Curiosidades

Testes caseiros de gravidez são realmente confiáveis?

Existem alguns testes caseiros de gravidez que podem ser feitos logo após a concepção, Mas, será que realmente funciona?

Basta uma menstruação atrasada para provocar um mix de sentimentos nas mulheres. Pois, logo elas ficam animadas ou desesperadas com a possibilidade de ter um filho. Diante disso, recorrer aos testes caseiros de gravidez é quase que automático, para logo saciar sua ansiedade.

Ademais, esses testes caseiros de gravidez são consumidos por serem uma forma mais rápida de saber a presença ou falta de uma gravidez. Pois, muitos deles prometem funcionar desde o primeiro momento da concepção.

Logo, não sendo preciso esperar pelo dia de atraso menstrual, como é preciso nos testes de farmácia. Entretanto, esses testes não apresentam comprovações científicas. Por isso, não devem ser consideradas como 100% verídicas.

Enfim, o teste mais eficiente e viável é aquele vendido nas farmácias. Pois, ele identifica a presença do hormônio beta HCG na urina da mulher, um hormônio produzido durante a gravidez. Por outro lado, também tem o exame de sangue, que identifica o HCG no organismo. E, ele pode ser feito entre 8 a 11 dias após a relação sem preventivos.

Testes caseiros de gravidez

1 – Testes online

Testes caseiros de gravidez, como fazer? São confiáveis?
Metrópoles

Atualmente, entre os testes caseiros de gravidez, existem os testes online, que se popularizaram bastante com o tempo. Ademais, é apenas um modo de saber qual o risco de se estar grávida.

No entanto, após realizá-lo é bom recorrer a um teste de farmácia ou de laboratório para um resultado mais confiável. Em suma, os testes online analisam os sintomas genéricos de gravidez. No entanto, eles não avaliam cada organismo individual, considerando fatores específicos, como hormônios.

2 – Testes caseiros de gravidez com água sanitária

Youtube

Um teste caseiro de gravidez bastante conhecido é analisar a reação entre a urina com a água sanitária. Pois, a água sanitária reage com o hormônio beta HCG. Ou seja, da mesma forma que ocorre nos testes da farmácia. Logo, se tiver formação de espuma é considerado positivo, e se não formar espumas é negativo.

Porém, não existem comprovações desses efeitos. Além disso, existem relatos de pessoas que alegam que essa reação da urina com a água sanitária pode levar à formação de espuma mesmo em homens.

3 – Ferver a urina

Pinterest

Dentre os testes caseiros de gravidez destaca-se o teste da urina fervida. Ademais, ele funciona com base na teoria de que ferver proteínas, como é normal com o leite, ocorre à formação de espuma.

Ademais, o hormônio beta HCG é um tipo de proteína. Logo, quando a mulher está grávida irá ocorrer à formação de espumas, e caso não esteja não irá formar.

Por outro lado, existem casos em que as proteínas na urina podem aumentar, o que ocorre em infecções urinárias ou doenças renais. Diante disso, o teste pode dar positivo, mesmo não sendo uma gravidez.

Por fim, também podem ter restos de produtos de limpeza no recipiente que você utilizar. Por isso, podem ocasionar na formação de espumas, dando um falso positivo.

4 – Testes caseiros de gravidez com vinagre

Testes caseiros de gravidez, como fazer? São confiáveis?
Youtube

Geralmente o pH da urina das grávidas são mais básicos do que daquelas mulheres que não estão grávidas. Logo, utilizar o vinagre, que é ácido, é um dos ótimos testes de gravidez caseiros. Pois, ao entrar em contato com a urina ele provoca uma reação que altera a cor.

Então, se ele mudar a cor da urina, é um resultado positivo. Entretanto, existem casos em que o vinagre não altera a cor da urina. Além disso, pode ocorrer da urina da mulher ser um pouco ácida, não fazendo efeito nesse teste.

5 – Teste da agulha

Teste Positivo

Outro teste caseiro de gravidez é o teste da agulha. A princípio, coloque uma agulha dentro de um recipiente com a urina e deixe por algumas horas. Posteriormente, verifique se a agulha sofreu alguma alteração em sua cor. Pois, se a cor se alterar, o teste deu positivo.

Em síntese, isso ocorre devido ao processo de oxidação dos metais, que ao entrar em contato com substâncias podem enferrujar. Porém, a oxidação pode levar vários dias, variando conforme diversos fatores. Por exemplo, a temperatura do ambiente, o desgaste da agulha e a exposição à luz solar.

