Dicas & Truques

Cabelo ralo – Causas e como manter os fios saudáveis

Estresse, genética, comer mal, produtos químicos, coloração e descoloração fazem o cabelo ficar fino. Cabelo ralo precisa de certos cuidados.

As mulheres se preocupam constantemente com a aparência dos cabelos. Sendo uma parte crucial para a nossa autoestima, o cuidado com eles é pauta constante. Contudo, o cabelo ralo pode vir para arruinar os sonhos dos fios saudáveis.

Basicamente, cabelo ralo é muito comum entre mulheres de 30 a 40 anos de idade, pois o envelhecimento sempre é o inimigo estético da mulherada. Assim, dermatologistas alegam que as queixas sobre isso costumam vir acompanhadas das queixas sobre falhas no couro cabeludo.

Primeiramente, é preciso identificar o que deixa os cabelos mais finos e diferenciar se é a quantidade de fios ou se é um cabelo danificado e sem saúde nos fios. Por isso, é importante consultar um médico dermatologista e descobrir as causas de um cabelo ralo. Em suma, a genética, tratamentos químicos, falta de vitaminas e até estresse podem causar isso.

Cabelo ralo, por que acontece?

Antes de saber o que pode tornar o cabelo ralo, é importante entender suas características e por que ele fica com esse aspecto. Em suma, o cabelo ralo é assim porque tem menos massa. Basicamente, é isso que dá textura e tamanho ao fio.

Fonte: Absolute Cosméticos

A menor quantidade de massa capilar ocorre porque o cabelo está com falta de queratina. A queratina é a proteína responsável pela maior parte dessa massa. Desse modo, ela está presente nos cabelos, unhas e pele, dando elasticidade ou rigidez ao que for preciso.

Com isso, devido à queratina em falta, os cabelos ralos tendem a ser mais quebradiços, o que dificulta no momento de pentear e, ainda, agrava mais a queda dos fios.

O que pode causar cabelo ralo?

Muitas coisas diferentes podem estar causando o cabelo ralo isoladamente ou em conjunto. Sendo assim, precisamos conhecer essas possíveis causas.

Genética de cabelo mais ralo

A tendência genética, herdada da família, é o primeiro fator determinante de como serão seus cabelos. Em primeiro lugar, ela define textura e quantidade, fatores cruciais. Contudo, isso não quer dizer que não podemos mudar a textura, pois existe solução para quase tudo. Fique tranquila!

Procedimentos químicos

Cabelo ralo - Causas e como manter os fios saudáveis
Fonte: Tua Saúde

Existe um leque de opções quando o assunto é cabelo. Assim, existem produtos para alisamentos, como o formol e botox, coloração, progressivas, permanentes e outros mais.

A maioria dos procedimentos químicos que fazemos nos cabelos agem na raiz do fio, na estrutura deles. Com isso, a textura se altera e faz com que as escamas capilares se abram, para deixar o produto penetrar no cabelo, e é assim que perdemos massa capilar.

Por fim, a perda de massa capilar fica pior ainda se cuidados pós-tratamento não forem feitos. Resumidamente, isso ocorre porque após um tratamento químico, as escamas dos fios não se fecham e deixam o cabelo exposto a todos os tipos de danos e podendo ficar ralo por isso.

  • Um acréscimo importante: o uso excessivo de secadores de cabelo, chapinhas e babyliss também pode provocar maior queda de cabelo e deixá-lo mais ralo.

Tinturas e descolorações

Fonte: Ana Maria Braga

Pintar o cabelo ou descolorir também é fazer um procedimento químico e muitas mulheres gostam de mudar o visual frequentemente. No entanto, colorações e descolorações em excesso também enfraquecem os fios, pois as gorduras e proteínas dos cabelos são perdidas com essas técnicas.

A amônia, presente na maioria das tintas de cabelo, penetra no fio e abre as escamas para desbotar a cor presente nele conforme entra outra. Sendo assim, esse procedimento é agressivo para a saúde do fio.

Má alimentação

Fonte: Workwell

Quando não nos alimentamos bem, faltam nutrientes básicos que são essenciais ao corpo. Com isso, o bulbo capilar também sofre e não consegue fazer crescer cabelos tão fortes. Desse modo, uma dieta pobre em proteínas e certas vitaminas como a A, C e E vão tornar seu cabelo ralo.

Envelhecimento

Cabelo ralo - Causas e como manter os fios saudáveis
Fonte: Informe Brasil

A idade nunca para e ela também afeta os nossos pelos e cabelos. O Envelhecimento capilar também deixa os cabelos ralos porque , segundo pesquisas, o crescimento do cabelo é mais lento.

Desse modo, o fio chega à sua morte mais rapidamente. Além disso, com a lentidão do corpo no geral, vitaminas e proteínas também são produzidas em menor quantidade, o que afeta a espessura do fio e a saúde capilar.

Estresse

Fonte: UOL

Problemas emocionais como o estresse facilitam a queda de cabelo. Resumidamente, isso ocorre por diversas alterações internas no organismo, como o sistema imunológico que fica fraco, acarretando na queda dos fios, enfraquecimento e inibição do crescimento.

Doenças e alergias

Cabelo ralo - Causas e como manter os fios saudáveis
Fonte: Vix

Por fim, também existem certas doenças que podem afetar o crescimento dos cabelos. Psoríase, dermatites e alopecia areata são as principais. Somado a isso, também podem estar acontecendo processos alérgicos na pele que estão fazendo os fios caírem.

