Saúde

Lábios escuros são normais? Causas e tratamentos

É quase incomum alguém notar alterações nos lábios. Os lábios escuros não são comuns e podem estar relacionado a seu estado de saúde.

Atualizado em 14/10/2020

Já notou alguma alteração nos lábios no seu corpo alguma vez? Os lábios escuros não surgem do nada e trazem históricos de origem diferentes. É bem difícil notar, mas saiba que existe tratamento para que a sua boca volte a ficar rosada e saudável como antigamente.

A cor muda devido influências que nem imaginamos. Medicamentos, por exemplo, podem ser o causador do escurecimento labial e quase não é alertado para a população. Alguns cuidados básicos na região também podem ser feitos de forma antecipada para evitar ações que afetam a pele sensível do local.

É normal os lábios escuros?

Pinterest

Quando não estamos muito bem, no geral, costumamos olhar olhos, conferir a temperatura e esquecemos dos nossos lábios. A baca é um ótimo sensor para no indicar que algo não está indo muito bem. Principalmente quando o assunto é a ausência de líquidos e nutrientes necessários para o corpo.

O mais engraçado é que sempre somos orientados para o cuidado com toda a pele na hora de se expor ao sol. No entanto, o reforço da proteção nos lábios não tem sido ressaltado. Existem cosméticos especiais que vão evitar a alteração nos lábios e garantir aquela boca rosinha e bem hidratada que vemos na TV.

Portanto a resposta para a pergunta “lábios escuros é normal?” é definitivamente não! Para isso vamos saber bem como é e como funciona o cuidado e a saúde dos seus lábios para mantê-los bem bonitos como sempre deveriam ser.

O que causa escurecimento nos lábios?

Recém Casados

Esteticamente falando, os lábios escuros causam certo desconforto e dão um pouquinho a mais de trabalho na hora de maquiar. Mas, já parou para se perguntar o que realmente causa a alteração nos lábios? Fizemos uma lista de possíveis causas para este fenômeno que somente com uma avaliação aguçada podemos saber afinal qual é a que se enquadra no seu perfil.

Razões genéticas

Desy Meire

A princípio, a primeira e mais recorrentes das justificativas que causam o escurecimento labial é a origem genética. Essa pigmentação mais forte, neste caso, é proveniente de gerações passadas que foram carregadas no seu DNA. Portanto não é sempre que as alterações labiais partem das influências exteriores.

Desidratação

Vix

Assim como todo o nosso organismo, os lábios também precisam de nutrientes, inclusive da água. O ressecamento da pele é gerado principalmente quando o indivíduo não consome a quantidade necessária diariamente para manter sobretudo sua saúde. Consequentemente os lábios sofrem com essa atitude podendo resultar no escurecimento labial.

Além disso, a ausência do líquido deixa a pele bem mais vulnerável a ações como vento, frio, sol, queimaduras. Essa fraqueza impede todos os sistema de proteção da pele da boca. Se essas são as características dos seus lábios, saiba que não está indo bem e que precisa de dar uma atenção a mais para a região.

Cosméticos

Vix

Alô mulherada que adora passar longas horas com aquela maquiagem belíssima! Os cosméticos são também fortíssimos candidatos que provocam o escurecimento labial. Os lábios escuros podem estar surgindo devido as substâncias do seu produto.

Às vezes, as industrias capricham nos componentes químicos visando a maior duração da make, mas acabam prejudicando a saúde da sua pele. Fique de olho nos rótulos e procure se informar se algo não está indo muito bem.

Fumar

Golden Cross

Com certeza fumar está na lista de inimigos que causam a pigmentação escurecida nos lábios. Imagine só quantas substâncias são necessárias para fabricar o cigarro. A nicotina é sobretudo a maior das vilãs quando o assunto é lábios escuros.

O contato do produto com o tecido dos lábios além de ser altamente prejudicial pode acarretar em queimaduras. Ou seja, evite ao máximo esse costume caso queria uma boca mais bonita e saudável. E se por acaso não conseguir se livrar deste vício de uma vez, opte por piteiras que evite pelo menos as queimaduras.

