Uma das melhores maneiras de evitar o pelo encravado é optar por métodos de depilação que sejam mais espaçados. Como a depilação com cera morna, por exemplo. Pois, pode ser feita uma vez ao mês. Outra opção é a fotodepilação, pois essa técnica remove os fios pelo folículo. Ou seja, o pelo é retirado pela raiz, evitando que ele encrave.
Para tirar pelo encravado com uma agulha e pinça, você precisa esterilizá-las com água fervente primeiro. Em seguida, passe algodão com álcool na região afetada e tente puxar o pelo para fora com a agulha ou com a pinça.
Uma ótima maneira de tirar o pelo encravado é fazer uma esfoliação na pele. Pois, a esfoliação vai retirar a pele morta, a sujeira e o excesso de oleosidade. Que são as principais causas do entupimento da saída do pelo, causando o encravamento.
Por fim, tem como tirar pelo encravado com a ajuda de compressas quente. Para isso, molhe um pano limpo com água quente, torça para retirar o excesso de água e pressione no local do pelo encravado. A água quente vai ajudar a abrir os poros, facilitando a saída do fio.