Beleza

12 mitos e verdades sobre transição capilar: tudo sobre o processo

Existem muitos mitos e verdades sobre transição capilar que devem ser desmistificados antes de iniciar o processo.

O processo de transição capilar é um passo importante para quem deseja recuperar o aspecto dos fios de antes de possíveis químicas e tratamentos. Ao abandonar os alisamentos e escolher deixar o cabelo voltar a crescer naturalmente, a paciência e o cuidado são a chave. Além disso, a tarefa não é fácil, e é essencial realizar muita pesquisa antes de tomar uma decisão. Isso faz com que, durante os estudos, muitas mulheres fiquem incertas quanto ao que é realmente certo. Assim, conhecer os mitos e verdades sobre transição capilar é o ideal.

Hoje em dia, existem muitas informações sobre transição capilar disponíveis nas mais diversas plataformas. Nesse sentido, é provável que você seja bombardeada por dicas que nem sempre funcionam. O compartilhamento frequente dessas crenças atrasa o processo, e ainda deixa muitas pessoas desanimadas. Afinal, os mitos trazem resultados impossíveis, algo que não é fácil de alcançar no início da transição. Aprender o que é verdade e o que é mentira, então, torna-se a tarefa principal.

Da mesma forma, quem busca o processo precisa focar em sua missão principal: aprender a lidar com a nova textura do cabelo. Assim, conheça agora os mitos e verdades sobre transição capilar mais importantes, de forma que não acabe enganada por nenhuma propaganda enganosa. Além disso, descubra exatamente o que esperar durante sua transição capilar.

Os mitos e verdades sobre transição capilar

Antes de mais nada, aprender a discernir a verdade das possíveis mentiras que você vai encontrar ao longo de sua transição capilar é essencial. Hoje em dia, existem milhares de informações falsas circulando prometendo resultados milagrosos, e ficar longe de tais ideais é a melhor forma de seguir com seu processo. Além disso, existem ainda dúvidas comuns que precisam de solução, como quanto tempo o processo dura ou como manter as texturas do cabelo. Primeiramente, confira todos os mitos, e depois, as verdades.

1 – O cabelo cacheado ou crespo demora para crescer

Mitos e verdades sobre transição capilar

Esse é um dos maiores mitos sobre transição capilar. O cabelo de uma pessoa saudável cresce, em média e sem exceções, de 1 a 1,5cm por mês. Assim, os únicos fatores que podem fazer com que ele demore a crescer são o estresse, alimentação, doenças, questões genéticas e falta de nutrientes. A curvatura do fio não influencia de forma alguma na velocidade do crescimento. Contudo, o encolhimento dos cachos pode fazer com que a impressão seja a de que o cabelo não está crescendo como deveria.

2 – O cabelo cresce mais rápido após o big chop

Mito. O “big chop”, ou grande corte, faz com que toda a parte alisada do cabelo seja removida de uma vez só. Contudo, isso não faz com que o cabelo cresça mais rápido, não importa se na transição ou não. Por outro lado, é possível acabar com o estresse das duas texturas, bem como acompanhar melhor o crescimento dos cachos naturais. Da mesma forma, o corte ajuda a fazer os tratamentos capilares funcionarem com mais eficiência, e o cabelo terá mais definição.

3 – O big chop é obrigatório na transição capilar

Mitos e verdades sobre transição capilar

Esse é um dos grandes mitos da transição capilar. Quem decide como realizar o processo é você, portanto, nada é obrigatório, apenas indicado ou recomendado. Cortar a parte alisada dos fios é importante, mas você pode fazer isso cortando as pontas gradualmente, enquanto a raiz cresce, ou com o big chop.

4 – Transição capilar custa caro

Outro dos grandes mitos da transição capilar é a ideia de que você deve gastar muito em produtos para obter um bom resultado. Obviamente, você vai precisar investir em produtos específicos para o tipo natural do seu cabelo, pelo fato da textura e das necessidades serem diferentes. Contudo, isso não significa que você vai comprar as opções mais caras do mercado, pois bons produtos para um cronograma capilar existem, e estes são eficientes e de ótimo custo benefício. Além disso, aproveite receitas e ingredientes naturais.

