Beleza

Tipos de boca – Quais são e como valorizá-las

A boca é um dos detalhes mais marcantes da aparência. Os tipos de boca, portanto, são capazes de dizer muito sobre alguém.

Por Amanda Birck

-

Você já parou pra pensar no que certos aspectos da sua aparência dizem sobre você? Quando se fala em bocas, o assunto não é muito diferente. Sendo uma parte extremamente marcante e expressiva do rosto, os tipos de boca existentes guardam muitas informações sobre a personalidade de uma pessoa, bem como seu temperamento. Além disso, uma vez descoberto seu formato e as especificidades sobre ele, torna-se ainda mais fácil aprender a valorizar esse detalhe tão importante da face.

De acordo com a Medicina Chinesa, é possível desvendar com os traços do rosto muitas características a respeito da personalidade de uma pessoa. Tal filosofia se aplica ainda mais fortemente para a boca, que guarda muitos segredos da existência de cada um. A leitura facial, sobretudo, é originária da filosofia daoísta, seus primeiros registros sendo datados de 481 a 221 a.C. Ainda naquele tempo, já era possível traçar perfis tanto mentais quanto físicos de pacientes por meio dos tipos de boca, diagnosticando e tratando doenças.

Todavia, nesse sentido, a boca e o formato dos lábios são a porta de entrada para estudos mais espirituais, buscando resolver dúvidas a respeito do temperamento e comportamento de cada um. Feito isso, é então possível aprender novas formas de maximizar esse detalhe e torná-lo mais aparente. Assim, é possível atrair atenção para a região por meio de cosméticos e truques.

Fonte: Dicas de Mulher

Confira abaixo 12 tipos de boca diferentes, bem como suas características e modo de valorizá-las.

Quais são os tipos de boca?

A boca é uma parte tão relevante do rosto que os inúmeros procedimentos estéticos realizados ultimamente para alongar, engrossar e embelezar os lábios não saem do radar. Contudo, não são apenas os lábios grossos que são atraentes, já que cada formato conta sua história.

1 – Lábios grossos

Tipos de boca
Fonte: incrível

Dentre todos os tipos de boca, aquela constituída por lábios grossos e grandes é provavelmente uma das mais desejadas de todas. Ela pode até mesmo chamar atenção por sua beleza, mas na filosofia da leitura corporal, a boca grande está relacionada às pessoas com fortes instintos de proteção. Ainda mais: para esses indivíduos, a palavra que os define é “cuidado”. Caso esse seja seu caso, é possível que você seja alguém extremamente altruísta, bem como responsável e de muita generosidade.

No sentido estético, valorizar os lábios grossos é extremamente simples. Aposte sempre em tons escuros, como batons vinho e burgundy, de temas mais fechados. Todavia, caso a vontade seja disfarçar o volume, adote cores mais claras na boca, tanto batons quanto tipos de lápis. Assim, o traço deve ser feito bem rente aos lábios, e eles, por sua vez, preenchidos por tons neutros e matte.

2 – Boca pequena

Fonte: Juliana Garavello

Conhecidas por terem lábios de boneca, as pessoas de boca pequena são marcantes por sua beleza e encanto, bem como pelo fato de darem muito valor às suas amizades. Elas costumam preferir colocar seu conforto em primeiro lugar, sendo extremamente independentes e adeptas do lema de que, se ninguém fizer por elas, elas farão por si mesmas. Apesar disso, a lealdade na amizade jamais fará com que coloquem seus desejos acima de qualquer um.

Valorizar uma boca pequena é muito simples: nesse caso, o tamanho gera a possibilidade de utilizar qualquer tipo de batom, de todas as cores e estilos. Assim, é possível apostar em cores mais chamativas, que atraiam a atenção, além dos tons mais explosivos aumentarem o tamanho dos lábios. É interessante utilizar lápis de contorno para valorizar o formato natural da boca, e brilho labial apenas no centro dos lábios.

