O estresse, assim como a ansiedade caracterizam uma das causas mais comuns do atraso na menstruação. O excesso de responsabilidades, que acarreta no estresse, pode resultar em uma alteração dos hormônios. Contudo, na maioria das vezes, esse quadro é resolvido sozinho, quando passa o pico de estresse.
Mulheres com obesidade, ou seja, que tem uma maior quantidade de gordura corporal, comumente produzem mais estrogênio. Sendo assim, quando esse hormônio está com nível elevado, pode resultar em casos irregulares e também anovolutário, ou seja, quando a mulher não menstrua.
Geralmente, os anticoncepcionais de uso oral tem o intuito de imitar o ciclo natural da mulher. Então, após longos períodos usando o medicamento, o organismo pode ter uma dificuldade para se normalizar. Ou seja, retomar o clico natural, o que pode resultar na menstruação atrasada.
É comum em atletas de alto desempenho sofrer com alterações hormonais, que acabam afetando o ciclo menstrual. Contudo, isso não afeta todas as mulheres que praticam atividades físicas. Isso é mais comum em caso de atletas de alto nível, como competidoras profissionais.
Disfunções na glândula da tireoide, como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, também são uma das causas da menstruação atrasada. Isso porque afeta diretamente a produção hormonal e causa as alterações nos ciclos.
Mulheres que sofrem com a síndrome dos ovários policísticos, a SOP, apresentam atrasos menstruais e até ausência da menstruação em determinadas épocas. Isso é resultada da produção excessiva do hormônio androgênio, que afeta diretamente o ciclo menstrual.
Para mulheres que acabaram de dar à luz e ainda estão amamentando, é normal não menstruar. Inclusive, esse quadro é chamado de amenorreia transitório. Isso acontece devido a prolactina, que regular a produção do leite e também interfere na ovulação da mulher.
A menopausa ocorre geralmente para a maioria das mulheres lá pelos 50 anos de idade. No entanto, na fase que antecipa a menopausa, cerca de 1 a 5 anos antes da interrupção da menstruação, muitas mulheres sofrem com a irregularidade menstrual.
Fazer dietas com muitas restrições também pode ser uma das causas da menstruação atrasada. Isso porque esse tipo de dieta pode resultar em oscilações hormonais, bem como pode reduzir os níveis de nutrientes do organismo.