a menstruação, esse tipo de alimento tem uma forte influência sobre a atividade hormonal. Especialistas explicam que a gordura em excesso, nessa etapa do mês, aumenta a contração uterina, uma vez que interfere também na maior produção do estrogênio.

4. Arroz branco

Até mesmo o “branquinho” de todos os dias pode ser um veneno durante a menstruação, sabia? Isso porque ele contribui para o aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que interfere bastante na mudança de humor das mulheres. O ideal, pelo menos neste período, é abrir espaço para o arroz integral em seu prato.

5. Bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas trás uma série de efeitos negativos ao organismo, especialmente nesse período. O álcool pode causar desidratação, piorando as dores de cabeça, e causando também o inchaço. Além disso, o consumo exagerado de bebidas pode aumentar a sensação de tristeza e irritabilidade que já é comum nessa fases.

6. Açúcar

O consumo de chocolate, e outros alimentos ricos em açúcares também não é recomendado para os dias de menstruação. Isso porque o açúcar resulta em uma oscilação dos níveis de energia do organismo. Ou seja, inicialmente ele gera um pico de energia, mas esse pico de energia cai repentinamente, podendo afetar o humor. Então, isso acaba fazendo com que as mulheres fiquem mais irritadas, ansiosas e depressivas.

7. Embutidos

Salaminhos, presuntos, peito de peru e toda aquela série de embutidos maravilhosos devem ser evitados. Assim também deve ser com a maioria dos alimentos processados, cheios de conservantes e sal. Isso porque alimentos deste tipo contribuem bastante para o aumento dos inchaços, devido ao sódio. Eles também podem deixar esses dias ainda mais desconfortáveis.

8. Comida picante

É comum para muitas pessoas ao ingerirem comida muito picante, sentir os efeitos negativos, como diarreia, dores de estômago e náuseas. Então, se você é uma dessas pessoas, o melhor é evitar totalmente comida muito apimentada.

9. Carne vermelha

A carne vermelha é um alimento rico em ferro. Contudo, o consumo em grandes quantidades pode estar associado a níveis elevados de prostaglandina que podem favorecer cãibras durante a menstruação.

Desejo por determinados alimentos

Então, após essa lista de alimentos proibidos durante a menstruação, vemos que muitos deles é comum sentir mais vontade de comê-los durante essa fase. Um exemplo bem popular é o chocolate e guloseimas. O que é completamente normal, sentir desejo por determinados alimentos durante aqueles dias.

Contudo, isso tem uma explicação. Isso é resultado do aumento dos níveis de progesterona antes da menstruação, o que está diretamente ligado ao aumento do apetite. E se não o bastante, com as mudanças de humor constantes, é comum recorrer a comida como uma forma de conforto, e quase nunca essa comida é a mais saudável.

No entanto, não se deve eliminar completamente aquela comida que tanto gosta, o segredo para uma vida equilibrada é a moderação. E isso vale para o período da menstruação e todos os outros.

Alimentos que ajudam durante a menstruação

E agora que sabemos o que evitar, ou pelo menos diminuir na alimentação, vamos conhecer os alimentos que ajudam a melhorar os sintomas comuns dessa fase.

1. Água

A hidratação é fundamental todos os dias da nossa vida, mas nessa fase é importante apostar na ingestão de líquidos para melhorar os incômodos. Estando hidratada, o risco de ter dores de cabeça, é muito menor.  Aumentar o consumo de frutas, especialmente as ricas em água, como a melancia, é uma forma de manter a hidratação em dia.

2. Folhas verde

Nessa fase, é comum uma queda nos níveis de ferro, ainda mais no caso de fluxo menstrual abundante. Então, uma opção de equilibrar isso é consumindo vegetais de folhas verdes, como couve ou espinafre. 

3. Gengibre e cúrcuma

O chá de gengibre pode ser um ótimo aliado para aliviar as dores musculares e náuseas. Mas, não exagere, o ideal é 4g de gengibre por dia, mais do que isso pode resultar em uma azia indesejada. A cúrcuma é famosa pelos sua ação anti-inflamatória, que ajuda a aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual.

4. Frango

A carne de frango é uma ótima opção para manter o apetite controlado, já que ela é rica em proteína. Sendo assim, proporciona uma sensação de saciedade mais longa.

5. Peixe

O peixe também é rico em ferro, que é fundamental durante essa fase, já que evita que os níveis de ferro caiam muito. Além disso, o ómega-3 presente na carne do peixe, ajuda a diminuir a inflação e a intensidade das dores comuns do período.

6. Chocolate amargo

Para quem ama chocolate, uma boa notícia. O chocolate amargo é muito bom nessa fase. Portanto, 100 g desse alimento por dia, ajuda a reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual.

7. Frutos secos

Assim como o peixe, os frutos secos são ricos em ómega-3, além de conterem outras vitaminas e minerais. Sendo assim, é super indicado incluir na sua alimentação os frutos secos, como amêndoas, castanhas e outros. 

8. Quinoa, lentilhas e feijão

Primeiramente, a quinoa, que é rica em ferro, proteína e magnésio, e ajuda a aumentar a sensação de saciedade a proporciona energia. Já as lentilhas e o feijão, ambas leguminosas ricas em proteína e ferro, que são muito necessários durante esses dias.

9. Iogurte

É comum para muitas mulheres apresentarem infecções fúngicas ginecológicas, durante ou depois a menstruação. Portanto, as alimentos probióticos como é o caso do iogurte, favorecem o desenvolvimento de bactérias benéficas que ajudam a combater as infecções.

LEIA MAIS: 

Sintomas de menstruação: conheça os 13 principais sinais

Atraso na menstruação: até quanto tempo é considerado normal?

Como aliviar a cólica menstrual sem tomar remédio

5 chás para a menstruação descer

Pouca menstruação: quais são as possíveis causas do problema?

Coágulo na menstruação: 7 possíveis causas + como tratar

Menstruação prolongada – Possíveis causas e tratamento

Menstruação causa anemia? Entenda melhor o assunto e as causas

Como regular a menstruação? Dicas fáceis e chás para ajudar no problema

Menstruação chegando – Como interpretar os sinais corretamente

Fonte: Cuf


Outras postagens

5 3 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
3jjghj
3jjghj
12 de novembro de 2021 22:13

Tomei energético, isso vai interferir?