Não é só a fragilidade das unhas que indicam que seu organismo não anda bem, como você já conferiu nessa outra matéria aqui. Na verdade, se você tem percebido as unhas amarelas, esse pode ser um sinal de alerta da sua saúde.
A gente já sabe que o pigmento de algumas cores de esmaltes podem manchar as unhas, mas se o amarelado for algo constante, pode ser que exista algum motivo a mais para isso. E, nesse caso, o melhor a se fazer é realmente investigar. Concorda?
E aí, vamos saber o que causa a cor amarela nas unhas? Boa leitura!
11 possíveis causas das unhas amarelas
1. Falta de vitaminas
Unhas amarelas podem ser um alerta da carência de vitaminas no organismo e isso pode comprometer sua saúde de várias maneiras, inclusive, enfraquecendo seus sistema imunológico.
Especialistas destacam que a desnutrição e a carência de nutrientes essenciais, como as vitaminas A e C, estão diretamente associadas a essa alteração na coloração das unhas.
Portanto, a reposição, embora deva ser diagnosticada, sobretudo por um médico, costuma ser feita via oral, por cápsulas de complexos vitamínicos ou incrementando mais frutas e vegetais à alimentação.
2. Psoríase
Essa é uma doença crônica, não transmissível, mas que tem tratamento para amenizar os sintomas. As unhas amarelas, assim como manchas vermelhas e descamações pelo corpo, podem ser sinais dessa condição.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 50% dos pacientes com psoríase apresentam alterações nas unhas das mãos, enquanto 35% nas unhas dos pés. Essa condição não causa apenas desconforto físico, mas também pode impactar a qualidade de vida do paciente.
Portanto, o tratamento pode incluir medicamentos tópicos ou sistêmicos, dependendo da gravidade da condição, e a abordagem deve ser personalizada para cada paciente. Logo, o ideal é sempre buscar um especialista. Certo?
3. Diabetes
Diabéticos também podem sofrer com as unhas amarelas. Embora esse não seja o único sintoma da doença, a coloração amarelada pode ser um sinal de alerta, especialmente se você também notar que se sente cansada o tempo inteiro, se tem muita sede e se suas feridas demoram muito a cicatrizar.
Isso ocorre devido à má circulação sanguínea, que é comum em pacientes diabéticos, deixando as unhas mais finas, quebradiças e com crescimento lento.
Por fim, o endocrinologista Renato Teixeira menciona que as alterações nas unhas são mais evidentes em estágios avançados da doença, onde os pacientes podem apresentar lesões que não cicatrizam facilmente.
4. Problemas de tireoide
Especialistas apontam que unhas amarelas podem também ser um sinal de problemas na tireoide, embora não sejam um indicador exclusivo dessa condição.
A dermatologista Andrea Suarez destaca que alterações nas unhas, como descoloração e fragilidade, refletem na disfunções hormonais, incluindo tanto a hiperatividade quanto a hipoatividade da tireoide.
Além disso, outros sintomas, como unhas em formato de colher, também podem estar associados a esses problemas. Diante disso, o importante é observar qualquer uma dessas alterações e buscar ajuda médica para uma avaliação mais adequada.
5. Infecções por fungos
Alguns tipos de contaminações fúngicas tendem a deixar as unhas amarelas. Nesse caso, é possível que você perceba também a presença de pus abaixo das unhas ou de partes ocas, também entre as unhas e a carne.
Diante disso, médicos especialistas afirmam que a infecção fúngica pode causar desconforto e alterações estéticas consideradas graves, levando os pacientes a buscar tratamento para amenizar o problema desencadeado por essa condição.
6. Uso de esmalte
Unhas amarelas podem ser um sinal de uso excessivo de esmalte, segundo especialistas. A dermatologista Juliana Fonte explica que o uso prolongado de esmaltes e removedores pode causar ressecamento e fragilidade das unhas, resultando em alterações de cor, como o amarelo.
7. Envelhecimento
Alguns médicos explicam que, conforme a gente envelhece, as unhas tendem a se tornar mais espessas e podem adquirir um tom mais amarelado, o que é considerado uma mudança normal e não necessariamente um sinal de problemas de saúde.
No entanto, se você observar que essa mudança vem acompanhada de outros sintomas, o ideal mesmo é procurar ajuda médica. Tá bom?
8. Tabagismo
A coloração amarelada das unhas em fumantes é muitas vezes causada pelo contato direto com as substâncias químicas presentes no cigarro, que podem manchar as unhas e a pele ao redor. Além disso, a nicotina e outros compostos tóxicos do tabaco podem afetar a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, resultando em alterações na coloração das unhas.
Por fim, segundo dermatologistas, a mudança de cor é mais comum nas unhas dos dedos polegar e indicador, que são mais expostas ao fumo.
9. Problemas no fígado
Segundo o hepatologista Carlos Varaldo, se as bordas são amareladas, o sinal pode ser de icterícia, outro sinal de problemas no fígado. Essa coloração amarelada nas unhas ocorre porque a bilirrubina, um pigmento produzido durante a quebra de glóbulos vermelhos, se acumula na pele e nas unhas quando o fígado não consegue processá-la adequadamente.
10. Excesso de consumo de betacaroteno
Essa é uma outra situação muito comum quando se trata do surgimento de unhas amarelas. Quando ingerido em excesso, o betacaroteno pode se acumular na pele e unhas, causando uma coloração amarelada.
Diante disso, vale ressaltar que esse é um pigmento natural encontrado em alimentos como cenouras, mamão e outros vegetais de cor laranja ou amarela.
11. Problemas Renais
Por fim, uma outra causa dessa coloração nas unhas diz respeito aos problemas renais. A nefrologista Elisa Rinaldi Nunes, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que alterações na coloração das unhas, como o amarelo, podem ocorrer em pacientes com insuficiência renal crônica. Isso se deve ao impacto que a função renal comprometida tem sobre a saúde geral do corpo, incluindo a pele e as unhas.
E então, você tem percebido suas unhas amareladas? Acha que a causa por trás disso pode ser algum desses problemas? Não deixe de comentar.
Agora, se seu problema com as unhas for outro, não deixe de conferir também esse outro post: Como parar de roer as unhas com 7 passos simples.
- Fonte: Viva Bem, Hepato, Cuidados Pela Vida, Metrópoles, BBC, Folha de SP, Dr. Consulta, Vix