Moda

Uniformes, para o quê servem? História, função, moda e tendências

Os uniformes são peças de roupa e acessórios padronizados que visam facilitar a identificação de um grupo, time ou empresa.

Com certeza você já deve ter usado uniformes seja na escola, ou seja para trabalhar, e até quem sabe para jogar uma partida de jogo. Acontece que, os uniformes são peças de roupa e acessórios padronizados que visam facilitar a identificação de um grupo.

Os uniformes ajudam a separar grupos (ou equipes), gerando identificação. Assim funciona com o uniforme de um time de futebol, por exemplo. Todos os jogadores de um mesmo time utilizam roupas iguais. Dessa forma, não se misturam com o outro time, impedindo eventuais enganos ou passagens de bola erradas.

Em suma, os uniformes geram separação de um grupo e, além disso, fortalecem uma marca e é ferramenta de marketing da mesma. Mas nem sempre ele existiu com esse propósito.

Origem e História

uniforme de guerra
Pinterest Spanish tercio | Século XV, Soldados da Espanha – Foto: Pinterest

Os uniformes surgiram no século XV durante as guerras. Ele foi definido como um padrão de vestimenta para evitar que guerreiros de um exército matassem os seus companheiros por engano.

Com a utilização de uniformes, esses enganos não aconteciam e era mais perceptível identificar qual povo era. Assim, os povos antigos definiram símbolos e trajes que mostravam suas origens.

Entretanto, os medievais tiveram dificuldades na adaptação desses “uniformes” de guerra padronizados, visto que, às vezes utilizavam trajes muito chamativos, o que não teve um bom resultado. Por fim, muitos guerreiros morriam por conta da facilidade de enxergá-los em meio à multidão e, com isso, a camuflagem passou a ser importante.

Desde então os uniformes são utilizados nas mais diversas áreas e momentos para identificar um grupo, seja ele corporativo, time de futebol, exército, entre outros.

Moda e tendências

homem de terno
Homem de terno – Foto: Freepik

Após a evolução da indústria, a Europa passou a colocar na sociedade uma nova tendência. Em meio ao século 19, os ternos nasciam com as calças, paletós e coletes em tons escuros.

Por fim, surge uma nova proposta que se tornou uma espécie de uniforme e senso comum em ambientes corporativos. Em pouco tempo os ternos passaram a ser sinônimo de elegância.

Após isso, diversas adaptações foram surgindo conforme o clima, e cotidiano de alguns países.

A primeira Guerra Mundial também tem forte influência na disseminação dos uniformes pelo mundo, visto que, os homens iam pra Guerra e as mulheres assumiam seus negócios. Depois de um tempo houveram as primeiras inserções das mulheres no mercado, o que refinou ainda mais a produção de uniformes pelo mundo.

Como resultado, os uniformes acabaram influenciado até a moda vigente. Por exemplo.no início do século XX, os uniformes de marinheiros se tornaram populares e estão nos editoriais de moda até os dias de hoje.

moda listras marinheiro
Moda de listras proveniente dos marinheiros – Foto: Universo Retrô

Desde então os uniformes passaram transformações de costumes, comportamentos e industrialização, até que já era comum ver referências nas passarelas da Europa e Américas.

Enfim, essa vestimenta foi se aperfeiçoando ao longo do tempo e atualmente também são ferramentas de marketing de empresas, gerando desejo no consumidor em adquirir um item de colaborador.

Esporte e Profissões

uniforme time de futebol antigo
Copa do Mundo de 1970, final contra México – Foto: Popperfoto/Getty Images

Como já foi mencionado nos tópicos acima, esportes e profissões foram grandes expoentes da disseminação dos uniformes na sociedade. O modelo, corte, tecido e cores são crucialmente escolhidos a fim de representar um nome e uma história.

Diversos times pelo mundo sofreram adaptações em suas vestimentas a fim de transmitirem uma imagem através dos uniformes utilizados. É por conta disso que a maioria troca de uniforme todos os anos, a fim de dar sempre uma cara nova e atual para o time.

uniforme do corinthians
Evolução do uniforme do time Cortinhians – Foto: A Voz da Fiel

Várias profissões também não ficam para trás; funcionários do Mc Donald’s são reconhecíveis em qualquer lugar. Assim como os marinheiros, policiais, médicos, empregadas do lar, atletas, entre outros. Se você conseguiu imaginar cada um deles, você consegue perceber a diferença de tecido e corte de cada roupa que eles usam.

A medicina, no entanto, quando os uniformes não eram comuns, utilizava roupas escuras e sujas, pois demonstrava “bom trabalho”. Os jalecos somente se tornaram brancos no século XIX.

médico medieval
Médico medieval – Foto: Aventuras na História

Como podemos ver, os uniformes têm mais história do que a gente pode imaginar! Eles cresceram juntamente com a sociedade e vão perpetuar ainda por muito tempo entre nós, assim como no passado, adequando ao consumo e identificação da população. Além do mais, eles são objetos de marketing, moda e de paixão de muitos torcedores por aí.

Gostou de saber a história dos uniformes? Leia também: Pantone – O que é e história da marca que padronizou as cores.

Fontes: W3 Uniformes, Confecção Elies, Êxito UniformesAudaces,

Imagens: Pinterest, Freepik, Universo Retrô, Virgula, Voz da Fiel e Aventuras na História.

Imagem destacada: Voitto.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você