MENU
Comigo-ninguém-pode – Purifica energias? É venenosa? Pode ser fatal?
Já ouviu falar sobre a planta decorativa comigo-ninguém-pode? Se ainda não, vem descobrir seus perigos e poderes de purificação energética.

Não sei vocês, mas nós do Área de Mulher, adoramos uma plantinha em casa. Um bom exemplo de plantas para ter em casa, aliás, é a comigo-ninguém-pode. Já o ouviu falar?
Basicamente, essa planta é conhecida por ter algumas características bem peculiares e místicas. De modo geral, a comigo-ninguém-pode é uma erva originária da flora Amazônica, mais especificamente da região da Colômbia e da América Central. Porém, ela é mais vista principalmente na Costa Rica.
Contudo, mesmo sendo uma planta bem utilizada nos jardins e como planta ornamental, ela também consegue amedrontar as pessoas. Isso porque essa é uma das plantas mais causadoras de intoxicações e de problemas sérios à saúde. Inclusive, ela pode levar à morte.
Aliás, seu nome engraçadinho “comigo-ninguém-pode” vem, exatamente, dessa sua característica um tanto perigosa. Aliás, o nome real da planta é Dieffenbachia, e ela pertencente à família Araceae. Mas, claro, ela recebe outros nomes populares dependendo da região, como aninga-pará e Dumb Cane (Cana muda), em alguns outros países.
Outro fato bem interessante sobre ela é que sua espécie pode atingir até dois metros de altura. E, sobre sua aparência, essa planta tem como característica a presença de algumas manchas brancas nas folhas.
Quais efeitos ela provoca?

A princípio, essa planta contém pedaços de cristais de oxalato de cálcio. Basicamente, esses cristais insolúveis são em formatos de agulhas, e são encontrados em suas folhas e hastes. Também conhecidos como ráfides, esses cristais podem penetrar nos tecidos e resultar em lesões.
Antes de tudo, vale destacar que a comigo-ninguém-pode recebeu esse nome justamente por conta das toxinas que existem nela, como já mencionamos. Aliás, se forem ingeridas, essas toxinas podem causar intoxicação e alergias na pele e nos olhos.
Além disso, podem fazer com que a língua, boca e garganta inchem. Consequentemente, paralisa as cordas vocais e inibe a voz.
Além desses efeitos, ocorre também de aumentar a saliva, causar dores na região da boca e na língua, náuseas, diarreia e vômitos. Inclusive, se ela entrar em contato com os olhos, ela também pode ocasionar lesões nesse órgão. Como por exemplo, irritação, lacrimejamento e também fotofobia, que é o desconforto em locais com muita luz.
Caso ela entre em contato com a pele, como já dissemos, ela pode provocar alergias e lesões cutâneas. Como por exemplo, queimaduras e bolhas. Vale destacar que essa planta pode causar esses efeitos negativos também em cães e gatos.
Afinal, ela pode matar?

Sim, algumas mortes já foram relatadas após a ingestão desse vegetal. Basicamente, isso ocorre pois, após ingeri-la, ocorre o inchaço da garganta, como já dissemos. Porém, existem casos em que ocorre a obstrução do sistema respiratório, devido à intensidade do inchaço.
Além disso, como ela contém as ráfides, estas podem perfurar a mucosa e causar a irritação. Ademais, por sua substância chamada dumbcaína, a comigo-ninguém-pode ainda tem o poder de agravar casos de alergia.
Portanto, muitos médicos recomendam evitar o contato com elas. E, em casos de intoxicação, é preciso procurar um médico para que ele indique os remédios corretos.
Baseado em fatos reais

Após descobrir que ela pode causar sérios danos a saúde, vale destacar também alguns índices já levantados sobre essa planta. De acordo com os Centros de Informações Toxicológicas no Brasil, em 2001, foram registrados 75.293 casos de envenenamento com a planta no Brasil.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, a comigo-ninguém-pode é considerada como a 4ª maior causadora de envenenamento. Inclusive, 85% desses casos foi com crianças.
Agora, a título de curiosidade, essa planta foi usada para produzir material de esterilização em campos de concentração, durante a II Guerra Mundial. Sinistro, não é mesmo?
O poder místico e espiritual da comigo-ninguém-pode

