Paco Rabanne: biografia do estilista e perfumista espanhol

Paco Rabanne ficou conhecido pelo seu estilo único de usar materiais não convencionais na confecção de roupas. Conheça sua história:

Francisco Rabaneda y Cuervo, mais conhecido pelo seu nome artístico, Paco Rabanne, foi um estilista e perfumista de origem espanhola. Aliás, ele é o fundador e nome por trás da marca homônima que faz muito sucesso até hoje.

Paco Rabanne se tornou um dos grandes nomes da moda mundial, conhecido por seus desfiles ousados, onde usava materiais pouco tradicionais no meio, como metal, plástico, alumínio e até chocolate. Nas perfumaria, o estilista fez história com alguns dos perfumes mais vendidos e populares do mundo.

O estilista morreu aos 88 anos de idade na sua casa na França. A informação do falecimento foi confirmada pelo grupo Puig, que controla atualmente a marca Paco Rabanne, no dia 3 de fevereiro de 2022. No entanto a causa da morte não foi divulgada.

A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre a história de vida e carreira de Paco Rabanne, e o seu legado no mundo da moda.

Biografia de Paco Rabanne

Francisco Rabaneda y Cuervo, verdadeiro nome de Paco Rabanne, nasceu no dia 18 de fevereiro de 1934, em Pasaia, na província de Guipuscoa, que faz parte do País Basco espanhol.

O interesse pelo mundo da moda veio desde muito cedo, visto que sua mãe já era envolvida nesse meio, e trabalhava como costureira para a grife espanhola Balenciaga, na época para Cristobal Balenciaga. Já seu pai foi um oficial do exército republicano, e foi fuzilado pelas forças nacionalistas em 1939, quando o menino tinha apenas 5 anos.

Quando começou a Guerra Civil Espanhola, Paco e sua mãe fugiram para a França, onde foram exilados. Por isso, apesar de ser espanhol, Paco Rabanne é radicado na França.

Durante a infância, o menino era apaixonado por arte, principalmente pela pintura. Desse modo, Paco Rabanne começou a desenhar quando tinha apenas sete anos, e evoluiu suas habilidades a um alto nível.

Antes de entrar de vez no mundo da moda, ele estudou arquitetura de 1951 a 1963, na Nacional Superior de Belas artes de Paris. Durante os anos que passou estudando arquitetura, ele desenvolveu um grande talento para criações com diferentes materiais, volumes e espaços, que posteriormente se tornou sua marca no mundo da moda.

O estilista morreu em sua casa em Portsall, Finisterra, na França. Ele teria falecido no dia 29 de janeiro, mas a notícia só foi revelada no dia 3 de fevereiro de 2022. Como dito anteriormente, a causa da morte de Paco Rabanne não foi divulgada.

Carreira de Paco Rabanne

Como vimos acima, Paco Rabanne começou sua carreira estudando arquitetura, curso que foi essencial para desenvolver seu talento de criação para artes únicas e originais.

Como começou?

Antes de começar sua própria grife de moda, o então arquiteto começou fazendo criações para marcas como Balenciaga, Givenchy, Nina Ricci e Pierre Cardin, entre outras. Até que em 1966 ele criou a marca Paco Rabanne que se tornou uma grande grife fazendo sucesso até os dias de hoje.

Origem da marca

Logo a após a criação da marca, Paco Rabanne lançou a sua primeira coleção em Paris. Sua estreia contou com 12 vestidos únicos, feitos com materiais peculiares no mundo da moda, como plástico, metal e alumínio. O sucesso foi tamanho que os vestidos de metal se tornaram um marco da moda, além de ser uma referência de moda futurista e irreverente.

Não por acaso, o estilista vestiu grandes nomes daquela época, como Brigitte Bardot e Audrey Hepburn. 

Em toda sua carreira, Paco sempre esteve a frente lançando tendências e sendo o pioneiro em vários estilos. Por exemplo, em 1989 o estilista apresentou um vestido icônico de chocolate, que se tornou um dos grandes marcos de sua trajetória na moda. 

Perfumes

Dois anos depois de criar a grife de moda, o estilista estendeu sua marca para a perfumaria. Foi então quando ele colocou seu nome no hall dos maiores fabricantes de perfumes do mundo. O primeiro perfume lançado pela marca Paco Rabanne foi o Calandre, em 1969, uma fragrância feminina com notas bem doces, que eram muito comuns naquela época. 

Já o primeiro perfume masculino foi o Paco Rabanne Pour Homme, um clássico amadeirado com toques de lavanda, artemísia e bergamota. Inclusive, esse perfume é um dos mais vendidos da marca até hoje, e um dos mais icônicos já lançados por Paco Rabanne.

Contudo, a linha mais famosa e vendida da marca inclui o One Million, fragrância masculina e o Lady Million, feminino. A inspiração para os perfumes é um estilo de vida sofisticado e poderoso. A versão masculina é feita a base de especiarias, e conta com um toque fresco e picante. Já a feminina tem tonas de flores brancas e mel. Outro detalhe marcante nos perfumes são os frascos, que trazem muito brilho e metal remetendo a história da marca. 

Mudanças na marca Paco Rabanne

Desde o ano de 2013, quem assina a direção artística da marca Paco Rabanne é o britânico Julien Dossena. Aliás, o novo diretor artístico é o responsável pela repaginação da marca, que mantém a essência Paco Rabanne, mas com uma visão muito mais ousada. 

Desse modo, o diretor segue mantendo o DNA de luxo e sofisticação estabelecido pelo seu criador. Mas, ao mesmo tempo, faz questão de transformar as peças, deixando-as mais joviais, práticas e versáteis, se atentando as necessidades da atualidade.

LEIA MAIS:

Quem foi Alexander McQueen? História e curiosidades do estilista

Issey Miyake: trajetória de sucesso do designer japonês

Yves Saint Laurent, quem é? Biografia e carreira no mundo da moda

Fontes: Beleza na Web G1 Yahoo Mundo das Marcas 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.