Muitas pessoas acreditam que sentir dor ao urinar possa ser um sinal de infecção urinária. No entanto, outras doenças causadas por falta de hábitos saudáveis também podem causar dor ou desconforto. Como hiperplasia benigna da próstata, inflamação do útero, tumor na bexiga, candidíase ou pedras nos rins, por exemplo.
Em suma, inflamações no trato urinário (região onde a urina é produzida, armazenada e expelida) costumam ser responsáveis por causar dor ou ardência ao urinar. Também conhecida como disúria, é um problema muito comum entre as mulheres, principalmente durante a gravidez. Embora homens e crianças também possam desenvolver o distúrbio.
Ademais, além da dor, também podem surgir outros sintomas como ardência, sangue na urina ou até mesmo dificuldade em urinar. No entanto, para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado, é importante procurar um ginecologista, ou no caso dos homens um urologista. Enfim, saiba quais são as possíveis causas de dor ao urinar.
Dor ao urinar: principais causas
Ao sentir dor ao urinar pode indicar problemas relacionados ao sistema urinário, que podem ser causadas por fungos, infecções sexualmente transmissíveis ou devido à alergia de algum produto, entre outros.
1- Cistite
Em suma, um das causas de dor ao urinar é devido a uma infecção urinária que afeta a bexiga, chamada de cistite. Ademais, entre os sintomas estão:
- Vontade frequente de fazer xixi
- Ardor
- Presença de sangue na urina
- Febre
- Mal-estar
- Urina turva ou escura
Enfim, ao sentir esses sintomas é importante procurar um médico. Dessa forma, após a confirmação do diagnóstico o médico poderá indicar o tratamento adequado com o uso de antibióticos para combater a infecção.
2- Pielonefrite
No caso da pielonefrite, trata-se de uma infecção dos rins causada por bactérias provenientes da bexiga. Dessa forma, resulta em inflamação e infecção, e entre os sintomas estão:
- Febre
- Dor nas costas
- Dor ao urinar
- Urina com mau cheiro
Enfim, o tratamento da pielonefrite é feito com a administração de antibióticos de acordo com a orientação médica. Além disso, caso não seja tratada adequadamente é possível que surjam complicações.
3- Dor ao urinar: Uretrite
Ademais, a uretrite é uma infecção urinária que compromete apenas a uretra. Dessa forma, seus sintomas são coceira na uretra e vontade frequente de urinar. Enfim, para evitar complicações como a pielonefrite, é importante procurar um médico urologista para dar início ao tratamento.
4- Cervicite e vulvovaginite
Em suma, trata-se de inflamações do útero e da vulva, causadas por infecções por fungos, vírus ou bactérias. Cujos sintomas são:
- Dor ao urinar
- Corrimento amarelado
- Febre acima de 38ºC
- Sangramento vaginal
Por fim, com o surgimento desses sintomas é importante procurar um ginecologista para confirmação do diagnóstico e indicação do tratamento adequado.
Dessa forma, de acordo com a causa da inflamação são administrados antibióticos, antifúngicos ou antivirais.
5- Dor ao urinar: Pedra nos rins
Também conhecido como cálculo renal, trata-se de uma massa semelhante a uma pedra, que pode se formar em qualquer parte do sistema urinário. Resultando na dificuldade e dor ao urinar, além disso, também pode causar dor na região lombar e presença de sangue na urina.
Enfim, nos casos de pedras nos rins é possível eliminá-las através da urina. Para isso, é preciso que o paciente beba bastante água. Por outro lado, em alguns casos pode haver a necessidade do uso de medicamentos que ajudam no alívio da dor e na eliminação das pedras. Inclusive, em alguns casos pode ser necessária a realização de cirurgia.
6- Infecção urinária ou disúria
Em suma, a infecção urinária ou disúria consiste na dificuldade de urinar. Cujos sintomas são semelhantes ao de uma inflamação ou infecção na uretra. Ou seja, no canal por onde passa a urina ao sair da bexiga.
Ademais, apesar de acontecer em homens, esse tipo de infecção é mais frequente em mulheres devido à proximidade da uretra com o ânus. O que favorece a entrada de bactérias no canal da urina.
Já nos homens pode acontecer devido à má higiene íntima ou após a prática de sexo anal sem preservativos. Por fim, em idosos a ocorrência da infecção urinária pode estar relacionada a problemas de próstata. Dessa forma, entre os sintomas estão:
- Dor
- Queimação
- Ardência
- Pontada
- Desconforto
- Dor na bexiga
- Dor na uretra
- Sensação de peso na bexiga, como se estivesse sempre cheia
- Dificuldade para segurar o xixi
- Urina com cheiro forte
7- Dor ao urinar: Pedra na bexiga
Um dos motivos para a dor ao urinar é causada por pedra na bexiga. Inclusive, há casos que são tão grandes que dificultam a passagem da urina. Por isso, além da dor também pode causar sintomas como:
- Dor na parte inferior do abdômen
- Urina turva
- Presença de sangue na urina
- Nos homens também causa dor no pênis
Enfim, é importante procurar um médico urologista para a realização de exames para definir o tamanho da pedra e qual a maneira mais adequada de eliminá-la. Que pode ser através do uso de medicamentos que fragmentam a pedra favorecendo sua eliminação. Ou através de procedimento cirúrgico.