Após dizermos todos os aspectos negativos dessa planta, é importante também destacarmos suas curiosidades positivas e espirituais. Portanto, se você é uma pessoa mística, ou se acredita em troca e equilíbrio de energias, essa é a planta decorativa para ter em casa.
Isso porque, de modo geral, a comigo-ninguém-pode é considerada uma planta mística. Ou seja, há quem diga que ela consegue afastar energias negativas de qualquer ambiente ou pessoa.
Além do mais, ela pode proteger contra inveja, olho-gordo, mau-olhado e azar. Inclusive, ela é também recomendada para proteger seu lar de visitas indesejadas.
Sobretudo, por conta dessas características espirituais, ela ficou conhecida por contribuir para a entrada e a atração de boas energias. Além de ser responsável por trazer de volta um fortalecimento energético para as pessoas e também para o ambiente. Ou seja, ela proporciona um lar mais feliz, com pessoas mais iluminadas de positividades.
Por isso, ela é indicada como planta decorativa para aquelas pessoas que estão à procura de paz, da tranquilidade e da positividade no seu lar. Inclusive, se quiser, você ainda pode cultivá-la juntamente com a planta espada-de-são-jorge. Pois, segundo a crença popular, esta é outra planta que tem o poder de quebrar qualquer feitiço ou magia.
Como cultivá-la?

Primeiramente, não é recomendado cultivá-la diretamente no sol. Portanto, a mantenha em locais com meia-sombra, ou em locais com sombra total.
Já o solo para cultivá-la deve ser rico em matéria orgânica. De preferência, aliás, com muros, árvores ou outras plantas ao redor.
De modo geral ela é uma planta que é bem simples de se cultivar e também de fácil adaptação. Porém, lembre-se sempre de mantê-la em locais com umidade relativa do ar alta, para que ela tenha um melhor desenvolvimento.
Simpatias para fazer com a planta
1- Afastar mau-olhado do lar

- Primeiramente, pegue um vaso qualquer, plante uma muda de comigo-ninguém-pode e enfie dois pregos na terra, um de cada lado da planta. Mas, tome cuidado para não se machucar.
- Em seguida, coloque o vaso na porta de entrada de sua casa. Ao fazer isso, repita três vezes a frase: “Na minha casa ninguém vai colocar mau-olhado”.
- Logo depois, reze três Pais-Nossos e três Ave-Marias com bastante fé e convicção.
- Sobretudo, lembre-se de lavar as as mãos logo após ter o contato com ela. Até porque, ela é tóxica.
2- Vencer problemas

- A princípio, você precisará fazer essa simpatia por três dias seguidos.
- Assim sendo, à noite, antes de se deitar, coloque embaixo de sua cama um copo com água, três pedras de sal grosso e três pedacinhos da planta comigo-ninguém-pode.
- Na manhã seguinte, sem falar com ninguém, despeje a água em um vaso com planta e jogue no lixo o sal e os pedacinhos de comigo-ninguém-pode.
- Logo após, você pode lavar e usar o copo normalmente. Mas, após o manuseio da planta, lave as mãos.
3- Afastar a inveja do relacionamento

- Primeiramente, em um local apropriado de sua casa, faça um círculo com giz e coloque dentro três pétalas de girassol, três de rosa cor-de-rosa, uma folha de comigo-ninguém-pode e três pedras de sal grosso. Enquanto isso repita: “Inveja, saia do meu caminho e da vida do meu amado”.
- Logo depois, enrole os restos do ritual em um pano branco e jogue tudo no lixo. Isso serve para você imaginar que está jogando fora todas as energias ruins que atrapalham a sua união conjugal.
- Em seguida, limpe a área em que desenhou com giz.
- E por fim, lave as mãos após o contato com a comigo-ninguém-pode.
Afinal, você já conhecia essas propriedades curiosas da comigo-ninguém-pode?
Calma, que temos mais conteúdos para você: 30 imagens para te inspirar a decorar a lavanderia
Fontes: Escola kids, Hiper cultura, João Bidu
Imagem de destaque: Maurício Cobuci