Soluções para cabelo ralo

Cabelo ralo
Fonte: Cabelos de Rainha

Consulte um profissional

Quando o assunto é cabelo ralo, não hesite em procurar um médico dermatologista ou um tricologista (profissional especializado na saúde dos cabelos), pois diversas causas como caspa, alergias, doenças e fatores externos podem estar afetando a qualidade dos cabelos e tornando-os ralos.

São esses profissionais que podem avaliar o mais corretamente possível, com exames, se o cabelo ralo pode ser tratado com produtos específicos ou com certos medicamentos.

Acabe com a oleosidade

Cabelo ralo - Causas e como manter os fios saudáveis
Fonte: Beleza e Saúde

Quando o cabelo está muito oleoso, o oxigênio, a distribuição de água e de nutrientes fica comprometida no couro cabeludo. Desse modo, os cabos tendem a ficar mais ralos e, possivelmente, podem cair com amis facilidade. Com isso, é bom comprar shampoos que possuem piritonato de zinco, ácido salicílico e cetoconazol para melhorar a situação.

Além disso, existe um método de limpeza que ficou famoso nos salões e ganhou popularidade nos produtos básicos para cabelo. O tratamento detox, que faz uma limpeza profunda e remove impurezas (poluição e restos de cosméticos), facilita a entrada dos nutrientes, pois  limpa bem o couro cabeludo.

Mais caro, e por isso menos comum, é fazer um peeling capilar. Basicamente, esse procedimento faz uma esfoliação leve na raiz dos cabelos, permitido a maior oxigenação e, desse modo, não permitindo que fique tão oleoso.

Produtos de específicos para cabelos ralos

Fonte: Claudia Matarazzo

Quando o cabelo está ralo, utilizar shampoos e cremes esfoliantes promove a retirada das células mortas, permitindo que novos bulbos apareçam graças à maior entrada de oxigênio.

Além disso, as máscaras de hidratação, reconstrução, nutrição e finalizadoras, ajudam a dar mais massa ao cabelo conforme o a frequência de uso, pois fazem com que ele fique mais saudável. Por, fim, lavar o cabelo na água quente também deve ser evitado para não agredir o os folículos na raiz.

Boa alimentação e suplementos alimentares

Quando faltam vitaminas no corpo, os cabelos podem ficar fracos. Por isso, é importante ter uma alimentação saudável e completa em todos os nutrientes possíveis. Contudo, as vitaminas e componentes abaixo são os mais essenciais para a saúde dos fios:

  • Zinco: presente em sementes como linhaça, no leite e em ostras
  • Vitamina A: alimentos de cor laranja
  • Licopeno: comum nos tomates
  • Selênio: presente no arroz, feijão, ovo, queijos e frango
  • Vitamina C: comum em vegetais verdes escuros e em frutas cítricas
  • Vitamina E: nozes, castanhas e amêndoas

Caso não consiga seguir uma dieta que é rica nesses nutrientes, você sempre pode consultar seu médico e pedir um suprimento de vitaminas. Geralmente, são vendidos em farmácias em forma de cápsulas ou comprimidos (complexo de vitaminas de A a Z).

Evitar muitas tinturas e alisamentos

Cabelo ralo - Causas e como manter os fios saudáveis
Fonte: Reviewbox

Como já citado, esses procedimentos não deixam o cabelo crescer plenamente saudável. Por isso, é importante dar um espaço de tempo entre as colorações e descolorações (cerca de 2 meses).

Prefira os tonalizantes, pois são produtos que agridem menos os fios e possuem um efeito semelhante à amônia. Quanto aos alisamentos, por que não apostar em uma transição capilar e tentar deixar os cabelos mais naturais e saudáveis?

Cronograma capilar para cabelo ralo

Fonte: Magazine Luiza

Os cuidados específicos com os cabelos são perfeitos para quem quer dar tchau ao cabelo ralo. Porém, é melhor ainda se você puder combinar vários deles em uma espécie de calendário de autocuidado capilar.

A rotina do cronograma capilar não precisa ser feita gastando muito dinheiro em salões. Comprando os produtos certos, você pode fazer em casa com três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

Essas três etapas juntas, podem deixar as madeixas saudáveis e com vida. Mesmo que a reconstrução seja a mais importante delas para tratar um cabelo ralo, as outras a complementam. Lembre-se: cada cabelo precisa de um cronograma capilar específico.

Dar volume

Fonte: Familia

Alguns truques são ótimos para quem tem cabelo ralo, pois podem dar volume extra. Por exemplo, ao cortar o cabelo, tente os cortes mais desfiados e repicados, pois deixam as pontas dos fios mais para fora e dão impressão de volume.

Além disso, o secador também consegue dar mais volume ao ser usado com a cabeça virada para baixo. Desse modo, aponte o secador da nuca para a direção da testa. Isso dará mais volume à raiz. Por fim, ondular os cabelos também podem deixar ele com a aparência de mais cheio.

Fontes: Cabelo.com, Haskell Cosméticos, Cabelo.com, UOL, Ibero

Imagens: Clínica Calvície BH, Absolute Cosméticos, Cabelos de Rainha, Tua Saúde, Ana Maria Braga, Workwell, Informe Brasil, UOL, Vix, Caudia Matarazzo, Família, Magazine Luiza, Reviewbox

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você