6 – Teste do cotonete

Testes caseiros de gravidez, como fazer? São confiáveis?
Núcleo

Dentre os testes caseiros de gravidez encontra-se o teste do cotonete. A princípio, a mulher deve pegar um cotonete e esfregar na ponta do canal vaginal, perto do colo do útero. Em seguida, identifique se há a presença de sangue. Além disso, esse teste deve ser realizado alguns dias antes da data prevista para que venha a menstruação.

Em resumo, esse teste serve como uma forma de analisar de forma precoce se a menstruação está descendo. Portanto, se o cotonete ficar sujo a mulher não estará grávida, pois a menstruação está próxima de chegar. Mas, se ele se manter limpo, a mulher pode estar grávida.

Apesar de parecer um método viável, ele não é muito recomendado. Pois, essa entrada do cotonete na parede vaginal pode provocar lesões que geram sangramento. Logo, o resultado é alterado e não apresenta mais eficiência. Além disso, dependendo de onde o cotonete estava guardado, pode ocorrer uma proliferação de bactérias, ocasionando infecções.

7 – Testes caseiros de gravidez: óleo de pinho

Testes caseiros de gravidez, como fazer? São confiáveis?
Uol

Outro teste é o de óleo de pinho. Em primeiro lugar, a mulher deve urinar em um recipiente limpo. Em seguida, misture uma quantia de óleo essencial de pinho. Por fim, caso a mistura mude de cor, o resultado deu positivo.

8 – Testes caseiros de gravidez com cloro

BabyCenter

Entre os testes caseiros de gravidez conhecidos, o do cloro é bastante realizado. Inicialmente, a mulher deve urinar em algum recipiente que esteja limpo. Posteriormente, adicione cloro na urina.

Então, se a mistura ficar com uma cor escura o resultado é positivo. Mas, caso não tenha alterações nas cores o resultado é negativo.

9 – Pasta de dente

Testes caseiros de gravidez, como fazer? São confiáveis?
Pinterest

Para realizar o teste da pasta de dente misture a substância com a urina. Diante disso, se a urina tiver a sua cor alterada é sinal de gravidez. No entanto, não existem comprovações de que a pasta de dente promova essas reações químicas.

Ademais, a formação de espumas, nesse caso, pode acontecer tanto com as mulheres quando com os homens, dependendo da acidez do xixi e do produto.

10 – Teste do sal

Vix

Para finalizar a lista dos testes caseiros de gravidez, encontra-se o teste do sal. Primeiramente, coloque a urina em um recipiente higienizado. Em seguida, verifique se houve a formação de uma nata. Diante disso, o resultado será positivo.

Gravidez psicológica e ansiedade

Testes caseiros de gravidez, como fazer? São confiáveis?
Ficar Grávida

Existem algumas mulheres que enfrentam a gravidez psicológica, chamada de pseudociese. Em suma, é um raro caso onde a mulher acredita estar grávida, pois apresenta os sintomas da gravidez, e sensibilidade das mamas. Além disso, também ocorre atraso menstrual e o volume abdominal. O que faz com que muitas mulheres recorram a testes caseiros de gravidez.

Entretanto, ao realizarem o teste de gravidez o resultado será negativo. Visto que, não está ocorrendo à produção do hormônio beta HCG. Diante disso, é imprescindível iniciar o tratamento, através da psicoterapia. Pois, normalmente isso ocorre devido a sintomas de ansiedade, na expectativa ou medo de engravidar. Por outro lado, isso também ocorre porque os sintomas pré-menstruais são bastante semelhantes. Por exemplo, inchaço, humor alterado e cólicas.

Qual é o teste mais eficiente

Bebê Abril

Mesmo com todos os testes caseiros de gravidez, o mais eficiente ainda é aquele vendido na farmácia. Pois, ele faz a medição do hormônio beta HCG na urina da mulher. Isto é, o hormônio que é produzido quando a mulher está grávida.

No entanto, se esse teste for realizado cedo demais, ou de maneira errada, o resultado pode não ser correto. Assim sendo, o teste precisa ser feito quando a menstruação tiver um atraso de 7 dias ou mais. Porém, existem casos onde o resultado pode dar positivo logo no primeiro dia de atraso menstrual.

Por outro lado, caso alguma mulher queira saber se está grávida antes do atraso menstrual é preciso realizar o exame de sangue. Já que esse exame identifica a quantidade do hormônio HCG no organismo. Logo, ele pode ser feito entre 8 a 11 dias após a relação. Mas, em caso de dúvidas o melhor é procurar um ginecologista.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Quais são os 67 chás proibidos na gravidez e os riscos para a gestação.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você