5 – Só interromper a química já faz o cabelo crescer

Mitos e verdades sobre transição capilar

Apesar da ideia da informação ser correta, ela é incompleta. Interromper a química é essencial para entrar na transição capilar, mas isso não é tudo. Você não deve apenas deixar os tratamentos de lado, mas também garantir a reposição de água e nutrientes, que são essenciais para que o cabelo cresça de forma saudável. Da mesma forma, preste atenção na alimentação, beba bastante água e mantenha uma boa rotina de cuidados com os fios.

6 – O uso de produtos para cabelos cacheados e crespos devolve a textura natural do fio

Mitos e verdades sobre transição capilar

Essa é outras das meias verdades do mundo da transição capilar. Cabelos com tratamento químico como alisamento possuem uma estrutura alterada. Isso faz com que apenas utilizar produtos para cabelos cacheados e crespos não seja o suficiente para devolver sua textura natural. Para que isso aconteça, além do big chop ou como forma de substituição, aposte em técnicas de texturização, o que ajuda a ter cachos temporários.

7 – Permanentes ou relaxamentos trazem os cachos de volta

Outro mito. Caso você esteja em processo de transição capilar, passe longe de técnicas como permanentes ou relaxamentos. Eles ajudam a diminuir o volume dos fios e definir os cachos, mas são procedimentos químicos. Assim, da mesma forma como um alisamento, irão danificar as madeixas. Jamais tente cachear fios alisados com permanente também, por exemplo. Certas químicas não são compatíveis com as substâncias do permanente, e nenhum desses procedimentos irá deixar seu cabelo natural.

8 – Shampoo anti resíduo tira a química do cabelo durante a transição

Mitos e verdades sobre transição capilar

Isso também não é verdade. Um shampoo não possui o poder de tirar a química do cabelo, e o anti resíduo apenas ajuda a limpar o couro cabeludo e os fios profundamente, bem como remover resíduos de produtos de styling. Nesse caso, é possível citar óleos capilares e cremes de pentear, e ele ainda ajuda a remover impurezas e poluição. Já produtos químicos mudam a estrutura do fio, algo que o shampoo não pode reverter.

9 – Cachos só podem ser recuperados esperando o cabelo crescer

Verdade. Não existe nenhum produto que possa reverter o efeito das químicas de alisamento, e a única coisa a se fazer é ter calma e esperar o cabelo crescer naturalmente. Assim, entra a transição capilar, que alia o crescimento gradual com as técnicas de cuidados com os fios para uma reconstrução saudável. Os produtos que prometem recuperar cachos normalmente são permanentes, e eles possuem componentes químicos, que causam danos à longo prazo.

10 – O cabelo fica frágil durante a transição capilar

Mitos e verdades sobre transição capilar

Essa é outra verdade. A transição, além de ser um momento de adaptação para você, também será para seu cabelo. Isso fará com que a parte alisada dos fios quebre, o que gera pontas desiguais e afinadas. Algumas dicas para ajudar na diferença de texturas da transição capilar é cortar as pontas periodicamente, bem como adotar técnicas como fitagem, dedoliss e twists diários. Além disso, cabelos do tipo cacheado e crespo, por serem mais finos e secos, precisam de bons tratamentos semanais para um crescimento saudável.

11 – Seguir um cronograma capilar é importante durante a transição

Sim. Pelo fato do cabelo ficar mais frágil durante a transição capilar, é essencial montar um cronograma capilar que alterne entre os 3 principais tipos de tratamento. São eles a hidratação, nutrição e reconstrução. Isso ajuda a restaurar danos de químicas, bem como fornecer todos os nutrientes necessários aos fios para os cachos crescerem lindos e muito saudáveis.

12 – O cabelo cacheado e crespo tem mais tendência ao ressecamento

Mitos e verdades sobre transição capilar

Sim, pois os fios de cabelo crespo e cacheado possuem formato em espiral ou em “Z”. Isso faz com que sejam mais propensos ao ressecamento, pelo fato da oleosidade natural do couro cabeludo não atingir todo o comprimento do fio propriamente. Nesse sentido, é essencial fazer umectação constantemente e adotar outros cuidados durante a lavagem.

Se você se interessou por essa matéria sobre mitos e verdades sobre transição capilar, aproveite para conferir Produtos para cabelos crespos – 12 opções do tratamento à finalização

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você