Antônio Cara de Sapato: conheça o lutador que está no BBB 23

Conhecido como Cara de Sapato, o lutador de jiu-jitsu e MMA já foi campeão do The Ultimate Fighter Brasil e agora vai estar no Big Brother.

Mais um integrante do grupo camarote do BBB23, o lutador Antonio Júnior, conhecido principalmente pelo seu apelido Antonio “Cara de Sapato” foi anunciado.

Cara de Sapato é lutador de artes marciais mistas. Ele começou competindo pelo jiu-jitsu, mas depois de um tempo decidiu alçar novos voos e entrou pra o MMA, na qual se ajustou rapidamente. Aos 32 anos de idade, o lutador vai estar no maior reality show do Brasil, mas esse não é o primeiro reality que ele participa.

Antonio Cara de Sapato esteve na terceira temporada do The Ultimate Fighter Brasil, onde foi consagrado campeão, e ganhou projeção nacional e internacional. Enfim, a seguir vamos conhecer um pouco mais sobre a vida e carreira do lutador que vi está no Big Brother Brasil.

Quem é Antônio Cara de Sapato

Antonio Carlos Coelho de Figueiredo Barbosa Júnior nasceu no dia 16 de março de 1990, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Ele é lutador de artes marciais mistas, e começou sua carreira em 2005, no jiu-jitsu na cidade de Salvador. Ele começou a lutar aos 14 anos de idade, e sempre teve o sonho de ser lutador profissional, mesmo que isso fosse contra a vontade de sua família.

Aliás, o apelido peculiar tem uma história interessante e foi dado por um treinador por causa do seu queixo. “Uma vez o chamei de ‘queixo de Faraó’. Logo em seguida ele respondeu: ‘E o seu, que parece um sapato bico fino?’. A galera começou a me chamar assim”, contou ao site Acontece.

Antonio Cara de Sapato se define como uma pessoa que gosta de conhecer gente nova e é muito sociável. Além disso tem vários amigos em meios diferentes, um dos mais conhecidos é o jogador de futebol Neymar, além do surfista Gabriel Medina.

Na vida pessoal, Cara de Sapato dizer ser muito romântico e já teve vários relacionamentos na vida. No entanto, atualmente curte a vida de solteiro, livre leve e solto. E ao contrário do tradicional estereótipo de lutador, que gosta de brigar, Antonio gosta de levar na vida com leveza, tanto nas relações quanto nos demais âmbitos.

Aliás, o lutador gosta de compartilhar vários momentos de descontração no seu perfil do Instagram. Aliás, rede social onde acumula mais de 220 mil seguidores e tem fotos com vários famosos, como próprio Neymar. 

Carreira de Antônio Cara de Sapato

Antonio Cara de Sapato sempre teve o sonho de ser lutador profissional, e começou a carreira em 2005, praticando jiujutsu. No entanto ele só chegou a modalidade MMA em 2012.

Cara de Sapato integrou o time do UFC, principal organização de artes marciais mistas do mundo, entre os anos de 2014 e 2021. Nesse tempo, o lutador teve um saldo bem positivo, sendo 7 vitórias e 5 derrotas.

E ele tem uma carreira de renome nacional e internacional, com bastante conquistas importantes no esporte. Por exemplo, Antonio Cara de Sapato foi campeão de MMA na PFL, e recebeu um prêmio milionário, no valor de US$ 1 milhão, aproximadamente R$ 5.5 milhões em 2021. 

No jiu-jitsu, Cara de Sapato é faixa preta, 10 vezes campeão do mundo, campeão sul-americano, pan-americano e bicampeão mundial. Já no MMA, ele lutou em vários eventos pelo Brasil, e chegou a ganhar o The Ultimate Fighter, reality de luta em 2014. 

“O TUF foi um marco na minha vida. Era um moleque bem inexperiente no MMA; tinha pouco tempo de luta e já entrei no reality, contra caras superexperientes, em uma categoria que não era a minha. Mas, foi a oportunidade que eu tive e abracei com unhas e dentes”, relembrou sobre o reality que participou.

Mais recentemente, no ano passado Antonio viveu um momento complicado na sua carreira, e chegou a cogitar desistir. Mas, decidiu sair do UFC e migrou para a PFL (Professional Fighters League), migração essa que se provou bem positiva, já que ele ganhou seu primeiro cinturão na categoria meio-pesado.

“As reviravoltas da vida me ensinaram muito. Porque a luta é isso. Quando você ganha, você sente que está no topo do mundo. Mas, quando perde, você se sente a pior pessoa.”, revelou esse sobre a pressão dessa carreira.

Antes da fama

Antonio Cara de Sapato começou sua carreira de lutador aos 14 anos, e desde o início teve bastante destaque no esporte, ganhando vários títulos e competições.

O sucesso e reconhecimento veio mesmo depois que ele migrou para o MMA e desde então participou de grandes competições e do reality The Ultimate Fighter, o quão foi consagrado campeão e ganhou destaque nesse meio tanto nacionalmente, quanto no exterior. 

Polêmicas envolvendo Antônio Cara de Sapato

Apesar de não ter o nome envolvido em muitas polêmicas, teve algumas vezes que Cara de Sapato acabou ganhando destaque na mídia. Por exemplo, a vez que o atleta criticou o UFC publicamente:

“O UFC deveria ter um tratamento diferente com os atletas. Mudaram muito a política deles, a forma de tratar os atletas. Isso afeta a cabeça de qualquer um. […] Queria conquistar o título do UFC antes de ir para qualquer outra, mas a organização não tinha um bom diálogo”, revelou o lutador.

Mas a maior polêmica foi quando o lutador postou uma foto em tom de piada sobre o furação Irma, que estava devastando países do Caribe e também os Estados Unidos, onde ele vive atualmente. Na foto ele aparece no chão ao lado de um amigo simulando estar sendo arrasando pelo vento. Na legenda ele escreveu “Meu primeiro furacão”, com vários emojis de sorriso e tornado.

É claro que a postagem não pegou bem e os seus seguidores começaram a criticar sua atitude. Depois de vários comentários negativos desaprovando a brincadeira, o lutado apagou a postagem. No entanto, a essa altura o assunto já tinha espalhado pela internet. 

LEIA MAIS: 

Fontes: Splash Gshow Globo Esporte Uol IG 


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários