Glória Maria Matta da Silva, ou apenas Glória Maria como é mais conhecida, foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo e em cores no Jornal Nacional, além de ser a primeira repórter negra da televisão Brasileira. Glória Maria está na televisão desde a década de 1970, e de lá para cá fez inúmeros trabalhos importantes.

Glória Maria nasceu no dia 15 de agosto de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro tradicional de Vila Isabel. Glória é oriunda de uma família simples, seu pai Cosme Braga da Silva trabalhava como alfaiate, enquanto sua mãe, Edna Alves Matta era dona de casa.

Biografia

Glória nunca chegou a ter filhos biológicos. Até porque ela nunca teve um sonho com a maternidade. No entanto isso mudou em 2009 quando ela conheceu Maria e Laura, enquanto fazia trabalho voluntário em um abrigo na Bahia. Ela adotou as duas meninas que são irmãs. Hoje Maria tem 15 anos de idade e Laura 14 anos.

Família 

Glória Maria morreu no dia 2 de fevereiro de 2023, no Rio de Janeiro. A jornalista vinha lutando contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2019. Inicialmente ela passou por um tratamento que foi bem-sucedido. Mas algum tempo depois ocorreu a metástase no cérebro e ela passou por uma cirurgia, mas eventualmente o tratamento parou de fazer efeito.

Morte

Glória fez um estágio na TV Globo assim que se fornou e logo foi contratada na emissora e estreou fazendo uma reportagem na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontim, em novembro de 1971. Com um desempenho acima da média, não demorou muito até que a repórter fosse promovida a âncora do RJTV, jornal da capital carioca.

Carreira

No ano de 1986, Glória Maria se tornou uma das integrantes da equipe fixa de repórteres do programa Fantástico. Então, em 1998, a jornalista começou a fazer várias reportagens especiais, e assim viajou por mais de 100 países do mundo. Além disso, a jornalista também já entrevistou várias celebridades importantes, nacionais e internacionais.

Fantástico 

Depois disso, em 2010, a jornalista retornou as telinhas da televisão para atuar como repórter especial do programa Globo Repórter, que na época era apresentado por Sérgio Chapelin. Durante o tempo que em ficou no folhetim semanal, a jornalista apresentou uma uma série de matérias sobre paisagens e costumes de vários lugares do mundo.  

Globo Repórter