Como tratar varizes com remédios naturais e caseiros

Elas não são apenas desconfortáveis esteticamente, elas causam dor, inchaço e podem trazer uma série de complicações para quem as desenvolve. Sim, são das varizes que estamos falando, daquelas veias que costumam ficar dilatadas e aparentes nas pernas e que, dependendo do nível do problema, podem até mesmo deformar a região em que protuberam.

Embora essas veias dilatadas, geralmente, tenham influência genética, existem hábitos e fatores de risco que podem fazer com que as pessoas desenvolvam varizes. Estar acima do peso, em gestação, ter a idade avançada, passar muito tempo em pé e o simples fato de ser do sexo feminino são características que já aumentam a predisposição ao problema, sabia?

Tratamento natural

Sobre o tratamento de varizes, como você já deve ter visto por aí, o processo todo pode ser bastante doloroso. Além da recomendação da prática de exercícios físicos, da perda de peso e do uso de meias compressoras, normalmente, são feitas aplicações, também chamadas de escleroterapia; e, em alguns casos, é recomendado até mesmo cirurgia.

Entretanto, dependendo do nível de evolução de suas varizes, é possível optar pelo tratamento em casa ou associá-lo ao seu tratamento médico, sabia? Na lista abaixo, aliás, estão algumas das melhores receitas caseiras contra as tais veias dilatadas. O melhor de tudo é que todas elas são receitas baratas e feitas com ingredientes naturais, que estimulam a circulação sanguínea e ajudam a desinchar.

Efeitos e contraindicações

Claro que, por se tratarem de remédios feitos em casa e naturais, pode ser que os efeitos demorem um pouco mais a aparecer. No entanto, é preciso ter paciência e insistir um pouco mais no tratamento caseiro, uma vez que os resultados costumam ser bastante positivos.

Mas, claro, não deixe de consultar um médico sobre seu estado de saúde. É preciso, antes de mais nada, investigar qual o tipo de tratamento que você precisa e se existe alguma contraindicação. Portanto, acompanhamento médico é primordial, combinado?

Saiba como tratar varizes com remédios naturais e caseiros:

1. Alecrim e castanha da índia

150 ml de álcool 96
4 colheres de alecrim
4 colheres de castanha da índia
2 garrafas escuras

A primeira coisa é esterilizar as garrafas onde você vai armazenar o unguento. Depois disso, é só ir colocando os ingredientes no recipiente, começando pelas ervas e deixando o álcool por último. Em seguida, é só fechar e deixe repousando em ambiente escuro durante 3 semanas. Durante esse período de maturação, é preciso agitar as garrafinhas todos os dias.

Depois desse prazo, é só coar e armazenar o líquido em outra garrafa. Ele deve ser usado para massagear as regiõe onde houver varizes. Aplique, de preferência, à noite, antes de dormir.

OBS: Se mantido em local fresco e longe do sol, esse remédio tem durabilidade de 1 ano.

2. Alho

6 dentes de alho cortado em tiras
3 colheres de azeite de oliva
3 colheres de suco de limão

Para o unguento, você só precisa de misturar todos os ingredientes em um pote de vidro esterilizado. Deixe descansar por 12 horas. Após esse tempo, use a mistura para fazer massagens com movimentos circulares na área afetada.

3. Argila Verde

4 colheres de sopa de argila verde
1 copo de água (200 ml)

Nesse caso, o remédio é natural e já vem pronto. Para utilizá-lo, basta dissolver a argila verde na água. Misture bem e aplique na região afetada pelas varizes. Depois que secar, basta lavar com água e sabonete neutro.

4. Aloe Vera ou babosa

3 colheres de gel de aloe vera
1 cenoura ralada
1 colher de vinagre de maçã

Misture o gel com a cenoura ralada e o vinagre de maçã, mexendo até formar uma pasta. Depois é só aplicá-la nas pernas, massagear de leve e deixar agir por 20 minutos.

5. Cavalinha

2 colheres de cavalinha
1 litro de água

Faça um chá com cavalinha e beba diariamente.

6. Castanha da índia

1 litro de água
1 colher de castanha da Índia moída

Basta ferver a água por 5 minutos, colocar a castanha da índia móida e tampar até que esfrie. Você deve beber 2 copos (de 200 ml) por dia, durante 3 semanas.
OBS: Gravidas, lactantes e crianças não podem consumir essa infusão.

7. Gengibre

Gengibre a gosto
Água fervente

Faça um chá de gengibre e beba 1 xícara por dia.

8. Vinagre de Maçã

Passe vinagre de maçã diretamente nas áreas afetadas pelas verizes, fazendo massagem com movimentos circulares. Você também pode consumir 2 colheres de vinagre de maçã misturada em um copo com água, 2 vezes ao dia.

9. Óleo de coco

No caso do óleo de coco, o remédio já vem pronto. Para usá-lo, basta aplicá-lo na área afetada e massagear de 3 a 6 vezes por dia.

10. Suco de Amora e Laranja

1 copo de chá de amora
1 laranja
1 pedaço de gengibre 3cm

No liquidificador todos os ingredientes. Depois é só coar e beber. Essa bebida age de dentro pra fora, melhorando a circulação sanguínea e deve ser consumida, pelo menos, uma vez ao dia, durante 2 semanas. Na terceira semana, diminua para 3 vezes na semana e, na quarta, para 2 vezes. Na quinta semana, entretanto, você deve repetir o processo desde o início.

Viu como é simples? Agora, falando em pernas, essa outra matéria vai deixar você ainda mais chocada com o que vai descobrir: 20 coisas que mais dão celulite e você não sabia.

Fontes: Natureba, Lição de Vida