Durante a gestação, muitas famílias pretendem montar um planejamento para se organizarem. Diante disso, saber a data provável do parto é fundamental. Logo, existem alguns métodos que estipulam essa data de forma aproximada, como veremos a seguir.
Uma forma para descobrir a data do parto é através de cálculos. Então, acrescente 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, adicione 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8. Desse modo, ficará: 12+7 = 19, para o dia. Por outro lado, será: 8+9 = 17, para o mês.
Entretanto, como o ano tem apenas 12 meses, o valor deve ser adicionado ao ano seguinte. Logo, terá como resultado o mês 5. Portanto, a data provável do parto seria no dia 19 de maio.
O resultado da calculadora do parto representa apenas uma estimativa da data provável do parto. Ademais, a base do cálculo usada leva em consideração uma gravidez que durou exatamente 40 semanas. Logo, o bebê irá nascer entre 37ª e a 39ª semanas, algo que não é muito comum. Assim como de forma mais tardia do previsto, entre a 40ª e 42ª semanas.
Caso você opte por uma data mais precisa, o ideal é recorrer ao exame de ultrassom. Através dele é possível notar os parâmetros do crescimento. Além disso, esses dados são comparados com uma tabela que indica quais as características e tamanhos o bebê deve ter em cada semana de gestação. Logo, irá estipular uma data provável do parto mais precisa.
Outra maneira de estipular uma data provável do parto é sabendo o dia exato da concepção. Ademais, adicione 280 dias e divida por 7, que representa os dias da semana. Nesse aspecto, o resultado irá mostrar com quantas semanas o bebê deve nascer.
Posteriormente, verifique o dia e o mês. Por exemplo: 12 de agosto + 280 dias / 7 = 41 semanas. Em seguida, localize 12 de agosto no calendário e considere esse dia como a primeira semana. Então, conte 41 semanas. Logo, o bebê, provavelmente, nascerá em 19 de maio.