A princípio, as grávidas não só apresentam mudanças de humor e biológicas. Sobretudo, existem também as transformações físicas, como você já deve imaginar. Uma delas, por exemplo – e talvez uma das mais intrigantes -, é o que a acontece com o umbigo de grávida.
Isso porque, devido o aumento da barriga, ocorre também o aumento do umbigo de grávida. E, se você já viu alguma gestante por aí, certamente, percebeu que é comum que ele fique até mais estufado.
Contudo, se isso aconteceu com você, ou com alguma conhecida, pode relaxar. Certamente, esta é uma alteração engraçada, mas totalmente normal. Sobretudo, se a mulher tiver o umbigo raso, ou seja, se muita tanta profundidade.
Em suma, a alteração no formato do umbigo de grávida é um reflexo da distensão abdominal, como já explicamos. Ou seja, é o resultado do crescimento da barriga para acomodar o bebê. Portanto embora se modifique por conta da alteração da barriga, ele pode sim voltar ao normal após o parto.
Enfim, vem conferir mais detalhes sobre a mudança do umbigo de grávida e também de mais outras mudanças comuns na gravidez.
Umbigo de grávida
Sobretudo, o umbigo de grávida é uma mudança tão natural que nem exige cuidados especiais. Aliás, os cuidados de higienização serão necessários somente no umbigo do bebê, após o nascimento.
Aliás, falando sobre isso, muita gente pensa que o umbigo da mãe está diretamente ligado ao umbigo do bebê, pelo cordão umbilical. Contudo, isso não é verdade. Até porque, na mulher, o cordão umbilical está inserido na placenta, e não no umbigo.
Basicamente, o umbigo do bebê é algo realmente importante. Pois, é justamente por ali que se a mãe consegue enviar oxigênio e nutrientes ao feto. Portanto, as mudanças no umbigo de grávida não influenciam em nada na vida do bebê e sua relação com o cordão umbilical.
E, apesar de muita mamãe ter medo do umbigo não voltar ao normal, não existem motivos para preocupações. Como já mencionamos, ele retorna ao formato. Porém, esse processo pode demorar um pouco. Porque o próprio útero lava um tempo até voltar ao tamanho normal.
Porém, caso o seu umbigo continue saltado, o mais indicado é que se procure um médico. Certamente, pode ser um caso de hérnia. Inclusive, este problema pode também ser ocasionado pelo aumento do tamanho do umbigo.
Aliás, se a mulher já tiver hérnia umbilical antes da gestação, o estufamento em seu umbigo de grávida poderá ser ainda maior e mais aparente. Por isso, é importante consultar um médico para ver se será necessária uma cirurgia.
Outras mudanças comuns no período da gravidez
A princípio, se você é mãe de primeira viagem, você precisa então ler esses casos. Certamente, você nem imagina que a metade disso pode acontecer durante a sua gravidez.
1- Os seus dentes ficam mais frágeis
Exatamente, os seus dentes podem sim ficar mais frágeis. Inclusive, eles têm mais chances de quebrar, por exemplo.
Basicamente, alguns especialistas afirmam que isso ocorre devido às alterações na circulação da gengiva. Por isso, é comum que o seja reduzido o transporte de nutrientes para os dentes.
Além disso, é bem normal ocorrer a gengivite gestacional. Ou seja, as gengivas das grávidas podem ficar mais propensas a infecções e sangramentos. Por isso, indicamos que evite alimentos muito duros e pegajosos.
2- O seu tamanho de sapato vai mudar. E talvez para sempre
Sobretudo, é comum que os pés inchem no período da gestação. Inclusive, não é sempre que o tamanho dos pés voltam ao normal após o parto.
Além disso, podemos destacar também que é comum a gestante andar com as pontas dos pés para fora. Pois, assim, fica melhor para acomodar a barriga. Mas, este não é um hábito recomendado.
3- O seu desejo sexual pode ficar maior
Certamente, isso pode variar muito de grávida para grávida. Portanto, o que pode acontecer com sua amiga, nem sempre acontece com você.
Contudo, é normal a mulher sentir o desejo aumentar durante a gravidez devido às alterações hormonais. Ou seja, este período pode ser bem legal para você apimentar a sua relação.
Sobretudo, não precisa ter medo. A menos que você tenha alguma complicação na gestação, “isso” está liberado.
4- O seu paladar pode mudar 180º
Sabe aquele macarrão com alho e óleo que você odiava? Pois é, talvez no período da gestação, o seu paladar se transforme. Inclusive, pode mudar radicalmente. Como, por exemplo, mulheres que nunca foram fãs de doces, podem começar a sentir mais vontade de comer alimentos adocicados com mais frequência.
Sobretudo, é normal também grávidas sentirem muita azia, ou seja, queimação. E também enjoos.
Neste caso, nós indicamos que você coma pequenas porções várias vezes ao dia. Já, para o caso de queimação, nós indicamos que você evite bebidas quentes, leites e derivados.
5- Sua saúde mental pode dar uma bela decaída
Além da mudança física, você pode se sentir um pouco diferente também em questões mentais e de personalidade. Inclusive, existem casos de mulheres grávidas que pegam hábitos que antes não tinham. Como, por exemplo, compulsão por limpeza.
Sobretudo, você pode começar também a ter medo de coisas que antes não tinha. Ou, então, pode começar a gostar de coisas pelas quais não tinha um pingo de atração.
Portanto, se você perceber essa mudança radical de personalidade, fique tranquila. Certamente, é bem comum.
6- A barriga fica cheia de veias e o umbigo salta
Além do umbigo de grávida, sobre o qual já explicamos; podem ocorrer mudanças também na estrutura de sua barriga. Como por exemplo, as veias azuladas podem aumentar na região. Portanto, não se assuste se a sua barriga ficar parecendo um mapa de veias. Pois, é normal.
Enfim, o que achou da nossa matéria? Você já sabia de tudo isso?
Vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Como saber se estou grávida? Período fértil, testes e quando fazê-los
Fontes: Gazeta do povo, Mil dicas de mãe
Imagem de destaque: Pulse