Kéfera é uma influenciadora, atriz e uma escritora natural de Curitiba. Atualmente, ela está com 31 anos e conquistou o que muitos desejam: dinheiro e fama (além de um corpão sarado). O sucesso começou quando ela ainda era jovem, aos 17 anos, quando criou um canal no YouTube, o 5 minutos.
Ao longo de sua trajetória no mundo da fama, Kéfera conseguiu o prestígio e o carinho dos fãs com a sua genialidade e os conteúdos dos seus vídeos. Em 2016, a Forbes mencionou ela como uma das jovens brasileira mais promissoras. No entanto, apesar do sucesso, ela também traz algumas polêmicas.
E aí, vamos saber um pouco mais sobre ela? Boa leitura!
Quem é a Kéfera?
Vida pessoal
Em algum momento da vida você já ouviu falar sobre ela: Kéfera Buchmann. Ela é uma atriz, escritora e também influenciadora digital, natural de Curitiba. Atualmente, ela está solteira, e já chegou a declarar ser bissexual. Aos 30 e poucos anos acumula uma boa trajetória e, claro, a fama.
Kéfera é conhecido no Brasil a fora por causa do seu canal no YouTube, que recebe o nome de 5 minutos, criado quando ela tinha apenas 17 anos.
Atualmente, ela costuma compartilhar um pouco do seu dia a dia nas suas redes sociais, já que mudou o estilo de vida e mergulhou no mundo fitness. Além disso, a influencer também é escritora, e já publicou 3 livros.
Por fim, como nem tudo são flores, ela já se envolveu em algumas polêmicas, a exemplo de quando ela resolveu deixar a sua opinião sobres os atentados que aconteceram em Paris. A situação pegou mal e ela teve que se desculpar publicamente.
Carreira de Kéfera
Canal do YouTube
Kéfera começou a produzir seus conteúdos no canal 5 minutos bem jovem, em 2010, quando ela tinha apenas 17 anos. No entanto, o que ela não esperava é que ela se tornaria uma das principais youtubers do Brasil, chegando a mais de 11 milhões de visualizações ao longo e toda a sua carreira.
No seu canal, ela buscava tratar de assuntos cotidianos com muito humor e leveza, o que acabou despertando o interesse de quem a acompanhava através dos vídeos. Inclusive, o vídeo responsável pelo seu sucesso é um que falava da Copa do Mundo de 2010, intiltulado “vunvunzela”.
Alguns anos depois, com toda a sua destreza e tranquilidade para produzir vídeos, a Forbes reconheceu Kéfera como uma das jovens mais promissoras, em 2016. Nada mal, não é? No entanto, ela precisou de uma pausa na produção de conteúdos para o Youtube, e recentemente, em 2023, ela afirmou que voltaria a produzir novos vídeos para o seu canal.
Primeiros trabalhos fora a da internet
A Forbes tinha razão quando destacou Kéfera como uma jovem promissora, já que ela não se limitou a trabalhar apenas no YouTube. No ano de 2015, ela lançou o seu primeiro livro, o qual era autobiográfico, e rapidamente caiu no interesse do público, já que os fãs se identificavam muito com a proposta do livro e os assuntos que ela tratava.
Além do YouTube e carreira de escritora, ela já foi apresentadora do programa Zica e do Boa Na Pan. Sem falar nos seus trabalhos de publicidade, que deixam bem evidente o motivo dela ter conquistado tanto sucesso: Kéfera é uma excelente comunicadora e consegue captar o interesse de quem a assiste.
Trabalhos como atriz
O sucesso de Kéfera estava mais que certo, e logo consolidou a sua carreira como atriz. Em 2015, ela, que sempre demonstrou interesse por teatro e também por comunicação, começou a se arriscar como atriz. A jovem começou uma turnê acompanhada da comediante Bruna Louise, em uma peça de teatro intitulada Deixa eu te contar, que rodou todo o Brasil, com mais de 100 mil pessoas assistindo as duas.
No ano seguinte, ela foi protagonista de um filme, interpretando a fada Geraldine, no É Fada. A sua imagem no mundo dos famosos, a essa altura, já havia se consolidado e o seu trabalho nesse tipo de comédia foi bem recebido pelo público adolescente.
