Saúde

Barriga inchada: 10 causas comuns e o que fazer

A barriga inchada é um problema muito comum principalmente para as pessoas que sofrem com gases e prisão de ventre.

A barriga inchada ou distensão abdominal é um problema muito comum, principalmente entre as mulheres, no qual há o aumento do volume abdominal associado a um grande desconforto. Esse inchaço, na maioria das vezes, está associado com a presença excessiva de gases intestinais e/ou prisão de ventre.

No entanto, a barriga inchada também pode ser sinal de gravidez, TPM, má digestão, gastrite ou intestino irritável. Aliás, é importante ressaltar que, quando o inchaço está associado a sintomas como, por exemplo, sangramento anal, hemorroidas ou pele amarela, é importante procurar por um(a) medico(a) gastroenterologistas o quanto antes para iniciar o melhor tratamento.

Ademais, independente da causa que está causando a barriga inchada, para aliviar e evitar que esse desconforto aconteça, existem algumas estratégias e dicas. Portanto, pensando em te ajudar, listamos algumas informações que ajudam a acabar com esse problema, continue por aqui e confira.

Principais causas da barriga inchada

1. Excesso de gases

A causa mais comum que gera a barriga inchada são a presença excessiva de gases intestinais. Entre as ações que estimulam a formação de gases está, por exemplo, o consumo de alimentos muito condimentados e temperos em excesso.

Para evitar que isso aconteça, algumas dicas são comer devagar, tomar chá de erva doce e fazer o uso de medicamentos como, por exemplo, o Luftal.

2. Prisão de ventre

A prisão de ventre, na maioria dos casos, está relacionada ao baixo consumo de fibras e pouca ingestão de água, afetando principalmente pessoas mais sedentárias ou acamados, causando a barriga inchada.

Além disso, a prisão de ventre pode causar outros sintomas como o desconforto abdominal. Para evitar esse problema, procure consumir alimentos ricos em fibras, bons exemplos são frutas, aveia, ameixas secas e verduras.

3. Excesso de peso

Muitas das vezes o inchaço abdominal pode ser na verdade, o acúmulo de gordura na região. Portanto, para evitar que isso aconteça, é importante manter uma rotina alimentar saudável e praticar exercícios diariamente.

4. TPM / Menstruação

Entre os sintomas da tpm, um dos mais comuns é a barriga inchada. Isso acontece devido ao acúmulo de líquidos na zona abdominal nesta fase, que tende a desaparecer naturalmente após a menstruação.

Para diminuir esse sintoma durante a tpm, uma dica é o consumo de chás diuréticos como, por exemplo, chá verde ou chá de cavalinha.

5. Gravidez

Caso o inchaço na barriga esteja associado a seios inchados e menstruação atrasada, pode ser um sinal de gravidez. Portanto, fique atenta ao formato do seu abdômen, aliás, barriguinhas de grávida tendem a ficar mais proeminentes abaixo do umbigo.

6. Ascite

Ascite, ou barriga d’água, é uma condição onde há o acúmulo de líquido na região abdominal. Essa condição acontece, principalmente, devido a problemas do fígado, como cirrose hepática, por exemplo.

O tratamento para esse problema deve ser recomendado por um gastroenterologista.

7. Obstrução intestinal

A obstrução intestinal acontece quando as fezes são impedidas de passarem pelo intestino. Entre os sintomas desse problema está por exemplo a dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço da barriga, náuseas ou dor abdominal.

8. Barriga inchada devido a Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é um processo natural do corpo se que dá quando o organismo passa a ter dificuldade em digerir a lactose que, aliás, se trata do açúcar encontrado na maioria dos produtos à base de leite.

Entre os sintomas da intolerância está a diarreia, cólicas e inchaço abdominal após consumir leite ou outros produtos lácteos.

9. Doença celíaca

A doença celíaca é causada pelo aumento de produção de gases e pode causar fortes cólicas e sensação de barriga inchada. Esse problema tem origem imunológica e ocorre quando há uma reação inflamatória no intestino delgado toda vez que este é exposto a alimentos que contenham glúten.

10. Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio funcional, ou seja, quando há um problema com a função do intestino, mas sem alteração na sua estrutura. Esse distúrbio, além de inchaço abdominal, pode causar episódios de constipação alternados com diarreia, dor e cólicas abdominais, aumento na produção de gases, mal estar, cansaço e náuseas.

Para um tratamento adequado, procure o auxílio de um(a) médico(a).

Como tratar?

O tratamento para a barriga inchada pode variar de acordo com a causa que está levando o sintoma a acontecer. Portanto, somente um especialista capacitado pode indicar um medicamento ideal.

No entanto, independente da causa que está dando origem à barriga inchada, é recomendado que sejam adotadas medidas tais como evitar comer alimentos com muito sal ou temperos prontos, diminuir o consumo de leite, massas e pães em geral e evitar usar açúcares refinados.

Dicas de como evitar a barriga inchada

  • Mantenha uma alimentação saudável – Para não sofrer com a barriga inchada frequentemente é importante o consumo de alimentos ricos em fibras e que facilitem a digestão, como legumes, verduras cozidas, aveia, sementes e castanhas;
  • Pratique exercícios físicos – Além da alimentação, existem alguns exercícios que também ajudam a acabar com o inchaço. Portanto, confira: Exercícios em casa – Os melhores e como executá-los para ter resultados;
  • Ingerir probióticos – Para diminuir a formação de gases e, portanto, diminuir a barriga inchada, é importante o consumo de probióticos, seja em cápsula, em pó ou até mesmo através de alimentos, como, por exemplo, o iogurte natural.

Quando procurar um médico?

A ajuda médica deve ser procurada quando os seguintes sintomas acontecerem:

  • A barriga inchada não desaparecer após um tempo e apenas piorar;
  • Quando o inchaço ocorrer com outros sintomas como, por exemplo, sangramentos, pele amarelada e dores fortes;
  • Abdômen sensível ao toque;
  • Febre alta;
  • Diarreia;
  • Falta de apetite ou dor ao ingerir alimentos.

Então, o que achou da nossa matéria? Aproveite para conferir também: Alimentos que regulam o intestino – Quais são eles e benefícios.

Fontes: Tua saúde, Tua saúde 2, Md saúde, Minha vida.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos Jorge Mendes Pereira
Carlos Jorge Mendes Pereira
17 de julho de 2022 12:11

eu tenho problemas de digestão por esse motivo fico com a barriga inchada e vejo que a digestão é muito lenta e o intestino é muito preguiçoso não sei qual é a causa desta situação.


Escolhidas para você