8- Infecções sexualmente transmissíveis
Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como gonorreia ou clamídia, por exemplo, também causam dor ao urinar. Além disso, pode ocorrer em homens e mulheres provocando outros sintomas como:
- Corrimento amarelado ou esverdeado
- Queimação na uretra
- Febre
- Mau cheiro
- Sangramentos
- Coceira e feridas na região genital
Enfim, ao apresentar esses sintomas consulte um ginecologista. Dessa forma, serão feitos exames capazes de identificar o microrganismo responsável pela infecção. Consequentemente, o médico indicará o tratamento adequado.
No entanto, para evitar o contágio de alguma dessas doenças é importante o uso de preservativos em toda relação sexual. Além disso, é recomendado que o parceiro também faça o tratamento, mesmo que não apresente sinais ou sintomas de infecção.
9- Dor ao urinar: Candidíase
Normalmente, quando há uma proliferação excessiva de fungos na região íntima ocorre a candidíase. Em suma, a candidíase é mais frequente em mulheres devido à constante umidade na região íntima.
No entanto, o enfraquecimento do sistema imunológico também pode causar, principalmente, após resfriados ou após o uso de antibióticos. E os sintomas são tratados com medicamentos e pomadas ginecológicas.
Além de dor ao urinar, ela também provoca outros sintomas, tais como:
- Coceira intensa na região íntima
- Vermelhidão
- Corrimento esbranquiçado
- Ardência ao urinar
- Desconforto durante o contato íntimo
10- Feridas no órgão genital
Com o aparecimento de pequenas feridas na região genital acaba causando irritação, piorando com a urina. Dessa forma, acaba causando ardência ou dor ao urinar, inclusive, em alguns casos pode até causar sangramentos. Principalmente, em mulheres, devido à fricção causada pelo contato íntimo.
11- Produtos de higiene íntima
Atualmente, encontramos disponíveis no mercado diversos produtos de higiene íntima. No entanto, alguns desses produtos podem desequilibrar o pH da região genital, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias. Em outros casos, pode desencadear alergias, causando coceira constante, ardência, vermelhidão e dor ao urinar.
12- Câncer
Tumores na bexiga, útero ou próstata podem causar dor ao urinar, além de outros sintomas como dor constante, presença de sangue na urina, perda de peso sem causa aparente e cansaço excessivo.
Enfim, é importante consultar um médico para a confirmação do diagnóstico. Dessa forma, você pode começar o tratamento o quanto antes. Por exemplo, tratamento com o intuito curativo, medicamentos imunossupressores e bloqueadores hormonais e em alguns casos pode haver a necessidade de uma intervenção cirúrgica.
Dor ao urinar: como evitar
Uma das melhores maneiras de prevenir doenças que podem causar diversos sintomas, inclusive dor ao urinar é adotando hábitos mais saudáveis. Por exemplo
- Beba muito líquido: ao consumir água, chás e sucos (sem açúcar) você vai colaborar para a hidratação e limpeza do seu organismo. Já que a ingestão de líquidos ajuda na eliminação de bactérias.
- Não segure a urina: outra dica é não ficar segurando a urina por um longo período. Pois, sempre que você faz xixi, possibilita e eliminação de bactérias presentes no sistema urinário. Dessa forma, evita que elas se acumulem ou se multipliquem reduzindo os riscos de uma infecção. Por isso, sempre que tiver vontade, faça xixi.
- Urinar após a relação sexual: segundo médicos, é recomendado urinar após a relação sexual. Dessa forma, bactérias que possam entrar na uretra são eliminadas. No entanto, duchas de banho ou espermicidas não são indicados para a região genital. Pois, pode acabar favorecendo a entrada de bactérias no canal da urina, resultando em infecções.
- Alimentos ricos em vitamina C: por fim, consuma alimentos que sejam ricos em vitamina C, que atua fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, faz com que a urina fique mais ácida, colaborando para a redução do crescimento de bactérias.
Enfim, caso a dor ao urinar e a ardência persista por mais de 3 dias, procure um médico para descobrir a causa e indicar o melhor tratamento.
Então, se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre o assunto em: Fazer xixi toda hora, o que pode ser e o que fazer para melhorar?