O universo da maternidade apresenta muitos desafios, mas também muitas alegrias. Usando de uma temática tão importante, o cinema tem cada vez mais investido em produções que tratam desse assunto. Afinal, filmes sobre maternidade são um prato cheio para quem deseja saber mais sobre esse universo, ou ainda pode ser um meio de muitas mães se sentirem acolhidas através dos recortes realizados.
Diante disso, a gente separou uma lista com 20 filmes que tratam das dores e alegrias de ser mãe, incluindo, em alguns casos, o abandono paterno e violência.
E aí, vamos conferir quais filmes estão nessa lista? Continue com a gente!
20 filmes sobre maternidade real que vale a pena assistir
1. Olmo e a Gaivota (2015)
Esse é um filme sobre maternidade que acompanha a jornada de uma atriz grávida enquanto ela confronta suas próprias emoções e limitações durante uma montagem de “A Gaivota”, de Tchekhov. Com uma abordagem íntima e poética, o filme mergulha nas complexidades da maternidade, do relacionamento e da identidade feminina.
2. Mais uma chance (2018)
Conta a história de um casal que deseja muito ter um filho, no entanto não conseguiram. Um dos motivos para isso é que eles já estão com mais de 40 anos. Como num passe de mágica, a desesperança dá lugar a outras possibilidades através da sobrinha.
3. Como nossos pais (2017)
Um drama brasileiro que segue a jornada de Rosa, uma mulher que enfrenta conflitos familiares e questionamentos sobre sua própria identidade enquanto tenta equilibrar sua vida como mãe, esposa e profissional.
4. Os garotos da minha vida (2002)
Beverly é obrigada a desistir do seu sonho de ser escritora após engravidar aos 15 de um motoqueiro e ser obrigada pelos pais a se casar. Mesmo com todos os desafios presentes nesse novo caminho, após se tornar mãe, ela não desiste do seu grande sonho.
5. Juntos pelo acaso (2010)
Uma comédia romântica que conta a história de dois estranhos que se veem forçados a criar juntos uma bebê, da qual eles são padrinhos, após a morte de seus amigos em um acidente. Enquanto lutam para superar suas diferenças, eles descobrem que o amor pode surgir nos lugares mais improváveis.
6. Minha amiga do parque (2018)
Esse filme é um drama que segue a jornada de Liz, uma mãe solitária que não se encaixa no grupo de mães, e Rosa, uma jovem operária. Quando algo inesperado acontece entre Rosa e Liz, a narrativa mergulha em questões de maternidade, amizade e confiança, explorando os limites da conexão humana.
7. O quarto de Jack (2015)
Retrata a vida de uma mãe e seu filho, Jack, que são mantidos em cativeiro por anos. Esse longa explora a jornada deles para escapar da prisão emocional e física, revelando os desafios da adaptação à liberdade após anos de confinamento.
8. Dumplin’ (2018)
Um outro filme sobre maternidade que segue a história de Willowdean, uma adolescente cheia de confiança e determinação, filha de uma ex-rainha de concursos de beleza. Inspirada pela mãe, Willowdean decide entrar no concurso de Miss Teen Bluebonnet para desafiar os estereótipos de beleza e encontrar sua própria identidade.
9. Extraordinário (2017)
Conta a história de August Pullman, um garoto com uma deformidade facial que enfrenta os desafios do preconceito e da aceitação ao frequentar a escola pela primeira vez. A narrativa delicada e emocionante aborda temas como bullying, amizade, a força de uma mãe e compaixão.
10. Que horas ela volta? (2015)
A história gira em torno da empregada doméstica Val e sua filha, Jéssica, que visita São Paulo em busca de uma vida melhor, desafiando as normas estabelecidas na casa de seus patrões. O filme aborda questões de privilégio, hierarquia e identidade, oferecendo uma reflexão profunda sobre a estrutura social brasileira.
11. A filha perdida (2021)
Uma mulher saí de férias, mas o cenário de tranquilidade sai de cena quando ela se depara com uma jovem mãe que está hospedada perto dela. Essa obsessão pela jovem traz algumas lembranças do passado. É um outro filme sobre maternidade que traz a temática de como as mulheres se sentem após mergulharem nesse mundo.
12. Maid (2017)
Esse é um filme que segue a jornada de uma mãe solteira lutando para escapar do ciclo de pobreza e abuso. Baseado em uma história real, o filme aborda temas como determinação, resiliência e a luta pela sobrevivência. Portanto, é uma narrativa poderosa que destaca as lutas invisíveis enfrentadas por muitas mulheres na sociedade contemporânea.
13. Tully (2018)
Esse drama acompanha a vida de Marlo, uma mãe de três filhos, que recebe a ajuda de uma babá noturna chamada Tully. À medida que Tully entra em sua vida, uma conexão especial se forma, trazendo à tona questões profundas sobre maternidade, identidade e autocuidado.
14. Mar de dentro (2020)
Após passar por uma gravidez inesperada, Manuela se vê perdida com as mudanças na vida e no corpo que um filho pode trazer. A gravidez muda completamente a sua vida e ela decide encarar a jornada e desafios para se tornar mãe.
15. Juno (2007)
Esse é um filme sobre maternidade que segue a história de uma adolescente que engravida acidentalmente de seu amigo. Decidida a encontrar pais adotivos perfeitos para seu bebê, Juno embarca em uma jornada de autodescoberta e relacionamentos inesperados.
16. Pieces of a Woman (2020)
Um longa que acompanha uma mulher que lida com a devastação emocional após perder seu bebê. O filme explora as complexidades do luto, da culpa e do relacionamento familiar enquanto ela busca encontrar uma maneira de seguir em frente. Com performances poderosas, a história é um retrato intimista e emocionante da jornada de uma mulher em busca de cura.
17. Madres Paralelas (2021)
Um longa que acompanha a jornada de duas mulheres, interpretadas por Penélope Cruz e Milena Smit, que se encontram no hospital prestes a dar à luz. Suas vidas se entrelaçam de maneiras inesperadas enquanto lidam com maternidade, amor e identidade em meio a um enredo emotivo e visualmente impactante.
18. Precisamos falar sobre Kevin (2011)
Explora a relação complicada entre uma mãe e seu filho problemático, Kevin, da qual resulta em um ato de violência chocante. Com uma narrativa não linear, o filme questiona a natureza da culpa, da responsabilidade parental e dos limites da empatia. Eva, a mãe, luta para entender e lidar com as ações de seu filho.
19. Onde mora o coração (2000)
Uma adolescente, de 17 anos, grávida é abandonada pelo namorado na loja do Wal-Mart, em Oklahoma. Sem dinheiro e sem família, a jovem dá à luz na loja e passa a fazer parte de uma família não convencional de amigos que a ajudam a se transformar de uma adolescente sem-teto em uma mulher forte e bem-sucedida.
20. Eu matei a minha mãe (2009)
Por fim, esse último filme sobre maternidade conta a história de Hubert Minel, um adolescente de 16 anos, que enfrenta dificuldades no relacionamento com sua mãe, Chantale, e expressa seus sentimentos por meio de comportamentos agressivos e desrespeitosos.
E aí, o que você achou da nossa lista? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Maternidade – 10 coisas que ninguém te conta sobre isso
Fontes: Dona Maternidade, Revista Crescer, Terra, Glamour