3 – Lábios finos

Tipos de boca
Fonte: Vix

As pessoas de lábios finos estão normalmente muito associadas ao desapego, principalmente quanto ao próximo. Nesse caso, a solidão não é problema algum para esses indivíduos, já que a própria companhia faz muito mais sentido que a dos outros. Contudo, isso não quer dizer que aqueles com lábios finos são inconsequentes e ignoram quem está perto deles, não importa qual o teor do relacionamento. Isso apenas diz que o modo de demonstrar o afeto é mais contido.

Na maioria das vezes, aquelas com lábios finos tendem a tentar deixá-los maiores do que aparentam ser. Assim, é necessário fazer um contorno com lápis de boca fora da linha natural dos lábios, apenas o suficiente para que ainda pareçam naturais. Feito isso, é preciso aplicar novamente outro lápis por cima do contorno, dessa vez em um tom mais escuro. Por fim, você só deve finalizar com um batom. Para ganhar volume, utilize cores mais chamativas, como o rosa pink, laranja e vermelho vibrante.

4 – Lábio superior mais fino

Tipos de boca
Fonte: Uol

Aqueles com o lábio superior mais fino adoram a diversão mais do que ninguém. Essas pessoas são movidas pela novidade, seja ela no formato de amigos, lugares ou emoções, sempre muito sociáveis e naturalmente curiosos. Seu poder de convencimento é forte: é sempre muito fácil convencer qualquer um a embarcar em suas aventuras.

No caso das pessoas com o lábio superior mais fino, é possível utilizar um gloss na hora de finalizar a maquiagem, de forma que a boca fique mais uniforme. Antes disso, é interessante contornar o lábio superior fora de sua linha natural, engrossando-o, e o lábio inferior deve ser contornado para dentro da linha, para dar autenticidade ao desenho. Feito isso, só é necessário sombrear o contorno e preencher com batom.

5 – Lábio inferior mais fino

Tipos de boca
Fonte: Luciana Pepino

Os que possuem como característica o lábio inferior mais fino do que o superior são dotados de drama, emoção, carisma e muita alegria. Sua autoestima é sempre mais elevada do que a dos outros, atraindo mais facilmente qualquer um para perto de si. Da mesma forma, ser o centro das atenções torna-se natural para eles. Por fim, o formato dos lábios e a personalidade como um todo torna essas pessoas extremamente memoráveis.

Nesse sentido, valorizar uma boca composta por um lábio inferior mais fino consiste em adotar os tons mais neutros, como o cor de boca e o nude. Primeiramente, de forma que os lábios fiquem mais harmoniosos, aplique um pouco de pó compacto na região, e em seguida, contorne o lábio inferior para fora de sua linha natural com um lápis da cor dos seus lábios. O lábio superior, por sua vez, deve ser contornado por dentro. Logo depois, só é preciso completar o contorno com um lápis da cor do batom escolhido, e então, preencher tudo com o batom.

6 – Lábios comuns ou harmoniosos

Fonte: Sônia Esteves

Assim como a simetria do formato da boca de quem possui lábios comuns, tudo indica que o equilíbrio e a tranquilidade também fazem parte da vida dessas pessoas. Elas são boas ouvintes, e aceitam críticas como ninguém, sempre muito maduras ao lidar com qualquer coisa, respeitando a opinião alheia em todas as situações. Assim, tirar essas pessoas do sério é praticamente impossível, mas a dose cômica da vida ainda é muito presente nelas.

Não são precisos muitos truques para lidar com os lábios harmoniosos, já que qualquer estilo funciona nesse quesito. A escolha da cor do batom, por exemplo, depende apenas de uma questão de gosto, levando em conta o que mais combinará com o tom de pele. Para destacar ainda mais os lábios, apostar em gloss apenas na região central é uma boa pedida.

Fontes: Luciana Pepino, Cartão Dental Premium

Imagens: Sobrancelhas, Dicas de Mulher, Vix, Incrível, Luciana Pepino, Sônia Esteves, Uol, Juliana Garavello

Próxima página »

Escolhidas para você