A Tensão Pré Menstrual, conhecida popularmente como TPM, são alguns sintomas psicológicos e físicos que acontecem no período anterior à menstruação. Sua duração varia de mulher para mulher e, entre seus principais sintomas está, por exemplo, o inchaço na menstruação.
Aliás, é sobre esse inchaço menstrual que a Área de Mulher irá explicar. Primeiramente, vale salientar que esse inchamento na barriga acontece cerca de uma semana antes da menstruação e pode durar, em média, até quarto dia do período.
Além disso, é importante lembrar que isso acontece exclusivamente devido à retenção de líquido que o corpo feminino passa durante os dias de ovulação. A grande e boa notícia é que existem várias dicas que podem te ajudar a evitar e aliviar esse sintoma desagradável. Quer descobrir? Então, continue por aqui.
Principal causa
O inchaço na menstruação é muito comum e acontece devido ao aumento dos níveis de progesterona, que ocorre durante a ovulação, no corpo feminino. No entanto, esse processo de inchamento se deve porque a progesterona ativa a produção de outra hormona, a aldosterona, que influencia o sistema renal e provoca a retenção de líquidos.
Inchaço na menstruação, como evitar?
Para ajudar você a evitar o inchaço na menstruação, separamos algumas dicas, no entanto, vale lembrar que para não sofrer mais com a barriguinha saliente o mais recomendado é que haja um corte no consumo de sódio e aumento na ingestão de água.
Além disso, há outras formas de evitar o inchaço na menstruação, por exemplo:
- Reduza o consumo de sal – O sal pode piorar ainda mais a retenção de líquidos. Portanto, piora o inchaço na menstruação.
- Tenha uma alimentação saudável – Evite o consumo de alimentos industrializados e processados. Além disso, passe longe dos produtos com muito açúcar, amido e carboidratos;
- Evite produtos lácteos – Diminuir o consumo de leite e derivados pode ajudar a manter os hormônios mais equilibrados;
- Pratique atividade física regularmente – Além de proporcionar bem-estar, a prática de exercício físico ajuda a amenizar o inchaço menstrual;
- Evite cafeína – Cafés, chás (mate e preto) e refrigerantes podem causar irritabilidade no organismo e, portanto, aumentar o inchaço na menstruação;
- Faça sessões de drenagem linfática – Esse tipo de massagem, além de super relaxante, melhora a circulação linfática, então, ajuda a reduzir a barriga inchada.
Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Espinha inflamada – Tipos, tratamento e dicas de como prevenir.
Fontes: Banco da Saúde, Fit Urban.
Fontes das imagens: Acesso Saúde, R7, Jefferson de Almeida.