Os chás são bebidas feitas a partir de plantas medicinais, que possuem propriedades benéficas à saúde do corpo. Mas, mesmo se tratando de uma bebida natural, o chá possui substâncias ativas que podem afetar o funcionamento do organismo. Por isso, existem chás proibidos na gravidez. Pois, podem provocar complicações na gestação.
1
Entre os chás proibidos na gravidez, temos o chá de canela. Mesmo com suas propriedades benéficas para a saúde, ele não é indicado para gestantes. Pois, como a canela é termogênica, ela acelera o metabolismo e aumenta à contração nos músculos uterinos, consequentemente, seu consumo aumenta o risco de aborto.
2
Em suma, o chá de hortelã é muito conhecido por auxiliar na digestão. Contudo, ele também faz parte dos chás proibidos na gravidez, pois, ele reduz a produção de leite. Dessa forma, após o parto pode acontecer da quantidade de leite ser insuficiente para o bebê.
3
Conhecido por aliviar sintomas de problemas gástricos, o boldo está entre os chás proibidos na gravidez. A planta possui uma substância tóxica chamada Ascaridol, que é abortiva. Portanto, o chá de boldo não deve ser consumido durante a gestação.
4
Assim como o chá de boldo, o chá de arruda também possui a toxina Ascaridol, que apesar de combater parasitas no intestino, afeta o desenvolvimento do bebê, colocando em risco a gestação.
5
Todos os chás da planta Camellia sinensis são proibidos na gravidez. Pois, assim como a canela, também aceleram o metabolismo. Além disso, também possuem cafeína e portanto, não devem ser consumidos durante a gestação. Enfim, isso inclui o chá preto, verde, branco e mate.
Cálamo Funcho Passiflora Calêndula Salsinha Cidreira Jarrinha Artemísia Cúrcuma Cavalinha Aroeira