Em suma a retenção de líquido é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo que posteriormente é eliminada pela urina. A retenção de líquido é mais comum em mulheres e basicamente contribui para a barriga inchada e celulite, no entanto também pode ser mais grave e causar pernas e pés inchados.
Contudo esse edema pode ser patológico, ou seja, se caracterizar como uma doença permanente. Ou não, quando ocorre ocasionalmente e após eliminado pelo tratamento não volta a aparecer.
Sem dúvidas acúmulo de líquidos no corpo causa inchaço, que pode ser facilmente percebido, pelo aumento do volume abdominal, do rosto, e principalmente nas pernas, tornozelos e pés. Por fim, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia.
Como saber se estou com retenção de líquido?
Primeiramente você pode pressionar com o polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos, depois é só observar se a região ficou marcada. Essa é uma forma muito fácil de descobrir que está retendo líquidos.
Em segundo lugar, a marca da roupa apertada na cintura também servem de parâmetro para avaliar se a pessoa está com retenção de líquidos.
Frequentemente estar com a pele fina e brilhante na região inchada também pode ser um sinal de retenção de líquido, bem como estar com as pálpebras e/ou rosto inchados. Portanto fique sempre atenta aos sinais que seu corpo pode estar te enviando.
Contudo é de suma importância lembrar que se por acaso você não estiver segura se está retendo líquidos ou não, essa prova simples pode ajudar, mas somente um especialista poderá confirmar através de um diagnóstico. Portanto procure seu médico.
Quais são as causas?
- Dieta rica em sal e sódio;
- Pouca ingestão de água ou líquidos claros, como chás;
- Gravidez;
- Ficar muito tempo parado na mesma posição, sentado ou de pé;
- Problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca ou cardiomiopatia;
- Uso de certos medicamentos, como pílula anticoncepcional, medicamentos para o coração ou pressão;
- Falta de atividade física;
- Doença renal;
- Cirrose hepática;
- Alterações no funcionamento da tireoide.
E os sintomas?
Em síntese as pessoas costumam notar os sinais do edema em regiões mais suscetíveis ao acúmulo de líquidos. Isso basicamente ocorre nas pernas, nas costas de pessoas que ficam deitadas por muito tempo ou em regiões mais propensas à ação da força da gravidade.
Diagnóstico
Antes de mais nada é muito provável seu médico pedir alguns exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas, assim como uma avaliação cardíaca, hepática, renal, imunológica e tireoidiana. Por fim, às vezes, se faz necessário também realizar exames para avaliar as veias e artérias próximas ao local mais afetado pelo inchaço. Mas vale lembrar que para cada tipo de inchaço deve haver uma causa, que requer um tratamento específico.
Tratamentos
Alimentação
Afinal a retenção de líquido pode ser um sintoma que aparece como consequência de alguns hábitos como uma dieta incorreta. Então passar a ter uma alimentação certinha sem dúvidas ajuda bastante.
Primeiramente deve ser eliminado de sua alimentação produtos como os molhos industrializados como ketchup, molho rose, molho de soja, maionese, mostarda, entre outros. Bem como os alimentos pré-cozidos (comida instantânea) e qualquer tipo de produto que possa conter aditivos de sabor, já que geralmente são esses alimentos que apresentam alto conteúdo de sódio.
Por fim, as bebidas alcoólicas também têm parcela de culpa, pois interferem em alguns processos bioquímicos da glicose no sangue e na absorção de água pelos rins, aumentando o edema.
Tomar chás
Os chás definitivamente são ótimos diuréticos, dessa forma as melhores opções são:
- Cavalinha,
- Hibisco;
- Canela com gengibre;
- Chá-Verde;
- Ginkgo biloba;
- Salsinha;
- Centelha asiática;
- Castanha da índia.
Drenagem linfática
A drenagem linfática basicamente é um tipo de massagem que tenta drenar líquidos e toxinas acumulados no corpo encaminhando-os suavemente até os gânglios localizados na virilha, axilas e pernas.
Contudo esses tratamentos podem ser realizados em clínicas de estéticas especializadas, com sessões que variam de 3 à 5 vezes por semana, dependendo da necessidade de cada pessoa. Cada sessão dura cerca de 45 à 60 minutos e logo a seguir a pessoa deve sentir a necessidade de urinar, o que indica que o tratamento teve o efeito esperado.
Exercícios físicos
Uma das principais causas da retenção hídrica em nosso organismo é a falta de atividade física. Afinal, a falta de movimentação faz com que o nosso corpo armazene o líquido por não ter como expulsá-lo com a devida eficiência.
Portanto alguns exercícios físicos, como por exemplo o abdominal reto, o alongamento e a corrida, são bastante eficazes para reduzir a sensação de inchaço e melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a retenção de líquido.
Remédios diuréticos
Antes de mais nada esses remédios só devem ser usados com indicação médica. Em síntese existem diferentes tipos de remédios diuréticos que são mais ou menos indicados de acordo com a causa da retenção. Como por exemplo alguns são indicados para o coração, e só podem ser usados por pessoas com problemas cardíacos. Então nada de usar remédio sem a orientação de um profissional.
Como prevenir essa retenção?
Seguindo todas as dicas e bebendo muita água. A desidratação é um dos fatores que pode estimular o aparecimento do problema. Por isso, quanto mais água você ingerir, mais toxinas irá eliminar pela urina.
Retenção de líquido na gravidez
A retenção de líquido durante gravidez é um dos desconfortos mais comuns e típicos da fase gestacional. O aumento de peso, e claro a sobrecarga sobre as pernas, além da pressão que sobe sobre as veias, acaba dificultando muito a circulação do corpo da grávida.
Porém tomando os cuidados necessários é possível controlar os sintomas e ter uma gestação com mínimos incômodos. Contudo o uso do potássio ajuda bastante também a regular o organismo, dessa forma aumente o consumo de verduras e frutas, em especial de alimentos como o tomate, espinafre, frutos, cogumelos secos sem sal e legumes que são ricos em potássio e ajudarão a manter o controle.
Gostou da matéria? leia também: Massagem relaxante – Benefícios e como fazê-la passo a passo
Fontes: Drauzio Varella Brasil Escola Tua Saúde
Imagem de destaque: Flo