Lábios escuros e Café

Blastingnews

Qual trabalhador brasileiro é capaz de levantar e ir a luta sem tomar o bom e velho café? Pois é, o gostinho e a energia dada são muito bons, mas também é outro que provoca os lábios escuros. A cafeína afeta diretamente a cor saudável da região, assim como também prejudica e muito os seus dentes.

Portanto, ao mesmo tempo que trás inúmeros benefícios o café gera algumas complicações. Se você notou que a pigmentação da sua boca assumiu tais características, evite o uso, troque o hábito por um cházinho matinal. A sáude do seu corpo e dos seus lábios agradecem.

Lábios escuros e exposição solar

Universa

A incidência sola sem proteção é muito perigosa para a saúde da pele e os lábios estão dentro dos órgãos de risco quando o assunto é exposição. Muitas vezes lembramos de passar o protetor na face e no restante do corpo, mas esquecemos de usar protetores específicos para a boca. O resultado disso são os lábios escuros.

A melanina responde imediatamente quando saímos ao som e o escurecimento labial é sinal deste mecanismos de defesa. Além disso, a indústrias cosmética nos proporcionou invenções maravilhosas para enfim fortalecermos a saúde labial. Batons, pomadas, cremes específicos para a região são usados para amenizar os efeitos do sol sobre a pele.

Outras causas comuns de lábios escuros

La Vida Lucida

Há outros tipos de sinais que podem vir com o escurecimentos labial. Algumas doenças e/ou períodos  da vida onde o corpo passa por transformações podem se expressar na boca. O uso contínuo de substâncias químicas é outra causa possível para a pigmentação. Portanto, dê uma analisada na rotina e identifique de onde está vindo este fenômeno.

Lábios escuros e anemia

Mobile

Um dos sintomas da anemia, além dos olhos esbranquiçados, é a boca meio branca com o contorno mais escuro. Notou este tipo de anomalia e não e está sentindo fraquezas, sono excessivo e desânimo? Pode ser que o seu organismo esteja precisando muito de ferro.

Lábios escuros e alteração hormonal

MD. Saúde

Em geral, as alterações hormonais são bem recorrentes para as mulheres que entram na menopausa. As mudanças mexem diretamente com a pigmentação provocando o escurecimento labial. Portanto, se estiver nesse período, não se assuste, porque é super comum acontecer. Se estiver a nível muito elevado procure um médico e planeje uma reposição acompanhada.

Lábios escuros e medicamentos

Bianca Rosa

Não só de cosméticos resultam a alteração da pigmentação labial. Ingerir medicamentos muito forte por longos período também acarretam esse problema. Principalmente quando se trata de remédios que geram ressecamento da pele. A estes deposite atenção redobrada e mantenha-se sempre em dias com a quantidade de água diária, pois o cuidado irá lhe deixar longe das alterações nos lábios.

Tratamentos para o escurecimento labial

Agora MT

Vamos começar falando, primeiramente, de prevenção, porque somente assim você irá se livrar de acontecimentos futuros. Não deixe de comprar o seu batom com protetor solar e verificar sempre as embalagens do seu cosmético. Dessa forma ficará muito mais fácil manter a saúde da sua boda sem se preocupar com os lábios escuros.

No entanto, caso já tenha se deparado com este mal, existem mais duas maneiras de tratar o escurecimento labial. A primeira e que pode ser feita em casa é a esfoliação. Estimule a reposição celular da região esfoliando com frequência a região dos lábios, porque só assim novas células virão para deixar tudo regenerado e perfeito como antes.

Por fim, se você tem pressa no tratamento e no resultado existe ainda a opção da micro pigmentação labial feita por clínicas de estética. Além de dar uma nova coloração é possível de tabela realçar o contorno da sua boca e deixar tudo muito mais vivo e cheio de saúde e longe das alterações nos lábios.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então também leia sobre sobre saúde facial em Esfoliação facial, o que é? Como fazer + 12 receitas de esfoliante caseiro

Fontes: MS Saúde, Simpatio, WikiHow,

Fontes de imagens: Pinterest, Desy Meire, Vix, Recém Casados, Vix 2, Desy Meire, Universa, La Vida Lucida, Mobile, MD. Saúde, Bianca Rosa, Agora MT, Operação Candidiase