Elas não são apenas desconfortáveis esteticamente, elas causam dor, inchaço e podem trazer uma série de complicações para quem as desenvolve. Sim, são das varizes que estamos falando, daquelas veias que costumam ficar dilatadas e aparentes nas pernas e que, aliás, dependendo do nível do problema, podem até mesmo deformar a região em que protuberam.
Embora essas veias dilatadas, geralmente, tenham influência genética, existem hábitos e fatores de risco que podem fazer com que as pessoas desenvolvam varizes. Portanto, estar acima do peso, em gestação, ter a idade avançada, passar muito tempo em pé e o simples fato de ser do sexo feminino são características que já aumentam a predisposição ao problema, sabia?
Tratamento natural de varizes
Sobre o tratamento de varizes, como você já deve ter visto por aí, o processo todo pode ser bastante doloroso. Além da recomendação da prática de exercícios físicos, da perda de peso e do uso de meias compressoras, normalmente, são feitas aplicações, também chamadas de escleroterapia; porém, em alguns casos, é recomendado até mesmo cirurgia.
Entretanto, dependendo do nível de evolução de suas varizes, é possível optar pelo tratamento em casa ou associá-lo ao seu tratamento médico, sabia? Na lista abaixo, aliás, estão algumas das melhores receitas caseiras contra as tais veias dilatadas. Aliás, o melhor de tudo é que todas elas são receitas baratas e feitas com ingredientes naturais, que estimulam a circulação sanguínea e ajudam a desinchar.
Efeitos e contraindicações dos tratamentos naturais contra varizes
Claro que, por se tratarem de remédios feitos em casa e naturais, pode ser que os efeitos demorem um pouco mais a aparecer. No entanto, é preciso ter paciência e insistir um pouco mais no tratamento caseiro, uma vez que os resultados costumam ser bastante positivos.
No entanto, claro, não deixe de consultar um médico sobre seu estado de saúde. Isso pois é preciso, antes de mais nada, investigar qual o tipo de tratamento que você precisa e se existe alguma contraindicação. Portanto, acompanhamento médico é primordial, combinado?
Saiba como tratar varizes com remédios naturais e caseiros:
1. Alecrim e castanha da índia
150 ml de álcool 96
4 colheres de alecrim
4 colheres de castanha da índia
2 garrafas escuras
A primeira coisa é esterilizar as garrafas onde você vai armazenar o unguento. Em seguida, é só ir colocando os ingredientes no recipiente, começando pelas ervas e deixando o álcool por último. Em seguida, é só fechar e deixe repousando em ambiente escuro durante 3 semanas. Durante esse período de maturação, é preciso agitar as garrafinhas todos os dias.
Depois desse prazo, é só coar e armazenar o líquido em outra garrafa. Ele deve ser usado para massagear as regiões onde houver varizes. Portanto, aplique, de preferência, à noite, antes de dormir.
OBS: Se mantido em local fresco e longe do sol, esse remédio tem durabilidade de 1 ano.
2. Alho
6 dentes de alho cortado em tiras
3 colheres de azeite de oliva
3 colheres de suco de limão
Para o unguento, você só precisa de misturar todos os ingredientes em um pote de vidro esterilizado. Deixe descansar por 12 horas. Então, após esse tempo, em seguida, use a mistura para fazer massagens com movimentos circulares na área afetada.
3. Argila Verde
4 colheres de sopa de argila verde
1 copo de água (200 ml)
Nesse caso, o remédio é natural e já vem pronto. Para utilizá-lo, basta dissolver a argila verde na água. Em seguida, misture bem e aplique na região afetada pelas varizes. Depois que secar, por fim basta lavar com água e sabonete neutro.
4. Aloe Vera ou babosa
3 colheres de gel de aloe vera
1 cenoura ralada
1 colher de vinagre de maçã
Misture o gel com a cenoura ralada e o vinagre de maçã, mexendo até formar uma pasta. Em seguida, é só aplicá-la nas pernas, massagear de leve e deixar agir por 20 minutos.
5. Cavalinha
2 colheres de cavalinha
1 litro de água
Primeiramente, ferva a água e faça um chá. Em seguida, beba o chá duas vezes por dia.
6. Castanha da índia
1 litro de água
1 colher de castanha da Índia moída
Basta ferver a água por 5 minutos, colocar a castanha da índia moída e tampar até que esfrie. Em seguida, você deve beber 2 copos (de 200 ml) por dia, durante 3 semanas.
No entanto, uma observação: grávidas, lactantes e crianças não podem consumir essa infusão.
7. Gengibre
Ingredientes:
Gengibre a gosto
Água fervente
Faça um chá de gengibre e beba 1 xícara por dia.
8. Vinagre de Maçã
Passe vinagre de maçã diretamente nas áreas afetadas pelas varizes, fazendo massagem com movimentos circulares. Além disso, você também pode consumir 2 colheres de vinagre de maçã misturada em um copo com água, 2 vezes ao dia.
9. Óleo de coco para tratar varizes
No caso do óleo de coco, o remédio já vem pronto. Portanto, para usá-lo, basta aplicá-lo na área afetada e massagear de 3 a 6 vezes por dia.
10. Suco de Amora e Laranja
1 copo de chá de amora
Uma laranja
1 pedaço de gengibre 3cm
No liquidificador todos os ingredientes. Em seguida é só coar e beber. Essa bebida age de dentro pra fora, melhorando a circulação sanguínea e deve ser consumida, pelo menos, uma vez ao dia, durante 2 semanas. Na terceira semana, diminua para 3 vezes na semana e, na quarta, para 2 vezes. Na quinta semana, entretanto, você deve repetir o processo desde o início.
11. Confrei e erva-cidreira
Ingredientes:
•6 folhas de pariparoba
•4 folhas de confrei
•1 colher de erva-cidreira
•500 ml de álcool
Portanto, para preparar essa loção, basta misturar todos os ingredientes com o álcool e deixar mergulhados por no mínimo 24 horas. Depois desse tempo, deve-se aplicar a loção sobre as varizes, de duas a três vezes por dia.
12. Compressas com folhas de couve
Pode soar estranho, mas já pensou em usar folhas de couve para melhorar suas varizes?
Por isso, basta aquecer no micro-ondas algumas folhas do vegetal e colocá-las sobre as partes com varizes. Dessa forma, seu formato maleável vai se adaptar a região em que você colocar. Depois, é só enxaguar as pernas com água gelada, pois isso ajudará a melhorar a circulação sanguínea da região.
13. Óleos essenciais para varizes
São inúmeros os benefícios dos óleos essenciais na nossa saúde, no entanto, você sabia que ele também pode ajudar com o tratamento de varizes?
Por isso, você vai precisar de:
- 125 ml de extrato de hamamélis
- 10 gotas do óleo essencial de cipreste
- 10 gotas de óleo essencial de milefólio
Em seguida, é só misturar os três óleos juntos e passar sobre as varizes sempre que quiser e/ou precisar melhorar as inflamações.
Enfim, viu como é simples? Aliás, falando em pernas, essa outra matéria vai deixar você ainda mais chocada com o que vai descobrir. Portanto, confira 20 coisas que mais dão celulite e você não sabia.