Livros publicados
Atualmente, Kéfera tem 3 livros publicados. Veja quais são:
1- Muito mais que 5 minutos
Publicado em 2015, esse foi o primeiro livro de Kéfera, que rapidamente se tornou um best-seller. Na obra, a autora aborda assuntos cotidianos e compartilha situações de sua adolescência, muito antes de se tornar famosa.
Com um estilo bem-humorado e divertido, Kéfera expressa suas opiniões e perspectivas, oferecendo aos leitores uma visão leve e descontraída de sua vida e de seus pensamentos na época.
2- Tá gravando, e agora?
Em 2016, ela lançou o livro Tá gravando, e agora?, onde aborda temas relacionados à construção de uma carreira na internet, explorando desde as inseguranças e desafios iniciais até a conquista da fama.
O livro traz insights valiosos sobre a trajetória dela, compartilhando experiências pessoais e teóricas que auxiliam quem deseja seguir o mesmo caminho, mostrando tanto os obstáculos enfrentados quanto as estratégias adotadas para alcançar o sucesso no mundo digital.
3- Querido dane-se
Querido Dane-se é o primeiro livro de ficção da escritora. A narrativa é conduzida sob a perspectiva de Sara, uma personagem que explora temas como autoconhecimento, autoestima e empoderamento feminino, sempre com uma dose de bom humor.
Controvérsias e polêmicas envolvendo a Kéfera
Apesar do sucesso, ao longo de sua carreira Kéfera também acumulou algumas polêmicas. Acompanhe abaixo:
1- Comentário sobre os atentados em Paris
Em 2015, Kéfera usou o antigo Twitter para fazer um comentário infeliz sobre a situação de ataques à Paris. Nessa rede social, ela escreveu: “Dia triste pras inimigas: fui pra Paris e não morri“. O comentário, é claro, gerou uma chuva de reações negativas, e a postura da atriz e influenciadora foi vista como insensível pelos seus seguidores.
Após toda a confusão causada pela publicação, Kéfera fez outro post comentando o ocorrido e se desculpou publicamente pelo que ela havia dito.
2- Participação do programa Encontro
Em 2018, Kéfera foi uma das convidadas do programa Encontro, da Rede Globo. Nele, houve uma situação em que um homem que estava na plateia estava fazendo uma observação sobre o feminismo. Logo em seguida, ela o acusou de praticar mansplaining.
No entanto, após a exibição do programa, a influencer usou o seu canal do YouTube para comentar o fato e pedir desculpas, já que a fala do rapaz estava correta e não se tratava de mansplaining.
3- Processo
Kéfera foi condenada a pagar 25 mil reais a um taxista que havia pedido que ela não gravasse conteúdo dentro do carro. Ela ignorou o pedido e expôs na internet informações sigilosas do taxista. O valor diz respeitos aos danos morais e materiais causados por ela ao profissional.
4- Polêmica envolvendo Bruna Louise
Bruna Louise e Kéfera eram muito amigas, no entanto, o que era amizade, deu lugar a distância e indiferença entre as duas. Bruna chegou a comentar em um podcast que elas sofriam muita pressão dos fãs, que constantemente faziam comparações entre as duas, o que ficou insustentável em um cenário de amizade.
Ela acrescentou ainda que, diferente das especulações de briga entre as duas, elas mantêm o carinho e respeito pelo trabalho uma da outra.
No entanto, recentemente, houve uma reviralvolta: Kéfera participou do programa De frente com Blogueirinha e comentou sobre o afastamento das duas. Segundo ela, tal situação aconteceu porque Bruna estava apaixonada por ela.
Por fim, é claro, a declaração deu o que falar e a comediante Bruna Louise pegou o limão e fez uma bela limonada, já que reagiu a situação de exposição íntima com o bom humor de sempre.
E aí, o que achou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Marina Sena: conheça a vida e a carreira da cantora
- Fontes: GZH, CNN Brasil, Revista Quem, G1, GShow, DCI, NSC Total.